A pequena confeitaria de Paris - Julie Caplin

>>  segunda-feira, 20 de novembro de 2023


CAPLIN, Julie. A pequena confeitaria de Paris. São Paulo: Editora Arqueiro, 2023. 352p. (Destinos Românticos, v.3). Título original: The Little Paris Patisserie.

"Nina encarou os próprios pés. Será que Sebastian era mesmo sua peça do quebra-cabeça? E, se fosse, ela era alguma espécie de masoquista maluca, porque ele era o mau humor em pessoa. O que dentro dela tinha tanta certeza de que Sebastian era a pessoa certa? Será que o desejara por tanto tempo que tinha se tornado um hábito? Será que isso a fizera parar de olhar para os lados?" p. 168

A série Destinos Românticos é leve, até então independente, e cada livro se passa em um local turístico famoso. No 3º volume, vamos para Paris! Confiram o que achei de A pequena confeitaria de Paris da Julie Caplin.

Nina Hadley é uma mulher adulta, com mais de 30 anos, mas é também a irmã mais nova de uma família de cinco filhos, todos homens. Ela sempre foi superprotegida por todos.  Todas as suas decisões são questionadas, avaliadas e eles estão sempre prontos para ajudar. Ela ama a família, mas já está nervosa com tanta atenção indesejada. Até porque, ela ainda não decidiu o que fazer da vida, e mora e trabalha na propriedade dos pais, cozinhando para a pequena loja da família. E o restaurante onde trabalha, acabou de fechar e dispensar os funcionários.

Sebastian Finlay é um chef de sucesso e o melhor amigo de Nick, irmão de Nina. Eles cresceram juntos e Sebastian não saia da casa de seus pais. Na adolescência Nina se apaixonou por ele, mas foi dispensada e depois disso, passou a evitá-lo sempre que conseguia.  Ela nunca o esqueceu, mesmo ele se tornando cada vez mais famoso e arrogante.  

Qual não é sua surpresa, quando aparece uma oportunidade imperdível. Sebastian quebrou a perna e precisa de ajuda para dar um curso de confeitaria em Paris! E oferece a Nina, depois de seu irmão insistir, um trabalho como sua assistente.  Claro que ela aceita e se muda entusiasmada para uma temporada em Paris, e melhor, longe da família. 

Lá ela conhece a Confeitaria C, que já foi uma charmosa confeitaria da cidade. Agora está praticamente fechada, vendendo produtos terceirizados com apenas um atendente, Marcel. Ao começar o curso, entusiasmada com as novas receitas de confeitaria, Nina descobre novas habilidades e resolve melhorar o local, claro que sem Sebastian saber. Ela e seus novos amigos, que estão participando do curso, tem novas ideias e as colocam em prática.

Resta saber como tudo isso vai terminar, já que em 7 semanas o curso acaba, e Nina precisará voltar para casa. 

~~~~~~~~~~~

Eu adorei o primeiro livro da série, ainda é meu favorito. Achei o segundo também bem fofo e divertido, mas infelizmente este aqui foi o que menos gostei até agora. Ficou abaixo das expectativas, não foi uma leitura ruim, mas deixou a desejar em alguns quesitos. 

Gostei de Nina, a protagonista. Ela amadureceu muito durante o livro e tenta encontrar seu lugar no mundo adulto, longe dos olhos e da proteção da família. Se muda para um país diferente, arrisca em uma nova área e faz muitos amigos. Nina é batalhadora e dedicada, faz de tudo para atender as expectativas loucas do Sebastian. E aí está a primeira coisa de que não gostei, o mocinho. Não achei que os dois tinham química, as cenas de romance são a conta gotas e só no final algo realmente acontece. Eu achei ele sem educação, egoísta e um péssimo chefe, não consegui torcer por ele hora nenhuma! Inclusive Alex, o coadjuvante que trabalha como gerente no hotel onde Sebastian está hospedado, é um fofo e muito mais interessante (ele irá protagonizar o próximo livro). O romance para mim foi fraco e não curti os dois juntos, nem no final. 

Os outros personagens são ótimos. Adorei tudo ligado à confeitaria, as receitas que ela ia criando e suas comparações com as famosas confeitarias parisienses. Mas no geral, achei a ambientação um pouco pobre. Estamos falando de Paris! Eu esperava descrições dos bairros, das feiras, padarias, restaurantes e museus. Ela cita duas confeitarias, uma delas a famosa Ladurée, e sei lá, tudo pareceu uma pesquisa pobre no Google.  

Apesar de gostar da parte da renovação da confeitaria e etc, eu achei tudo aquilo muito pouco crível. Ela simplesmente comprava os ingredientes com o cartão de Sebastian, cozinhava, o Marcel vendia... e fez sucesso. Ok, mas dava lucro? Pagava as contas? Eu esperava mais do desenvolvimento da Nina como profissional adulta de sucesso. Por outro lado, adorei todos juntos trabalhando para impedir que o local fosse fechado e para ajudar Marcel. 

Foi uma leitura gostosinha, mas o que menos gostei da coleção até agora. Pretendo continuar e estou esperançosa com o livro do Alex. Quem leu me conte se curtiu!

Adicione ao seu Skoob!

Série Destinos Românticos: 
  1. O pequeno café de Copenhague (The little café in Copenhagen) - Kate
  2. A pequena padaria do Brooklyn (The Little Brooklyn Bakery) - Sophie
  3. A pequena confeitaria de Paris (The Little Paris Patisserie) - Nina
  4. A pequena pousada da Islândia (The Northern Lights Lodge) (os demais ainda não lançados no Brasil)
  5. The Secret Cove in Croatia
  6. The Little Teashop in Tokyo - Fiona
  7. The Little Swiss Ski Chalet
  8. The Cosy Cottage in Ireland
  9. The Christmas Castle in Scotland
  10. The French Chateau Dream.
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO