O Mistério de Listerdale – Agatha Christie

>>  sexta-feira, 17 de maio de 2024

 

CHRISTIE, Agatha. O Mistério de Listerdale. Portugal: Editora Asa, 2008. 208 p. Título original: The Listerdale Mystery.
 
“O Mistério de Listerdale” é o vigésimo sexto livro do PROJETO AGATHA CHRISTIE. Foi publicado em 1934 no Reino Unido e em 1963 no Brasil, trazendo 12 contos, com destaque para aquele que nomeia o livro. O Projeto Agatha Christie é uma iniciativa do Blog Viagem Literária para reunir leitores fãs da autora e que desejam ler ou reler a sua obra, seguindo a ordem cronológica de lançamento dos livros. Lemos juntos um livro por mês e nesse período conversamos sobre nossas impressões e compartilhamos experiências. 
 
Mais um exemplar de contos da autora, e mais uma vez atesto a minha preferência pelos romances tradicionais. A leitura de Listerdale evidencia um talento literário para maior desenvolvimento de enredos e histórias, fazendo com que os contos percam um pouco no quesito conteúdo. Aqui, temos histórias interessantes que muito bem poderiam ser desenvolvidas em um livro solo. Trago aqui as minhas favoritas.
 
1. O Mistério de Listerdale
 
O conto que dá nome ao livro , "O Mistério de Listerdale" é intrigante e cativante, abrindo muito bem os trabalhos. A autora mais uma vez consegue contar uma interessante história de intriga e reviravoltas inesperadas.Tendo como pano de fundo a crise pós-financeira, a família St. Vincent está passando por um período conturbado, sofrendo as mágoas e dores advindas do declínio social. A senhora St. Vincent, ao lado de seu filho Rupert e de sua filha Barbara, vive em condições precárias depois que infortúnios financeiros os forçam a deixar sua casa ancestral. No entanto, a sorte deles aparentemente muda quando eles se deparam com um anúncio de uma casa aparentemente perfeita em Westminster com um aluguel inacreditavelmente baixo. Apesar das suspeitas de Rupert sobre o misterioso desaparecimento do dono da casa, Lord Listerdale, a família decide fixar residência. À medida que se instalam na sua nova morada, os segredos começam a aparecer. Afinal, as vezes a oferta realmente é boa demais para ser verdade.
 
2. A garota no trem
 
Meu Deus, como eu amo histórias de suspense passadas em um trem. Só esse cenário é o suficiente para garantir a leitura até o final. Talvez por isso, esse conto tenha se destacado. George Rowland, um jovem desiludido com a riqueza da sua família, embarca numa viagem espontânea ao Castelo de Rowland, na esperança de uma mudança de ritmo. Seus planos tomam um rumo inesperado quando ele encontra uma garota misteriosa, Elizabeth, que lhe confia um pacote antes de desaparecer. A curiosidade de George leva-o a uma teia de espionagem e intriga envolvendo espiões estrangeiros e um casamento secreto, onde a melhor lição seria jamais aceitar bagagem de estranhos.
 
3. Jane a procura de um emprego
 
Somos todas Jane, não é verdade? Nesse curioso conto, Jane Cleveland, enfrentando dificuldades financeiras, responde a um anúncio de emprego que procura uma jovem com qualidades específicas (o golpe está aí, cai quem quer!). Mal ela sabe, isso a leva a uma perigosa charada que envolve se passar pela grã-duquesa Paulina de Ostrava para frustrar tentativas de assassinato. Mais um dia na vida de trabalho da classe média!
 
4. A aventura do Sr. Eastwood
 
Esse conto entra na lista de favoritos por ser um que simplesmente me cativou, de leitura ainda mais fácil que “O Mistério de Listerdale”. Anthony Eastwood, um escritor que sofre de bloqueio criativo, recebe um telefonema de uma garota chamada Carmen em busca de ajuda. Intrigado, ele segue as instruções dela até um endereço, apenas para ser acusado de assassinato ao chegar. Provando habilmente sua inocência à polícia, Anthony descobre uma história complicada envolvendo um xale espanhol roubado, vários roubos e o assassinato de Anna Rosenborg. À medida que a verdade é revelada, Anthony faz descobertas e, quem sabe, encontra inspirações.
 
5. Acidente
 
O ex-inspetor Evans se convence de que a Sra. Merrowdene, anteriormente conhecida como Sra. Anthony, é uma assassina em série após reconhecê-la em uma vila inglesa. Apesar de sua absolvição pela morte de seu marido, Evans suspeita de seu envolvimento em outro assassinato e tem certeza de que planeja matar seu atual marido, o professor Merrowdene. Esse conto entra na lista pois garante entretenimento e temas favoritos da autora: esposas vingativas, crimes passados e veneno. Muito veneno!
 
Em geral, foi um livro mediano, mas que entretém. Certamente não será dos meus favoritos, mas entrega tudo aquilo que procuramos nos livros da autora: uma leitura fácil divertida e despretensiosa.
 
O próximo livro a ser resenhado será “Tragédia em Três Atos”, mais uma aventura da autora que conta com a ilustre presença de Hercule Poirot.
 
Adicione ao seu Skoob!
 
Avaliação (1 a 5): 2.5




Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO