A lista de convidados - Lucy Foley

>>  segunda-feira, 17 de maio de 2021


FOLEY, Lucy. A lista de convidados. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2021. 304p. Titulo original: The guest list.

"Organizar um casamento é assim: posso planejar um dia perfeito, contanto que os convidados sigam o roteiro, lembrem-se de ficar dentro de determinados limites. No entanto, se não o fazem, as repercussões podem durar por muito mais do que vinte e quatro horas. Ninguém é capaz de controlar esse tipo de desdobramento." p. 239

Instigante, envolvente, incomum. São alguns adjetivos que posso usar para descrever o trabalho da inglesa Lucy Foley. Depois do polêmico A última festa que despertou opiniões muito diferentes entre os leitores, confiram o que achei do seu novo livro no Brasil, A lista de convidados.

Seria o casamento perfeito! O noivo, lindo e famoso. A noiva linda, rica, uma profissional de sucesso. Eles queriam algo único, uma cerimônia que todos comentariam por muito tempo. A festa inesquecível com um grupo seleto de 150 convidados. O local escolhido foi uma ilha afastada de tudo, na costa da Irlanda. Um local acessível apenas de barco e sem sinal de celular. Uma localização remota e exclusiva, uma decoração luxuosa, comida e bebida da melhor qualidade, roupas de grife. 

Will Slater, o noivo, uma estrela em ascensão. Ele tem seu próprio programa de TV, é gatíssimo e deixa as mulheres em polvorosa por onde passa. Julia Keegan, a noiva, a ambiciosa e implacável editora de uma revista online de sucesso. Eles se conheceram e se apaixonaram em  poucos meses e agora estão prontos para o grande dia.

"Está perfeito. Está exatamente como planejei, melhor do que planejei. E o melhor de tudo é o meu noivo - lindo, radiante - me esperando no altar. Olhando para ele, indo em sua direção, é impossível acreditar que esse homem seja um completo desconhecido para mim. Sorrio." p.163

Além do dia da cerimônia, os convidados mais próximos chegaram dois dias antes, para passar o final de semana na ilha. Um grupo heterogêneo formado pelo padrinho, Johnno, outros quatro melhores amigos do noivo - Femi, Duncan, Angus e Pete-, a meia irmã da noiva e madrinha, Olivia, o padrinho e melhor amigo da noiva, Charlie com sua esposa Hannah. A mãe da noiva também está presente, e seu pai chega com a nova esposa de última hora. O que parecia um grupo alegre e feliz, aos poucos, vai mostrando um lado sombrio. Cuidando de tudo temos a cerimonialista, Aoife, e seu marido e cozinheiro, Fred.

No dia do casamento, tudo começa a dar errado. Todos exageram nas bebidas, os amigos fazem uma brincadeira de mal gosto da época da escola que não sai como esperado. A madrinha estraga o vestido e sofre um acidente quase fatal. O clima está pesado. Os ressentimentos e a inveja começam a se sobressair sobre a suposta aura de felicidade. Uma ventania começa, uma grande tempestade se aproxima.  Depois de tudo alguém grita, no escuro, ao longe, um corpo. Alguém foi assassinado. 

"E então as luzes se apagam." p.276

~~~~~~~~

Eu faço parte do grupo que adora o trabalho da autora! Seus livros realmente não são para qualquer leitor, são fortes, pesados, impactantes. Seus personagens são todos antipáticos, quase ninguém ali poderia ser considerado uma boa pessoa. Ela explora o ser humano em seu pior momento, todos os personagens muito falhos, a maioria é apenas detestável.  

Como um thriller psicológico eu acho o estilo da autora incrível! A narrativa se alterna entre o presente, a noite do casamento, e alguns dias antes, quando os convidados começam a chegar. A narrativa em primeira pessoa se alterna entre quase todos os personagens, aos poucos vamos descobrindo mais sobre eles, seus anseios e segredos. O estilo da autora explora a psique humana, em suas atitudes e consequências. O enredo não trás grande surpresas, é relativamente simples.   

Não temos uma caçada pelo assassino, um grande mistério, não é este o foco do livro. Desde o início sabemos que alguém morreu, aos poucos, vamos entendendo como tudo começou e culminou naquele momento. Não sabemos quem é a vítima, nem quem matou. Sinceramente, a maioria dos personagens mais importantes poderia ser vítima ou assassino. E a maioria era tão detestável que você mal se importa com quem vai morrer. 

Vi algumas avaliações no Goodreads reclamando que nada acontece no enredo, ou que os personagens eram todos detestáveis. Se você também tem esse pensamento... não leia, não é esse tipo de livro. A autora não está aqui para fazer a gente gostar de ninguém rs. Hannah e Olivia são as personagens mais inocentes na historia e até elas irritam em alguns momentos. Charlie, marido de Hannah, parecia ser alguém legal, mas se prova um babaca! Ignora a esposa o final de semana inteiro e deixa claro que tem uma quedinha pela noiva, e ele jurou que eles sempre foram apenas amigos. Olivia, tadinha, passou por uma situação traumática no passado, e não se recuperou. Ela guarda um grande segredo e sofre com isso, largou a faculdade, e se corta para mascarar uma dor maior. Os noivos são detestáveis, Will, vai se revelando um lixo como pessoa. Jules é egoísta e egocêntrica. 

Durante a leitura eu matei algumas charadas. Desconfiei do que tinha acontecido com Will e Johnno no passado, o que tinha acontecido com a irmã de Hannah, e o segredo que Charlie escondia de Hannah. Mas outras revelações me surpreenderam muito! Principalmente sobre Olivia e Aoife.  Eu achei o final excelente! Li tensa até o final e me surpreendi em vários momentos. 

Eu estava já preparada para dar um 5 e favoritar! Vocês sabem que meus notas 5 são um grupo seleto, certo? rs. Mas lá no finalzinho, a autora quis ligar todas as pontas e errou a mão. Foram coincidências demais, fatos demais ligados a um mesmo ponto. Difícil explicar sem spoilers, mas essa parte não me convenceu. Ela devia ter deixado só na parte do passado, Olivia e Aoife... envolver o passado de Hannah no cenário foi forçar a barra. Ficou "coincidências" demais, achei bem forçado. 

Lucy Foley instiga o leitor, com personagens bem escrotos que, em sua maioria, estão colhendo o que plantaram. Ela joga iscas para todo lado no decorrer do livro e, com certeza, fisga o leitor. Eu indico para todo mundo que ama um bom thriller, leiam!

Adicione ao seu Skoob!
Compre na Amazon: A Lista de Convidados  

Avaliação (1 a 5): 4.5

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top comentarista de maio!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO