Para sempre de azul - Ann Brashares

>>  sexta-feira, 9 de abril de 2021

 

BRASHARES, Ann. Para sempre de azul: o quarto verão da irmandade. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2008. 384p. (A irmandade das calças viajantes, v.4). Título original: Forever in blue: the fourth summer of the sisterhood. 

"Lena, Tibby e Bee estavam ali, naquele teatro. Tinham vindo por causa dela. Sua grande noite era uma grande noite para elas. Sua alegria, alegria para elas; sua dor, dor para elas. Tão simples." p.342

E terminei mais uma série antiga huhu, dessa vez foi A irmandade das calças viajantes! Chega ao fim uma das mais belas histórias de amizade que já li, venham comigo em Para sempre de azul da Ann Brashares.

Lena, Carmen, Bridget e Tibby, quatro amigas inseparáveis que agora serão obrigadas a se distanciar pela primeira vez, pelo menos geograficamente. Todas estão se mudando, começando a faculdade, com sonhos, problemas e dúvidas.  Elas deixam para trás suas famílias, suas melhores amigas e a segurança. Agora são adultas, mas além da tão esperada liberdade, elas precisam encarar sozinhas muitos problemas e dificuldades. 

Esta resenha contém spoilers se vocês não leram os livros anteriores!

Lena está na faculdade dos seus sonhos, estudando arte em Providence. Seu pai recusou a ajudar financeiramente para um curso que ele não aprovava, mas Lena conseguiu uma bolsa de estudos e foi mesmo assim, o problema é que agora não tem dinheiro para nada. Então ela desenha, estuda, estuda mais um pouco. Ela conhece um rapaz interessante em sua sala, e meio encantada, acredita que finalmente pode ter conseguido esquecer Kostos, seu primeiro amor. 

"Como dizia a mãe de Carmen, adolescentes e crianças pequenas são muito parecidos. Ambos querem deixar a mãe, desde que a mãe não se mexa." p.37

Carmen deixou para trás as amigas e perdeu sua identidade. Longe de casa, longe da família, ela engordou e se tornou uma moça apagada que se esconde atrás de roupas largas e monta cenários nas peças de teatro da faculdade. Evita voltar para casa, lá no fundo tem vergonha das amigas que estão tão bem, e acha que a mãe não tem espaço para ela em sua nova casa, com seu novo marido e o bebê.  Ela se torna a sombra de Julia, sua nova amiga. Acontece que Julia adora ter uma amiga apagada, sempre atrás dela e seguindo suas ordens. Quando Carmen começa a se destacar, tudo complica.

"Mas era um coração limitado, deu-se conta, um coração literal, que parecia só bater no tempo presente. Como o ar do deserto, não conseguia reter o calor depois que o sol se ia. Como uma comporta, parecia trabalhar numa única direção - para a frente. Não para trás." p. 182

Bridget ficou triste porque o namorado, Eric, passaria todo o verão no México, treinando um time de futebol. De forma impetuosa, ela deixa Nova York e se inscreve para passar o verão em um programa de escavação, na Turquia! Ela logo se apaixona pelo trabalho, e como tudo o que faz, se dedica de corpo e alma. O problema é que ela também fica encantada por Peter, seu professor de arqueologia, que parece estar sempre disponível, apesar de ser casado... 

"Deu-se conta de uma só vez da coisa mais profunda que a incomodava, a coisa que o tornava não só irritante, mas intolerável: o fato de ficar amando-a cegamente quando ela merecia muito pouco". p.215

Tibby está morando em NY, estudando cinema e trabalhando para ajudar com as contas da faculdade. Ela tem o namorado perfeito, Brian, eles foram amigos por muito tempo e ela sabe tudo sobre ele. Ele atravessa o país de ônibus para passar o final de semana com ela, e está tentando transferir sua faculdade para NY. O problema é que Brian está sempre ali, para Tibby, mas ela acha que merece muito pouco todo essa amor. Quando algo dá errado entre os dois, ela foge e abre mão do que achava estar para sempre "garantido". 

~~~~~~~~

Esta autora realmente se supera, seus livros tem algo a mais, algo que tira o jovem adulto da mesmice dessas histórias. Os livros são todos muito bem escritos, mas acho que também o fato das personagens serem tão humanas, ajuda a deixar tudo tão interessante. São dramas e dúvidas normais, coisas que podem acontecer com qualquer adolescente.  Elas sempre estão aprendendo, amadurecendo, errando, consertando seus erros e se tornando mulheres melhores.

Eu adorei o último livro! O livro termina mais ou menos como os outros, daria até para a autora continuar a série se quisesse, mas acho que fechou bem a história. Elas deixando para trás a adolescência e abraçando a vida adulta. 

Como sempre, todas me irritam no início! Apesar de serem normais as inseguranças e dúvidas que elas sentem, me mata de raiva as mancadas todas rs. Carmen como sempre a mais dramática, se escondendo das amigas e se tornando capacho de uma "patricinha" qualquer.  Tibby fazendo tudo errado e deixando Brian de lado, fiquei irritada torcendo para ele dar um pé na bunda dela rs. Bridget se encantando por um homem casado, eu queria dar uns tapas nela. Lena foi a menos irritante, apesar de eu sempre achar ela a mais sem sal entre as meninas. 

No final todas resolvem seus problemas, contam com a ajuda das outras e melhoram. São fofos demais esses desdobramentos, com tudo terminando bem. Me emociono em várias passagens!

Esses livros devem ser perfeitos para se ler na mesma faixa etária das meninas, entre 15 e 19 anos. Eu que já passei dessa fase tem "alguns" anos rs, perco a paciência em alguns momentos.   Mas #ficaadica de presente, porque esta série é fofa demais! 

Esta série é ótima! Terminou muito fofa e bem amarrada. Indico para todos que curtem esse estilo, é uma das histórias de amizade mais lindas que já conheci, leiam! 

Adicione ao seu Skoob!

A irmandade das calças viajantes de Ann Brashares
  1. A irmandade das calças viajantes (The sisterhood of the traveling pants)
  2. O segundo verão da irmandade ( The secund summer of de sisterhood)
  3. Meninas de calças (Girls in paints)
  4. Para sempre de azul (Forever in blue).
Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e concorra o Top comentarista de abril!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO