Tragédia em três atos – Agatha Christie
>> segunda-feira, 20 de maio de 2024
CHRISTIE, Agatha. Tragédia em três atos. Porto Alegre: Editora L&PM Pocket, 2012. 256p. Título original: Three Act Tragedy.
Tragédia em três atos é o 27º livro do Projeto Agatha Christie. Estamos lendo 1 livro por mês da Rainha do Crime e eu estou adorando essa ideia, os livros anteriores você encontra AQUI. Confiram o que eu achei de mais uma história com o famoso Hercule Poirot!
No passado Sir Charles Cartwright foi um famoso ator de teatro. A veia dramática nunca deixou de fazer parte de sua vida. Rico e solteiro, ele costuma mudar constantemente de planos e comportamento. Quando organiza um jantar em sua casa na Cornualha, Sir Charles recebe, entre seus convidados, o famoso Detetive Hercule Poirot, agora já aposentado.
Logo na primeira noite, durante o jantar, um dos convidados tem uma morte súbita. Alguns convidados pensam em assassinato, mas um pastor idoso e sem inimigos, não parece atrair inimigos. Poirot descarta a ideia e vai embora tranquilamente, o teste na taça onde o pastor bebia, não apontou indícios de envenenamento. Um dos grandes amigos do dono da casa, Sir Satterthwaite, adora um bom mistério. Ele já teve sucesso em desvendar alguns casos no passado (ver O misterioso Mr. Quin) e fica intrigado com o acontecido.
Quando em um outro jantar, em outro lugar, outra pessoa morre de maneira similar, as investigações começam. Agora todos sabem que o segundo morto foi realmente assassinado, e começam a levantar informações sobre o passado da primeira vítima. Sir Charles, Sir Satterthwaite e a Srta. Hermione Lytton Gore começam a investigar.
Assustados, eles sabem que precisam descobrir o culpado antes que mais alguém morra. Todos que estavam nos dois jantares são suspeitos. Perdidos e sem saber como agir, eles dão um jeito de trazer Poirot de volta à cena, para ajudar na investigação.
~~~~~~~~~
Eu amo alguns livros da autora, outros acho apenas normais, sem tanta graça. Mas nunca deixo de me surpreender com a versatilidade da Agatha! Incrível como a autora consegue sempre se recriar, sempre apostar em tramas novas. Você não vê aquela mesma fórmula em todos os seus livros, como vemos muito hoje nas séries e thrillers/ficção policial atuais.
Neste livro o diferencial é exatamente a participação de Hercule Poirot. Que aparece no início rapidamente e depois some de cena por boa parte do livro. Em uma investigação bagunçada, sem critério, nós vemos nossos três investigadores inexperientes, atirando para todo lado e deixando muita coisa passar batido. E quando Poirot volta, já quase no final, e começa a comandar o show, você vê claramente a diferença de um detetive experiente à frente das investigações. Achei muito interessante esse contraste, e para mim foi o grande destaque do livro.
Esse foi o ápice do livro, porque os personagens em si não me empolgaram muito. Achei algumas coisas meio furadas também e outras sem resposta. Tem uma acidente falso de carro, que não contam porque uma pessoa pediu para outra armar aquilo. E o final em si achei ótimo por um lado, me surpreendeu e gostei de tudo ser bem teatral, mas por outro não faz muito sentido o comportamento da pessoa que matou. [ALERTA DE SPOILER] No final se descobre que o assassino era Sir Charles, que ele matou o reverendo de forma aleatória (ele queria testar a eficácia do seu método e matar alguém sem motivo era a melhor forma. O que foi sinistro, bizarro e interessante) e ele queria mesmo era matar um amigo antigo, o médico. E fez isso porque queria se casar com a Hermione, mas o médico sabia que ele já era casado (se casou muito novo e ninguém teria provas, mas a esposa era viva e morava em um hospício e o médico sabia). O que não gostei foi que ele convida Poirot para o jantar, depois não liga quando ele volta a investigar. E ele mesmo insistia que o reverendo havia sido assassinado, sendo que todo mundo concluiu que foi acidente. Não é o comportamento de alguém que quer se safar de um crime hehe. Só serviu realmente para ninguém desconfiar dele. [FIM DO SPOILER]
Estou curtindo o projeto, sempre gostei muito da autora e é muito interessante esta experiência de ler todos os seus livros na ordem de publicação. Leiam!
Série Hercule Poirot
- O Misterioso Caso de Styles (The Mysterious Affair at Styles), 1920
- Assassinato no campo de Golfe (The Murder onthe Links), 1923
- Poirot Investiga (Poirot Investigates), 1924
- O Assassinato de Roger Ackroyd (The Murder of Roger Ackroyd), 1926
- Os Quatro Grandes (The Big Four), 1927
- O Mistério do Trem Azul (The Mystery of the Blue Train), 1928
- Café Preto (Black Coffee), 1930
- A Casa do Penhasco (Peril at End House), 1932
- Treze à Mesa (Lord Edgware Dies), 1933
- Assassinato no Expresso do Oriente (Murder on the Orient Express), 1934
- Tragédia em Três Atos (Three Act Tragedy), 1935
- Morte nas Nuvens (Death in the Clouds), 1935
- Os Crimes ABC (The A.B.C. Murders), 1936
- Morte na Mesopotâmia (Murder in Mesopotamia), 1936
- Cartas na Mesa (Cards on the Table), 1936
- Assassinato no Beco (Murder in the Mews), 1937
- Poirot Perde uma Cliente (Dumb Witness/Poirot Loses a Client), 1937
- Morte no Nilo (Death on the Nile), 1937
- Encontro com a Morte (Appointment with Death), 1938
- O Natal de Poirot (Hercule Poirot’s Christmas), 1938
- The Regatta Mystery and Other Stories, 1939 (Não lançado no Brasil)
- Cipreste Triste (Sad Cypress), 1940
- Uma Dose Mortal (One, Two, Buckle My Shoe), 1940
- Morte na Praia (Evil Under the Sun), 1941
- Os Cinco Porquinhos (Five Little Pigs), 1942
- A Mansão Hollow (The Hollow), 1946
- Os Trabalhos de Hércules (The Labours of Hercules), 1947
- Testemunha de Acusação e Outras Histórias (The Witness for the Prosecution and Other Stories), 1948
- Seguindo a Correnteza (Taken at the Flood), 1948
- Os Três Ratos Cegos e Outras Histórias (Three Blind Mice and Other Stories), 1950
- Poirot Sempre Espera e Outras Histórias (The Under Dog and Other Stories), 1951
- A Morte da Sra. McGinty (Mrs McGuinty’s Dead), 1952
- Depois do Funeral (After the Funeral), 1953
- Morte na Rua Hickory (Hickory Dickory Dock), 1955
- A Extravagância do Morto (Dead Man’s Folly), 1956
- Um Gato entre os Pombos (Cat Among the Pigeons), 1959
- A Aventura do Pudim de Natal (The Adventure of the Christmas Pudding), 1960
- Double Sin and Other Stories, 1961 (Não lançado no Brasil)
- Os Relógios (The Clocks), 1963
- A Terceira Moça (Third Girl), 1966
- A Noite das Bruxas (Hallowe’en Party), 1969
- Os elefantes não esquecem (Elephants Can Remember), 1972
- Os Primeiros Casos de Poirot (Poirot’s Early Cases), 1974
- Cai o Pano (Curtain), 1975
Adicione ao seu Skoob!
Avaliação (1 a 5):