Um novo capítulo para o amor - Jenny Colgan

>>  sexta-feira, 16 de julho de 2021


COLGAN, Jenny. Um novo capítulo para o amor. São Paulo: Editora Arqueiro, 2021. 400p. (Scottish Bookshop, v.2). Título original: The bookshope on the shore.

"Eu pensava que este era o objetivo: se você sabe ler, então vai ler todos os livros do mundo. Quando ganhei minha carteirinha de adulta, aos 13 anos, logo percebi que isso não seria possível. 
Tendo esclarecido essa questão: oi e muito obrigada por escolher Um novo capítulo para o amor - eu sei que você tinha muitas outra opções. Sei disso, pode ter certeza. :-)" p.5 
(Jenny para os leirores)

Bom Jenny, vamos concordar em discordar! Eu sigo acreditando que um dia irei ler "Todos os livros do mundo", como bem diz o subtítulo do blog :-)! E mais um deles saiu da fila, a continuação de A pequena livraria dos sonhos, segundo volume de Scottish Bookshop da Jenny Colgan.

Cada livro fala sobre uma personagem diferente, mas esta resenha contém spoilers sobre o que aconteceu com Nina, protagonista do primeiro volume!

Zoe é mãe solteira e faz de tudo para sustentar sozinha seu filho de 4 anos, Hari. Mesmo morando em um lugar horrível, o aluguel de Londres é caríssimo. Seu emprego na creche mal paga as contas. Ela vive com fome, usando roupas esfarrapadas e tentando cuidar do seu filhinho. Hari ainda não começou a falar, e ela sente que toda essa vida instável pode ter algo a ver com isso. O pai da criança, Jaz, vem de família rica, mas não ajuda em nada. A família dele nem sabe sobre a criança. Ele agora quer ser DJ e vive viajando sem dar notícias.

Desesperada, Zoe consegue falar com Jaz e implora por ajuda, está prestes a ser despejada. É assim que ele acaba contando tudo para a irmã, Surinder, que vai conhecer a moça e o sobrinho e pensa em uma solução. Sua melhor amiga Nina, está morando na Escócia e abriu uma livraria ambulante, em uma van antiga. Mas prestes a sair de licença maternidade, Nina precisa de ajuda. 

E é assim que uma Zoe sem fazer ideia do que vai encontrar, se muda com o filho para a Escócia. Ela irá ajudar Nina com a livraria durante o dia e trabalhar como au pair durante a noite e pelas manhãs, em troca de alimentação, moradia e um pequeno salário. Ela irá cuidar de três crianças filhas do misterioso Ramsay Urquart. O mais velho Shackleton tem 12 anos, Mary tem 9 e Patrick, 5 anos. Mal sabia ela que as crianças estavam suspensas da escola e eram no mínimo, bem complicadas. 

Lá chegando ela se depara com um pai ausente e temperamental, crianças malcriadas e Nina não tem muito tempo nem paciência para explicar tudo para ela. Desesperada, sem saber se vai embora, ela não sabe o que fazer. Só que Hari pela primeira vez fez um amigo e o ar puro e a linda paisagem é algo novo e emocionante...

~~~~~~

Que livro fofo, divertido e gostoso de ler! Eu gostei mais do que do primeiro, talvez pelo enredo ser melhor e acontecer muita coisa, tem mais drama também. Só achei que o final foi um tiro no pé... vem que te conto!

Adorei a protagonista! Zoe era uma gata borralheira coitada. Sozinha, sem dinheiro, com um filho pequeno e sem ninguém pra ajudar. Ela chega à Escócia desesperada, torcendo para que dê certo a loucura que ela fez ao se mudar. Deixou para trás Jaz, o encosto do pai do Hari, que aparecia raramente e não ajudava financeiramente e um apartamento caindo aos pedaços em um bairro barulhento e perigoso. E tem Hari, seu filho fofo, que ainda não falava nada e os médicos não tinham um diagnóstico para o problema. Ela encontra uma casa praticamente abandonada, 3 crianças malcriadas e uma bagunça. 

Incrivelmente, eu adorei a loucura toda! A casa enorme e abandonada, a família na miséria. O misterioso Ramsay que a gente julga e desgosta até o final, só então descobrindo que homem bom ele era. E as crianças todas! Pela primeira vez temos crianças problemáticas que não são chatas, adorei todos eles. E morri de dó também. Hari que ainda não fala, e é um amor de criança; Patrick que fala para os dois e é uma alegria no meio da loucura; Mary com toda a sua revolta de uma menina abandonada pela mãe e Shackleton, já muito adulto para a idade que descobre amar cozinhar. Adorei os coadjuvantes e a interação deles com Zoe. Só uma ressalva, Nina está um porre nesse livro! Mesmo com todo seu estresse com a gravidez, não curti da mudança que fizeram na personagem, ela chata e sem paciência com Zoe, esperava que isso mudaria no decorrer do livro e nada. 

O romance praticamente não acontece, mas não é algo que me incomode mais. Já me acostumei com o estilo dos livros da coleção Romances de hoje. O foco dos livros é na evolução da mulher como ser independente, o romance é algo complementar. Apesar dele não ter destaque, me incomodou a forma como terminou, Zoe merecia mais. 

[ALERTA DE SPOILER] No final, descobre-se que a esposa que aparentemente teria abandonado Ramsay, na verdade vivia em um asilo caro pago por ele, ela ficou assim de tanto usar drogas, ela parecia uma idosa com demência. E assim é explicado porque ele nunca tinha dinheiro para nada e porque não falava da esposa para ninguém. Todos entendem, até porque a atitude dele, com uma mulher que o abandonou e vivia indo e voltando com as drogas, foi muito honrosa. Por outro lado, ele e Zoe começam a ter um caso escondido de todos na casa e o livro termina assim. Apesar deles só terem uma união estável (não sei se na Escócia isso significa o mesmo que aqui), imagino que ele não poderia assumir o relacionamento ou casar com ela por enquanto, então achei o final bem ruim nesse sentido. Ela ficou sendo a amante? bem estranho. [FIM DO SPOILER]

Apesar disso eu me diverti tanto com essas crianças e amei tanto os desdobramentos, que não consegui não gostar, então ainda adorei a leitura, apesar do final kk.

Agora é aguardar o lançamento do último livro, já estou curiosa! Eu adoro essa coleção e indico todos os livros dela, leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Série Scottish Bookshop:
  1. A pequena livraria dos sonhos (The little shop of happy ever after)
  2. Um novo capítulo para o amor (The bookshope on the shore)
  3. 500 miles from you (ainda não lançado no Brasil).
Avaliação (1 a 5):

  Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top comentarista de julho!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO