100 pedaços de mim - Lucy Dillon

>>  segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Dillon, Lucy. 100 pedaços de mim. São Paulo: Editora Arqueiro, 2021. 416p. Título original: A hundred pieces of me.

"- Gina, você pode fazer qualquer coisa que quiser... Não faz ideia de como é incrível porque você simplesmente vê uma coisa, vai lá e faz. Esse é um dos motivos pelos quais amo você." p.325

E a linda coleção, Romances de hoje, só cresce na estante, adorando esses livros leves e divertidos. Confiram o que achei de 100 pedaços de mim da Lucy Dillon. 

Gina Bellamy, 33, está passando por mais uma grande mudança em sua vida. Seu casamento com Stuart Horsfield chegou ao fim de forma triste e dolorosa. Ela tinha consciência de que as coisas não iam bem, que eles pareciam não ter mais nada em comum. Descobriu que o marido tinha um caso da pior maneira, ele estava em Paris com a amante, enquanto ela acreditava que ele estava em uma comemoração de Natal do trabalho. E depois que ela o confrontou, ele saiu de casa para ir morar com a "namorada". E simples assim, tudo acabou. 

Agora ela precisa começar de novo. Rever planos, se mudar, começar uma nova vida sozinha. Com um novo apartamento, menor e com tantas paredes brancas, ela decide mudar radicalmente. Gina sempre foi uma acumuladora, ela guardava objetos, lembranças, todos eles com uma história. E ao começar a se desfazer disso tudo, começa a relembrar momentos tristes e felizes, momentos que marcaram a sua vida. E decide manter apenas 100 objetos, que realmente importam. 

" Seria possível se livrar de tanta coisa e manter alguma parte de si mesma? Ou esse era o objetivo: poder se concentrar em ser você mesma em vez de depender de coisas que explicassem quem você é?" 

Enquanto, aos poucos, abre caixas, descarta itens e relembra momentos, Gina começa uma nova fase em sua vida. Sua melhor amiga, Naomi, faz de tudo para ajudar a amiga a recomeçar. Ao mesmo tempo, Gina consegue um trabalho grande para restaurar uma das casas antigas da cidade, ela trabalha com o gerente de projetos para reformas. Muitas casas tombadas, dependem de inúmeras autorizações da Prefeitura para ser reformada. E, mesmo sem querer, acaba dando um lar provisório para um cachorro abandonado, Buzz. O galgo pequeno e assustado, mexe com Gina de uma maneira estranha.

Gina não tem certeza de nada sobre o futuro, mas começa a abrir espaço em sua vida e em seu coração, para que o melhor aconteça. 

~~~~~~~~

Uma ótima leitura que fala sobre recomeços, escolhas e como determinados acontecimentos mudam o futuro de cada pessoa. Não é um romance tão leve quanto outros da coleção, mas foca como sempre na mulher, no seu amadurecimento pessoal.  

Assim como Lições inesperadas sobre o amor o livro se passa na pequena cidade Londrina (fictícia) de Longhampton. O anterior foi publicado em 2019 nos EUA, esse "acontece antes", foi lançado originalmente em 2014. Os livros são independentes, mas alguns personagens aparecem em ambos. Foi o caso de Rachel, aqui bem mais nova e com o filho ainda bem novo, a dona de uma organização que cuida de cães abandonados. Ainda acho uma pena terem invertido a ordem de lançamento da coleção.  E espero que lancem também o livro da Rachel por aqui. Já Gina, a protagonista, não aparece em Lições inesperadas sobre o amor.

Voltando ao livro, gostei muito de Gina, Naomi e do cachorrinho fofo e tímido, Buzz. Tem também Nick, o fotógrafo que é o dono da casa que ela vai restaurar, gostei dele, apesar de ter pouco destaque. Como sempre Stuart, o ex, é um babaca, fico sempre torcendo de forma muito pouco madura, para que eles se deem mal durante o livro kkkk.  Gina era uma acumuladora, uma dessas pessoas que guarda tudo que acha importante como lembrança. Ela tinha, por exemplo, ingressos e camiseta de um show que foi onde conheceu o namorado da adolescência. Eu que não coleciono nada (a não ser livros), ficava horrorizada com o tanto de coisa inútil que ela guardava kkk.  Além disso, Gina, é também uma dessas pessoas que tem parte do coração no passado. 

Gina em boa parte do livro, relembra acontecimentos anteriores e se arrepende de muitos deles. Pensa "se eu tivesse feito isso", ou "se isso não tivesse acontecido", onde será que ela estaria hoje. Ela relembra seu relacionamento com Kit, que terminou de forma traumática, e imagina uma vida ao lado dele. Pensa em uma doença que moldou grande parte do seu casamento, e imagina o que teria acontecido com o relacionamento com Stuart se não fosse isso. Eu vivo muito no presente, nunca fui de ficar remoendo escolhas e erros do passado, não acredito que isso seja algo produtivo. Gina faz isso o tempo todo, o que por um lado a ajuda a avançar, por outro, faz com que ela viva no passado, sem saber muito bem como seguir em frente.  Eu entendi os dilemas do personagem, mas tive preguiça dos inúmeros flashbacks durante à leitura.

Meu maior problema com o livro foi o final! Muito aberto, muito corrido, termina para mim totalmente no ar! E já vi que esse é um problema da autora, no outro ela também peca no final. Gente, como pode não saber terminar um livro?? Eu fico indignada com isso hahaha. O final é tão aberto que eu folheei o livro anterior inteiro (já que ele se passa anos depois) para saber se Gina aparecia, e nada.  A escolha de romance também foi bem questionável, mesmo não sendo o foco do livro. [ALERTA DE SPOILER] Depois de tudo o que ela passou com as atitudes de Stuart, eu fiquei bem brava que o flerte da protagonista tenha sido justamente com um homem também casado. Tudo bem que nada tenha rolado com Nick até ele divorciar, e desde o início o casamento dele parecia estar fadado ao fracasso, eles estavam tendo um leve flerte o livro todo! Ela devia ter feito melhor né? Não curti isso. [FIM DO SPOILER]. 

Bom, eu adoro essa coleção e sempre indico os livros, leiam! 

Adicione ao seu Skoob!
Compre na Amazon: 100 pedaços de mim  

Avaliação (1 a 5): 3.5

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO