O Misterioso Mr. Quin – Agatha Christie

>>  sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

CHRISTIE, Agatha. O Misterioso Mr. Quin. Rio de Janeiro: Editora HarperCollins Brasil, 2022. 288 p. Título original: The Misterious Mr. Quin.

O Misterioso Mr. Quin é o décimo segundo livro do PROJETO AGATHA CHRISTIE, comemorando o primeiro aniversário dessa iniciativa. Foi publicado em 1930 e nos apresenta o misterioso Harley Quin, em um livro de contos que dizem conter alguns dos favoritos pessoais da autora. O Projeto Agatha Christie é uma iniciativa do Blog Viagem Literária para reunir leitores fãs da autora e que desejam ler ou reler a sua obra, seguindo a ordem cronológica de lançamento dos livros. Lemos juntos um livro por mês e nesse período conversamos sobre nossas impressões e compartilhamos experiências. Ainda dá tempo de entrar, é só acessar as informações do Projeto no post de apresentação, que você encontra AQUI.

O Misterioso Mr. Quin foi lançado em 2022 pela editora HarperCollins Brasil, numa excelente coincidência que o fez chegar bem a tempo da nossa leitura. A editora vem relançando os livros da Rainha do Crime em edições lindas e colecionáveis, de capa dura e com uma paleta de cor que fica linda em qualquer estante. Inclusive, a cor desse livro é uma das minhas favoritas, ativando como nunca o meu lado “leitora consumista”, quando a estética de um livro lindo, novo e cheiroso se alinha com a leitura da vez. Claro, o que importa sempre é o conteúdo, mas gosto de pensar no ato da leitura envolvendo sensações e sentidos além da visão e do puro ato de ler.

Até agora tivemos alguns livros de contos na nossa lista, 3 para ser exata: Poirot Investiga, Os Quatro Grandes e Sócios no Crime (clique no título para conferir a resenha). O Misterioso Mr. Quin marca a quarta aventura da autora do gênero e, na minha opinião, é o melhor de todos. Como vocês sabem, eu adoro uma lista, então aqui está meu ranking:

4º lugar: Sócios no Crime
3º lugar: Os Quatro Grandes
2º lugar: Poirot Investiga
1º lugar: O Misterioso Mr. Quin

Há alguns motivos para essa colocação. Após 11 livros, o 12º ousou trazer algo novo, mas sem perder a essência pela qual sempre procuramos os livros de Christie. Na verdade, é nos contos que ela tenta algo novo (vide Os Quatro Grandes e a tentativa frustrada de transformar Poirot em um herói combatendo super vilões). Nem sempre dá certo, mas deu com esse misterioso Harley Quin, quando ela ousou flertar com o gênero da fantasia, mas sem perder suas características principais.

O livro possui 12 capítulos, cada um trazendo um diferente caso/mistério, mas sempre com algo em comum: a presença do Mr. Satterthwaite, um milionário que frequenta a sociedade e é um tanto curioso, e o Sr. Harley Quin, que aparece do nada em momentos oportunos e some tão subitamente quanto inicialmente apareceu. A dinâmica do relacionamento entre os dois, sempre num jogo de perguntas e respostas com Quin instigando a imaginação e o raciocínio de Satterthwaite, é o combustível dos contos, que aqui explico rapidamente.

A Chegada do Sr. Quin: Numa festa de ano novo, Harley Quin chega bem quando o assunto do suicídio do antigo dono da casa é mencionado. Ele pede abrigo enquanto o carro é consertado, mencionando ter conhecido o antigo dono e questionando as circunstâncias de sua morte. E isso pode afetar o relacionamento de alguns convidados da festa.

A Sombra na Vidraça: Mr. Satterthwaite é o convidado de uma festa, cheia de socialites e com fofocas rolando soltas. Quando um crime acontece, Mr. Quin aparece durante o inquérito policial e pode ter algumas ideias que ajudam a solução do caso.

Na Estalagem Bells e Motley: Satterthwaite é obrigado a passar uma noite na vila de Kirklington Mallet quando seu carro estraga. No pub local, o "Bells e Motley", ele encontra o Sr. Quin na cafeteria. O tempo tempestuoso lembra o proprietário de uma história local, que traz um mistério que talvez os dois consigam resolver.

O Sinal no Céu: Mr. Satterthwaite está participando de um julgamento em Old Bailey. No último dia, ele ouve a sentença de morte contra um homem. Após isso, encontra o Sr. Quin num restaurante, contando sobre o caso e o veredito, relatando as evidências.

A Paixão do Crupiê: Mr. Satterthwaite está viajando por Monte Carlo e encontra a Condessa Czarnova e seu companheiro, o americano Franklin Rudge. O relacionamento traz algumas fofocas e observações, que são mais bem analisadas com a chegada de Harley Quin.

O Homem que Veio do Mar: De férias em uma ilha espanhola, Mr. Satterthwaite escuta um relato de um homem que acredita ter visto de alguém com uma fantasia, semelhante ao seu velho amigo Harley Quin. Após uma conversa, ele aprende mais sobre a vida e os planos do homem, tentando dissuadir um plano sinistro.

A Voz no Escuro: Ao retornar da Riviera Francesa, onde passou um tempo com Lady Stranleigh, uma antiga amiga com uma longa história familiar, Satterthwaite encontra Quin no trem da volta, que convida o amigo para o visitar no Bells e Motley para uma conversinha.

O Rosto de Helena: Satterthwaite esbarra com Harley Quin na ópera de Londres, quando observam interações estranhas entre jovens bonitos em uma das cabines do local.

O Arlequim Morto: Satterthwaite visita uma exibição em uma galeria de arte do jovem artista em ascensão Frank Bristow, onde vê uma pintura chamada "O Arlequim Morto", que retrata uma figura morta no chão, e a mesma figura olhando por uma janela aberta para seu próprio cadáver. O homem retratado é o Sr. Harley Quin e o quarto mostrado é o Terrace Room em Charnley, uma casa de propriedade de Lord Charnley que Satterthwaite visitou. E claro que o local tem um mistério, não é?

O Pássaro de Asa Quebrada: De volta a Londres, Satterthwaite se vê novamente em uma trama que envolve amor, planos frustrados e morte, com nova aparições relâmpago e estranhas de Quin.

O Fim do Mundo: Agora na Corsica, temos uma trama que envolve roubos de joias e prisões questionáveis.

Alameda do Arlequim: Satterthwaite e Quin estão hospedados com um casal de amigos em comum e acabam se envolvendo em um baile de máscaras cheio de arlequins, columbinas, bailarinas, bolcheviques, amor e morte.

Li uma resenha que classificou o livro como subestimado. Eu concordo, pois os contos foram interessantes e trazem uma boa junção entre uma leve fantasia e uma literatura de mistério/suspense, um pouco mais obscura que a autora até agora se aventurou. É um livro que não figura nas listas de histórias de detetive, mas certamente tem um lugar na prateleira de mistério. Não gostei de todos os contos, alguns são um pouco parados e chatos, mas outros realmente se destacam, especialmente o primeiro e o último. Boa escolha, abrindo a história e nos apresentando o personagem e o tom do livro, para terminar de um jeito mais ousado e extravagante.

Fica a recomendação para algo diferente, mas com o mesmo tempero que a autora usa!

Até a próxima com “Entre Dois Amores”, o primeiro livro publicado com um pseudônimo. Sim, esses também entram em nossa lista!

Adicione ao seu Skoob!

Avaliação (1 a 5): 


Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO