Um beijo de inverno na livraria dos corações solitários - Annie Darling

>>  sexta-feira, 2 de julho de 2021

DARLING, Annie. Um beijo de inverno na livraria dos corações solitários. São Paulo: Editora Verus, 2020. 350p. (A livraria dos corações solitários, v.4). Título original: A winter kins on Rochester Mews.


"Além disso, que mulher em seu juízo perfeito ia querer sair com um homem malvestido com complexo de superioridade?" p.84

Cheguei ao final de mais uma série! A livraria dos corações solitários têm romances fofos, leves e divertidos, para quem curte chick-lit. Confiram o que achei de Um beijo de inverno na livraria dos corações solitários da Annie Darling.

Mattie, 28 anos, é uma cozinheira e confeiteira brilhante. Ela é a dona do café que abriu no espaço conjunto com a livraria Felizes para sempre. Ela ama seu trabalho e sua vida atual em Londres, deixou para trás um relacionamento abusivo que terminou de forma trágica e todos os seus sonhos em Paris. Agora ela só queria seguir em frente, sozinha. Ela está bem melhor assim!

Mattie odeia o Natal; toda a empolgação de quase todos os funcionários da livraria já está dando nos nervos. Ela fez amizade com (quase) todos eles. Com exceção de Tom, o insuportável vendedor mal humorado, que se veste como se vivesse no século passado. Faltando um mês para o Natal, todos estão em polvorosa com os enfeites, o cardápio personalizado para a época e o grande aumento no movimento da livraria e do café. 

Quando Verity anuncia que irá sair do apartamento em cima da livraria, Tom e Mattie começam imediatamente a disputar a vaga - aluguel grátis e moradia no mesmo local do trabalho-, seria a perfeição. Por um golpe do destino os dois acabam dividindo o apartamento, mesmo mal conversando. Eles inicialmente não se suportam, mas com o passar do tempo, Mattie descobre muito sobre Tom e começa a achar seu misterioso colega um pouco interessante.

Tom é um cara legal, mas não fala nada sobre sua vida pessoal. Trabalhando com um bando de mulheres sem limites, ele só quer manter um pouco de sanidade. Tudo sobre sua vida é um mistério e no fundo ele se diverte com as teorias levantadas pelas garotas.  

Tom e Mattie são dois ranzinzas, briguentos e odeiam o Natal! Quando por um acontecimento ou outro, eles são deixados sozinhos no comando da livraria, tudo pode acontecer!

~~~~~~

Me diverti muito com essa leitura! Adoro livros assim mais leves, para intercalar com leituras mais densas. E este foi o que achei mais engraçado da série, talvez porque o "casal" esteja mais para "gato e rato" o livro todo! Essa é uma daquelas séries razoavelmente independentes, já que cada livro fala sobre um casal diferente. Não tem spoilers na resenha,  eu não gosto de ler fora da ordem porque você acaba não entendendo as "piadas internas" e já vendo todos os casais já formados... mas aí vai do gosto de cada leitor. Os livros podem ser compreendidos fora da ordem. 

Eu adorei Mattie!  Culinária é um assunto que eu amo e gostei de todos os detalhes sobre seu processo na cozinha e as inúmeras citações das delícias que ela fazia. Gostei também de saber mais sobre a personagem, já que nos livros anteriores nada é dito sobre ela. Mattie tem um passado traumático e um ex-namorado que a fez "odiar quase todos os homens". Ela é uma mulher forte, decidida, muito batalhadora.. desde que não se trate de relacionamentos, ela quer distância deles. Já Tom era uma incógnita. Apesar dele ter algum destaque desde o primeiro livro, ninguém sabia nada sobre sua vida pessoal. Nada! Se era solteiro ou não, onde morava, se tinha amigos, se tinha família... Mattie só foi descobrir mais sobre ele quando se tornaram colegas de apartamento, e isso porque ela resolveu bisbilhotar um pouco. Tom foi me conquistando ao longo do livro e depois de uma certa cena que é o ápice do livro, eu passei a adorar o protagonista. 

O problema é que não conseguia imaginar os dois como casal! Tom era sem sal toda vida, os dois só brigavam, era um caos. E boa parte do livro continua assim. Então eu adorei o livro como chick-lit, mas ele deixa muito a desejar como romance! É daquele tipo de livro em que o casal fica junto nas últimas páginas, tudo se resolve, aquele ódio todo vira amor e fim! Não consigo amar este tipo de romance, acho tudo muito pouco crível.  

Por um lado eu adorei a leitura! Achei muito divertida, adorei as inúmeras referências a comidinhas e receitas... Adorei as loucuras da Posy, da Nina, o surto coletivo com o Natal e as implicâncias constantes entre Tom e Mattie. Como final achei bem bonitinho, já que todos tiveram destaque. Mas por outro lado: 
- O ex da Mattie merecia algo muito pior, fiquei irritada porque ficou tudo por isso mesmo, o que ele fez em Paris com ela foi imperdoável.
 - O romance é muitooo fraco, eles passam o livro todo brigando e no final se beijam e puff, terminam juntos. 
- Tom é muito pouco desenvolvido, um personagem que foi um chato e um mistério nos 3 livros anteriores, merecia mais.

A série como um todo é bem divertida, não amei  nenhum dos livros, mas gostei de ter lido. Fora que para nós que amamos ler, livros que tem como pano de fundo uma livraria não tem como errar, leiam!

Adicione ao seu Skoob!


Série A livraria dos corações solitários da Annie Darling:
  1. A pequena livraria dos corações solitários (The little bookshop of lonely hearts)
  2. Amor verdadeiro na livraria dos corações solitários (True love at the lonely hearts bookshop)
  3. Loucamente apaixonada na livraria dos corações solitários (Crazy in love at the lonely hearts bookshop)
  4. Um beijo de inverno na livraria dos corações solitários (A winter kiss on Rochester Mews)
Avaliação (1 a 5): 3.5


  Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top comentarista de junho!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO