O Senhor dos Anéis: As duas torres - J. R. R. Tolkien

>>  sexta-feira, 12 de agosto de 2022


TOLKIEN, J.R.R. O senhor dos anéis: As duas torres. 1 ed. Rio de Janeiro: Editora HarperCollins Brasil, 2019. 464p. (O Senhor dos anéis, v.2). Título original: The two towers.

"Finalmente meu coração fala com clareza: o destino do Portador não está mais em minhas mãos. A Comitiva desempenhou seu papel. Porém nós que restamos não podemos desamparar nossos companheiros enquanto nos restarem forças." p. 631

Quem está chegando por aqui agora, confira antes a resenha de A sociedade do anel. Este segundo volume é uma continuação direta, tanto que ele é assim dividido, mas a contagem das páginas continua sequencial, como em um livro único. Hoje conto para vocês como continua a saga com As duas torres do J. R. R. Tolkien.

Essa resenha contém spoilers sobre A sociedade do anel!

Em A sociedade do Anel, nove escolhidos partem de Valfenda com a missão de ir até os domínios de Sauron e destruir o UM anel. Aragorn e Boromir, dois homens, o elfo Legolas, o anão Gimli, o mago Gandalf e quatro hobbits, Frodo, o portador,  Sam, Merry e Pippin. Juntos eles passam por muitos perigos, enfrentam batalhas e um deles se perde. Em seguida, a ambição de outro coloca tudo a perder. Frodo então resolve partir sozinho para cumprir sua missão, abandona os demais, mas é seguido por Sam, juntos eles continuam uma jornada sem muitas chances de sucesso. 

Depois que Boromir tenta pegar o anel para si e com isso causa a fuga de Frodo, ele enfrenta uma horda de Orcs praticamente sozinho, tentando proteger Merry e Pippin. Quando Boromir é vencido e sucumbe, os dois hobbits são sequestrados. A ordem deles era levar vivo qualquer hobbit e seus pertences, os demais, deveriam morrer. Aragorn percebe que Frodo e Sam partiram, e que a jornada não faz mais parte do seu destino. Ele então resolve perseguir os orcs junto com Legolas e Gimli, para tentar salvar os dois outros hobbits.

Feridos, com fome, e apanhando caso se recusassem a andar, Merry e Pippin sofrem dias terríveis de provação nas mãos dos orcs. Até que uma batalha acontece e eles conseguem fugir, entrando na misteriosa floresta de Fangorn. Lá eles conhecem Barbárvore e outros Ents, seres antigos, conhecidos como "pastores das árvores". Fortes e poderosos, os Ents finalmente são convencidos a se envolver, quando veem a destruição que Saruman fez com as árvores próximas da floresta. Eles pretendem atacar com todas as forças.

Na busca por eles, Aragorn e os outros encontram os cavaleiros de Rohan, lutadores excelentes e criadores de cavalos. Eles descobrem que todos os orcs foram mortos e temem ter acontecido o pior. Continuam a sua busca por Merry e Pippin.

Muito longe dali, Frodo e Sam tentam chegar a Mordor. Eles precisam subir até a Montanha da Perdição e jogar o anel onde ele foi forjado, nas chamas da montanha. Um cenário árido, sem comida ou água e repleto de inimigos. Eles seguem com dificuldade e acabam contando com a improvável ajuda de Gollum, o antigo portador do anel, que seque a comitiva desde o início e fará de tudo para pegar novamente o anel, "seu precioso".   

Os homens se preparam para a batalha, Saruman manda todo o seu exército para lutar contra Rohan e destruir o reino. Aragorn, Legolas e Gimli reencontram um amigo perdido e se preparam para lutar. Frodo tenta desesperadamente seguir em frente, mesmo quando tudo dá errado. Sua missão é a única chance de vitória, todos acreditam que o fim da Terra Média está próximo.  

~~~~~~~~~~~~

Vou tentar não babar demais na resenha kkk, até porque vocês podem conferir todo o meu amor pela história na resenha anterior. A história só melhora, incrível como Tolkien consegue criar um enredo genial e com personagens apaixonantes em todos os livros. Você sofre por todos eles a cada página, claro que quem já leu como eu, ou já assistiu aos filmes não tem aquela angústia ficando sem saber o que vai acontecer, mas mesmo assim eu devoro. 

As duas torres tem mais ação, mais sofrimento e muitos novos personagens. Temos os Ents, seres fantásticos que tem poder sobre a floresta onde vivem, é como se as árvores falassem, se movimentassem e lutassem. Entre eles, o destaque é Barbárvore, que ajuda Merry e Pippin e acaba resolvendo atacar Isengard. A derrota de Saruman é uma delícia de se ler, e bem mais detalhada aqui do que no filme. 

Falando em filme, este livro sim já tem mudanças mais significativas na história. Faramir, irmão de Boromir, ganha muito mais destaque, adorei o personagem. E tem algumas cenas inventadas no filme, que não acontecem nos livros. [ALERTA DE SPOILER] Quando Sam cai e rola uma encosta no filme, na entrada de Mordor, não existe isso no livro. Aqui temos outro Sam, mais corajoso, de atitude, e um Frodo mais decidido e bem menos mimimi. O encontro com o Faramir é diferente, aquela batalha meio que em umas ruínas, não existe. A batalha de Rohan também é alterada, não tem nada aquilo deles levarem todo mundo para o desfiladeiro, só os soldados vão para lá lutar. E não tem aquele drama todo do Aragorn ser dado por morto, cair lá na água e etc. E até agora não tem nem sombra de romance dele com a tal elfa lá rs. A cena deles se separarem por causa de intrigas do Gollum é tudo invenção do filme. Aqui eles entram juntos no túnel, Frodo é atacado e Sam que luta com a Laracna. Depois acontece o mesmo, ele acha que Frodo está morto, pega o anel e o abandona. E aí os orcs o encontram e levam como prisioneiro. E Sam vai atrás, termina assim. Isso nos filmes acho que já acontece no terceiro filme.  Não sei se quiseram dar maior protagonismo ao Frodo do filme, mas muita coisa no livro é feita por Sam. [FIM DO SPOILER]

Os personagens como eu disse, só melhoram! São todos muito bem desenvolvidos. Adoro como a amizade entre Legolas e Gimli vai crescendo aos poucos, adoro as brincadeiras deles no livro. Aragorn cada vai mais líder e fodão, mostrando que é realmente o herdeiro do trono. Sam fazendo de tudo para ajudar seu mestre, sem nunca desistir. E Merry e Pippin que acham comida, fumo e até um bom vinho em todo lugar, até nas ruínas de Isengard. Como me divirto com essa turma! E tem a parte dramática, todos separados, sem saber se os outros estão bem. Todos sem ter ideia do que está acontecendo com Frodo. 

Eu estou amando reler a saga, estou lendo junto com o meu marido, que está lendo pela primeira vez, mas já assistiu aos filmes inúmeras vezes. Estamos adorando! Claro que eu super indico essa saga, leiam!

Adicione ao seu Skoob!

O senhor dos anéis:
  1. A sociedade do anel (The fellowship of the ring)
  2. As duas torres (The two towers)
  3. O retorno do rei (The return of the king)
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO