Estudos sobre magia - Maria V. Snyder

>>  quarta-feira, 17 de novembro de 2021


SNYDER, Maria V. Estudos sobre magia. Rio de Janeiro: Editora Harlequin, 2011. 414p. (As lendas de Yelena Zaltana, v.2). Título original: Magic study.

"No final das contas, apenas Leif acreditava que você estava viva. Ele achava que você podia estar escondida em algum lugar, brincando. Enquanto o resto de nós chorava sua morte, dia após dia, Leif vasculhava a selva à sua procura.
- Quando foi que ele enfim parou? - indaguei.
- Ontem." p.43

Eu li Estudos sobre veneno já têm muitos anos e mesmo amando o livro, acabei não dando continuidade a série. Muito disso foi porque a Editora Harlequin lançou os dois primeiros, depois o terceiro apenas em e-book e mais nada. Mas eu já tinha o livro e como tenho tentado ler alguns dos livros antigos, acabou que ele "brilhou" na estante. Confiram o que achei de Estudos sobre magia da Maria V. Snyder. 

No passado Ixia era uma monarquia, mas insatisfeitos com a desigualdade social e o abuso de poder da nobreza, um golpe mata os aristocratas e coloca os militares no poder. Agora o reino de Ixia é governado duramente pelos militares, sob a liderança do Comandante Ambrose.

Yelena foi sequestrada da sua família aos 6 anos de idade, não guardava lembranças sobre o passado. Criada como escrava, sofrendo abusos físicos e mentais, ela foi condenada à morte, por assassinato, aos 19 anos. Ela escapa da morte aceitando ser a nova provadora de venenos do comandante. Ela começa a ser treinada por Valek, chefe de segurança, e ao mesmo tempo que pode morrer envenenada, também pode ser assassinada, o pai de quem ela matou deseja vingança! 

A partir daqui contém spoilers se você não leu o primeiro livro, confira a resenha anterior!

Yelena Zaltana escapou da morte, venceu seus inimigos e fugiu para Sitia, onde ela irá reencontrar sua família e ser treinada para ser uma feiticeira. Ela descobriu seus poderes mágicos, ainda desconhecidos e inconstantes, mas a magia é condenada com a morte em Ixia, então ela precisou partir. Deixou para trás seu amor, Valek, e dois grandes amigos, Ari e Janco, soldados do comandante. 

Ela parte ao lado de Irys, a quarta feiticeira de Sitia, para voltar para casa. Ainda sem memórias de sua infância, ela tem medo do que vai encontrar. Ao chegar ao clã, ela reencontra os pais, Perl e Esau, e seu único irmão, Leif. O clã Zaltana vive nas árvores, construíram toda uma comunidade na floresta em cima das árvores e Yelena está encantada e aterrorizada ao mesmo tempo... Ela que pensou que era órfã e não tinha ninguém no mundo, descobre toda uma comunidade.  Seus pais a recebem de braços abertos, já seu irmão parece odiá-la. Ela estava com ele na floresta quando foi sequestrada, aos 6 anos, e ele amargou o remorso por toda uma vida, tentando encontrá-la sem sucesso.  

Em seguida, ela parte para a Cidadela. O local onde os jovens recebem seu treinamento de magia. Ela viaja com Leif, que lhe lança olhares de ódio e a ignora na maior parte do tempo. Na viagem, ela é abordada por Cahil Ixia e seus homens; ele afirma ser sobrinho do rei, e tendo escapado do massacre, fará de tudo para obter seu trono de volta. 

Já mais velha e sem ter sido treinada, Yelena entra no nível mais alto de aprendiz e junto com todos os mistérios que envolvem seu passado, já passa a ser odiada pela maioria dos outros aprendizes. Ela descobre que seus poderes são maiores do que imaginava, e precisará lutar contra novas dificuldades, muitos perigos e um inimigo mortal. 

"Devo ter adormecido, pois senti a presença de Valek. Uma poderosa nuvem de energia me envolveu.
Precisa de ajuda, meu amor? Valek me perguntou, no meu sonho.
Preciso de você. Preciso de amor. Preciso de energia. Preciso de você.
A tristeza dele pulsou no meu coração.
Não posso ir. Você já tem o meu amor. Mas posso lhe dar minha força." p.213

~~~~~~

Intrigante, repleto de aventuras e romance, o segundo livro é tão interessante quanto o primeiro, adorei a leitura! Engraçado que faz muito tempo que não leio fantasia, andei bem enjoada do gênero, e foi uma delícia reencontrar uma literatura fantástica tão boa. Ainda tenho fugido de novas sagas no estilo, mas tem várias antigas em andamento que gostaria de terminar. Essa série é excelente!! Uma pena ser pouco conhecida e a editora não ter dado sequência aos lançamentos, espero que mudem de ideia em algum momento.  Agora pretendo ler o terceiro, que só foi lançado em e-book, estou bem curiosa.

Enquanto no primeiro livro, a existência da magia é retratada de forma bem sutil, aqui a magia é o foco do livro. Vemos também claramente o contraste entre os dois reinos. Ixia governada pelos militares, tem regras duras e o controle total do poder nas mãos do comandante. O povo não tem escolhas, tudo é pré-determinado, mas ao mesmo tempo todos tem uma profissão e boas condições de sobrevivência. Já em Sita os magos têm liberdade para viver e treinar, as pessoas são livres dentro das regras de seu clã, mas ao mesmo tempo vemos uma grande desigualdade social, com muitos mendigos na rua, passando fome. Conhecemos os quatro mestres feiticeiros, vários novos poderes e muitos personagens interessantes. Adorei o novo reino e os novos personagens! Sitia com seus vários clãs, o poder do conselho mágico e todo o treinamento foi muito interessante.  

Yelena é forte, decidida, mas também muito imatura e inconsequente. Ainda sem treinamento direito, ela acha que pode resolver tudo sozinha e se mete em muitas confusões desnecessárias. Como sempre nesses livros tem todo aquele clichê onde ela vai se revelando a feiticeira mais forte, mais poderosa e com poderes desconhecidos. Essa vibe HP que a gente ama, mas já está cansado de ver kkk. Mas eu gostei de acompanhar seu desenvolvimento e todos os "rolos". E isso não falta! O livro é repleto de ação o tempo inteiro, desses que prendem o leitor até o final. 

Dos novos personagens temos alguns adoráveis e outros odiosos, claro. Alguns cheios de dualidade, com Leif. Passei o livro inteiro sem entender qual era a dele, todo aquele ódio pela irmã que não tinha culpa de ter sido sequestrada, era meio sem sentido. No final muito se explica, mas senti falta do personagem ter sido mais bem explorado. Cahil também é uma incógnita, se alterna entre chiliques e gentilezas. Já Valek tem bem menos destaque nesse volume, já que ele está no outro reino, mas mesmo assim o romance acontece. Para mim o foco do livro não é o romance, mas gosto muito das cenas entre os dois. 

Nesse volume Yelena descobre também que consegue ter contato com a alma dos animais. Kiki, sua égua fofa, foi um amor a parte. Adorei ela lendo os pensamentos e se comunicando com os cavalos. 

É uma dessas fantasias que passam despercebidas e são excelentes! Espero realmente conseguir ler os próximos livros, adorei a leitura! Quem já leu ou conhece a série? Leiam!!

Adicione ao seu Skoob!

Série As lendas de Yelena Zaltana da Maria V. Snyder
  1. Estudos sobre veneno (Poison Study)
  2. Estudos sobre magia (Magic Study)
  3. Estudos sobre fogo (Fire Study) (somente em e-book)
  4. Shadow study (ainda não lançado no Brasil)
  5. Night study
  6. Dawn study.
Contos interligados:
1.5 Assassin study
3.5 Power study
3.6 Ice study
6.5 Diaper study.

Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top comentarista de novembro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO