Poirot Investiga – Agatha Christie

>>  sexta-feira, 25 de março de 2022


CHRISTIE, Agatha. Poirot Investiga. Rio de Janeiro: Editora BestBolso, 2010. 238p. Título original: Poirot Investigates.
 
Poirot Investiga é o quarto livro do PROJETO AGATHA CHRISTIE. Foi publicado em 1924 e traz o primeiro livro de contos da autora, todos protagonizados e conduzidos pelo detetive belga Hercule Poirot. O Projeto Agatha Christie é uma iniciativa do Blog Viagem Literária para reunir leitores fãs da autora e que desejam ler ou reler a sua obra, seguindo a ordem cronológica de lançamento dos livros. Lemos juntos um livro por mês e nesse período conversamos sobre nossas impressões e compartilhamos experiências. Ainda dá tempo de entrar, é só acessar as informações do Projeto no post de apresentação, que você encontra AQUI.
 
Confesso que fui com muita sede ao pote e tenho dois projetos literários correndo simultaneamente: estou lendo os livros de Agatha Christie com vocês ao mesmo tempo que sozinha me aventuro nos livros de Sherlock Holmes. Já temos resenhas publicadas dos três primeiros livros (e vocês conferem todas elas AQUI) e a do quarto já está em preparação. Pela sincronicidade das minhas leituras e pelo assunto estar muito vivo em minha mente, adianto que já no quarto livro de Agatha Christie vou trazer a velha comparação com as aventuras do detetive de Conan Doyle. Na verdade, não me sinto muito culpada, pois a própria autora abriu essa porta no livro anterior, Assassinato no Campo de Golfe (que vocês podem ler AQUI), ao sutilmente criticar os trejeitos sherlockianos. O fato é que para mim essa comparação foi inevitável, especialmente na leitura deste livro, Poirot Investiga, o primeiro livro de contos da autora. Além disso, quase todos meus comentários se relacionam àqueles da resenha do primeiro livro de contos de Arthur Conan Doyle para a série Sherlock Holmes, As Aventuras de Sherlock Holmes (que vocês conferem AQUI), então não consigo fugir das comparações neste momento. Vamos lá?
 
Agora com quatro livros de Agatha Christie consigo decifrar mais sobre o estilo da autora. Creio que com 91 obras na lista algumas características ficarão enquanto outras serão substituídas, como é natural do amadurecimento do escritor. Ouso dizer que já consigo identificar algumas coisas, que imediatamente comparo com outros livros do gênero, especialmente Sherlock Holmes.
 
Agatha Christie é uma excelente contadora de histórias, e acho que seu charme está no carinho com que ela trata a história. Temos Hercule Poirot, o detetive belga inigualável como protagonista, mas todas suas histórias (e aqui insiro os 14 contos deste livro) tem enredos muito bem bolados com personagens interessantes e vida própria. Dou dois exemplos nestes livros, dos contos que mais gostei.  Em “A Tragédia de Marsdon Manor”, segundo conto do livro, o detetive investiga a morte suspeita de um homem pouco tempo após contratar um substancial seguro de vida. Já em “A Dama de Véu”, décimo segundo conto da obra, Poirot declara seu desejo de atuar como criminoso ao ajudar uma jovem mulher a recuperar uma carta indiscreta que pode atrapalhar seu futuro noivado. Essas suas histórias possuem em comum personagens interessantes que vão além das habilidades investigativas de Poirot, aliadas com um cenário interessante e uma sensação de “quero mais” de um enredo inteligente e divertido. E eles são perfeitos para explicar as razões para eu não ter gostado tanto deste livro quanto dos anteriores.
 
Agatha Christie sabe contextualizar sua história com tanta maestria que isso vai em seu desfavor no formato contos. Desde o último ano tenho lido um pouco mais do gênero, especialmente policiais, e gosto do ritmo acelerado e compacto que ele traz. Essas características são desfavoráveis às habilidades de Christie, que tece tão bem as circunstâncias e os personagens secundários que queremos um livro inteiro, não uma história curta. Várias vezes a sensação que tive foi uma frustração por ter a resposta tão rápida, e explicada por Poirot de um jeito muito simples. São os detalhes e as diversas camadas dos crimes aquilo que mais gosto em Christie, e perdemos isso em seus contos. Acredito que tanto “A Tragédia de Marsdon Manor” quanto “A Dama de Véu” tem material suficiente para virar um livro, e eu fico aliviada em saber que a autora não se aventura tanto assim no gênero. E é exatamente o oposto do que eu penso de Arthur Conan Doyle.
 
O autor escocês falha exatamente onde Christie brilha: na descrição da trama e suporte de personagens. Os casos resolvidos por Sherlock Holmes realmente são melhor contados em um jeito sucinto, muito pela característica metódica do personagem principal. Nunca é dado muitas informações sobre os investigados, somente aquilo que é repassado a Holmes na consulta inicial. Assim, é mais interessante saber a linha de raciocínio e o desenvolvimento, o clássico “pá pum”. Já em Poirot, é incrível acompanhar o detetive observando as diversas interações entre os inúmeros suspeitos, analisando tudo enquanto cuida do seu bigode de estimação, e vai recolhendo essas nuances de relacionamentos para desvendar o mistério. Isso é algo que demora mais para se desenvolver e explicar, razão pela qual eu prefiro os romances de Christie, mas os contos de Doyle.
 
Resolvi para esse livro dar uma nota separada para cada conto, sendo a nota final uma média daquela recebida pelos 14 contos. Vou falar um pouco sobre cada um, com a avaliação.
 
1. A Aventura do Estrela do Ocidente (The Adventure of "The Western Star"): Uma famosa atriz americana procura Poirot após receber ameaças de roubo de seu diamante. Aqui, novamente Hastings é o destaque negativo, e creio que a atuação profissional de Poirot seria muito melhor sem ele. No mais, histórias de diamantes roubados sempre são interessantes, me lembrando um pouco de Grace Kelly e Cary Grant. Não é um conto muito longo, mas é de leitura fácil. Podia ser melhor. 2.5/5
 
2. A Tragédia de Marsdon Manor (The Tragedy at Marsdon Manor): Achei bem melhor que o primeiro, talvez por que dessa vez Hastings não está muito irritante. Poirot é contratado por uma seguradora para investigar a morte de um homem que faleceu muito pouco tempo depois de ter adquirido um substancial seguro de vida. Dinâmico e divertido, misturando até um pouco de psicanálise e muito teatro. 4/5
 
3. A Aventura do Apartamento Barato (The Adventure of the Cheap Flat): A premissa do "bom demais para ser verdade", que não é incomum em contos policiais. Um casal aluga um quarto por um preço extremamente baixo em uma área nobre de Londres, o que intriga Poirot. Acabamos envolvendo com espionagem e serviço secreto. Legal, mas poderia ser melhor, muito corrido. 3/5
 
4. O Mistério de Hunter's Lodge (The Mystery of Hunter's Lodge): o Sr. Harrington Pace foi assassinado e a família procura a ajuda de Poirot para descobrir o culpado. Porém, ele está acamado com uma forte gripe e Hastings assume a investigação. Mesmo preso numa cama e somente com escassas informações por telegrama, Poirot consegue mais uma vez superar seu amigo e Japp. 3.5/5
 
5. O Roubo de Um Milhão de Dólares em Obrigações do Tesouro (The Million Dollar Bond Robbery): Poirot investiga o roubo de títulos bancários, envolvendo chaves, pastas e sincronismo portuário. Ele faz tudo! Interessante, mas beira o confuso. 2.5/5
 
6. A Aventura na Tumba Egípcia (The Adventure of the Egyptian Tomb): Poirot é supersticioso! Descobrimos esse seu lado ao embarcar na investigação de algumas mortes suspeitas de pessoas que participaram da escavação de uma tumba no Egito. Bom começo, final abaixo do esperado. 3/5
 
7. O Roubo da Joias no Grand Metropolitan (The Jewel Robbery at the Grand Metropolitan): Mais um roubo de joias, acho que a autora foi ficando sem itens de valor para se furtar! Parem seus cronômetros, pois esse é um caso interessante. As pérolas da Sra Opalsen sumiram e as suspeitas são a camareira e a dona de companhia. Cada uma ficou poucos segundos sozinha no quarto, e agora, quem foi? 3/5
 
8. O Primeiro-Ministro Sequestrado (The Kidnapped Prime Minister): A premissa de Poirot ajudando a encontrar um chefe de estado sequestrado, evitando uma crise internacional é boa, mas me decepcionou pelo ritmo dado à narrativa. 2/5
 
9. O Desaparecimento do Sr. Davenheim (The Disappearance of Mr. Davenheim): Poirot aposta com Japp e Hastings que consegue resolver o caso do desaparecimento de um bancário sem sair da sua cadeira. E quem é louco de apostar contra? Esse conto até que foi divertido, mas fiquei com a sensação de que queria mais detalhes. Essa é a questão desse livro, a prosa da Agatha Christie é tão boa que os contos são muito curtos. O exato oposto de Conan Doyle e seu Sherlock Holmes. 3/5
 
10. A Aventura do Nobre Italiano (The Adventure of the Italian Nobleman): Poirot e Hastings ajudam um médico que recebeu um telefonema alarmante de seu paciente, o italiano Foscatini. O conto tinha uma boa premissa e adorei a parte da refeição (confesso que me deu fome), mas acaba sendo muito corrido e não consegue desenvolver bem. 2/5
 
11. O Caso do Testamento Desaparecido (The Case of the Missing Will): O início foi uma estranha mistura de arrastado com acelerado, mas melhorou no final. O desespero de Poirot saindo do trem foi divertido. Apesar da solução divertida, achei muito pouco explicada e sucinta. 2.5/5
 
12. A Dama de Véu (The Veiled Lady): Um bom conto! Uniu o conto anterior de forma surpreendente e algumas informações soltas lançadas no início da história. Agora, Poirot tentando ser um criminoso realmente é algo formidável. Mais uma vez reclamo que foi um pouco rápido demais, mas... 4/5
 
13. A Mina Perdida (The Lost Mine): ao justificar seus motivos para não entrar em investimentos de alto risco, Poirot conta o caso de um chinês que desapareceu e posteriormente foi encontrado morto no Tâmisa por causa de documentos de um desses "negócios imperdíveis". Boa premissa, execução fraca. Mediano. 2.5/5
 
14. A Caixa de Bombons (The Chocolate Box): Poirot narra um caso onde ele cometeu um erro. Uma boa premissa com algumas falhas na execução. 2.5/5
E vocês, o que acharam?
 
Até mês que vem, dessa vez com a apresentação de um novo personagem recorrente: Coronel Race! Esse é nosso quinto livro, O HOMEM DO TERNO MARROM, nos dando uma pausa nos trejeitos de Hercule Poirot!
 
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Série Hercule Poirot
 
1.  O Misterioso Caso de Styles (The Mysterious Affair at Styles), 1920
2.  Assassinato no campo de Golfe (The Murder on the Links), 1923
3.  Poirot Investiga (Poirot Investigates), 1924
4.  O Assassinato de Roger Ackroyd (The Murder of Roger Ackroyd), 1926
5.  Os Quatro Grandes (The Big Four), 1927
6.  O Mistério do Trem Azul (The Mystery of the Blue Train), 1928
7.  Café Preto (Black Coffee), 1930
8.  A Casa do Penhasco (Peril at End House), 1932
9.  Treze à Mesa (Lord Edgware Dies), 1933
10.  Assassinato no Expresso do Oriente (Murder on the Orient Express), 1934
11.  Tragédia em Três Atos (Three Act Tragedy), 1935
12.  Morte nas Nuvens (Death in the Clouds), 1935
13.  Os Crimes ABC (The A.B.C. Murders), 1936
14.  Morte na Mesopotâmia (Murder in Mesopotamia), 1936
15. Cartas na Mesa (Cards on the Table), 1936
16.  Assassinato no Beco (Murder in the Mews), 1937
17.  Poirot Perde uma Cliente (Dumb Witness/Poirot Loses a Client), 1937
18.  Morte no Nilo (Death on the Nile), 1937
19. Encontro com a Morte (Appointment with Death), 1938
20. O Natal de Poirot (Hercule Poirot’s Christmas), 1938
21. The Regatta Mystery and Other Stories, 1939 (Não lançado no Brasil)
22. Cipreste Triste (Sad Cypress), 1940
23. Uma Dose Mortal (One, Two, Buckle My Shoe), 1940
24.  Morte na Praia (Evil Under the Sun), 1941
25.  Os Cinco Porquinhos (Five Little Pigs), 1942
26.  A Mansão Hollow (The Hollow), 1946
27.  Os Trabalhos de Hércules (The Labours of Hercules), 1947
28.  Testemunha de Acusação e Outras Histórias (The Witness for the Prosecution and Other Stories), 1948
29.  Seguindo a Correnteza (Taken at the Flood), 1948
30.  Os Três Ratos Cegos e Outras Histórias (Three Blind Mice and Other Stories), 1950
31.  Poirot Sempre Espera e Outras Histórias (The Under Dog and Other Stories), 1951
32.  A Morte da Sra. McGinty (Mrs McGuinty’s Dead), 1952
33.  Depois do Funeral (After the Funeral), 1953
34.  Morte na Rua Hickory (Hickory Dickory Dock), 1955
35.  A Extravagância do Morto (Dead Man’s Folly), 1956
36.  Um Gato entre os Pombos (Cat Among the Pigeons), 1959
37.  A Aventura do Pudim de Natal (The Adventure of the Christmas Pudding), 1960
38.  Double Sin and Other Stories, 1961 (Não lançado no Brasil)
39.  Os Relógios (The Clocks), 1963
40. A Terceira Moça (Third Girl), 1966
41. A Noite das Bruxas (Hallowe’en Party), 1969
42.  Os elefantes não esquecem (Elephants Can Remember), 1972
43.  Os Primeiros Casos de Poirot (Poirot’s Early Cases), 1974
44. Cai o Pano (Curtain), 1975

Avaliação (1 a 5): 2.86


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