A caça - Jussi Adler-Olsen

>>  segunda-feira, 10 de novembro de 2025


ADLER-OLSEN, Jussi. A caça. Rio de Janeiro: Editora Record, 2015. 462p. (Departamento Q, v.2). Título original: The absent one.

"Ao despertar, seu corpo inteiro tremia de frio e, ao mesmo tempo, a testa estava banhada de suor. Em geral, os sonhos chegavam àquele ponto de sua vida em que ela tinha voltado as costas às expectativas desmedidas desses animais burgueses, a sua falsidade e a seu bem-querer artificial - a tudo o que queria esquecer." Posição 2271

A série Dept. Q da Netflix teve uma primeira temporada bem interessante, mas nem de perto supera os livros muito bem escritos e com tramas fortes da Jussi Adler-Olsen. Eu adorei o primeiro, A mulher enjaulada, e hoje conto o que achei do segundo livro da série, A caça!

O detetive Carl Mørck acaba de voltar de férias quando encontra em sua mesa, uma pasta separada de todas outras, o caso Rørvig. Não foi seu assistente que a deixou ali, Assad também não sabe de nada. O caso não estava encerrado? Dois irmãos haviam sido assassinados de forma violenta em uma casa de veraneio, anos depois uma pessoa confessara o crime e estava presa. Mas, aparentemente, alguém discorda da solução. Curioso, Carl começa a investigar. 

"Havia acabado de ser envolvido por aquilo que tinha sido sua maldição desde a juventude: ninguém fora ele, apenas ele, podia determinar seus passos." 

As pistas que encontra levam o detetive a investigar um grupo de homens milionários e muito poderosos. Um deles trabalha no mercado de ações, outro na indústria da moda e o terceiro com hospitais de cirurgia plástica em vários locais do mundo. Ditlev, Torsten e Ulrik eram perigosos e fariam de tudo para encerrar mais uma investigação. Um grupo que já havia sido formado por 6 pessoas que estudaram juntas em um internato e ficaram amigos por toda a vida. Além dos três homens acima, um deles, Kristian, morreu em um acidente estranho. O outro, Bjarne, o único pobre da turma, estava preso por confessar o assassinato. 

Nas sarjetas mais imundas e sinistras de Copenhage, vive a última integrante  do grupo e a única mulher. Kimmie, uma moradora de rua atormentada por vozes e que precisa roubar para viver. Ela parece estar sempre fugindo. E de fato está. Kimmie parece saber algo capaz de ameaçar o futuro dos três integrantes restantes. Algo que pode ter a ver com o caso antes encerrado, mas que, infelizmente para os três, acaba de ser reaberto pelo incansável detetive Mørk.

~~~~~~~~~~~~

Eu adorei o 1º livro, A mulher enjaulada, mas ele tem o início lento, já que apresenta todos os personagens e Carl está passando por um período muito turbulento após o ataque que matou um dos seus parceiros e deixou outro tetraplégico. Como vocês podem ver, sim, precisa ler na ordem :D. O segundo livro já começa bem mais interessante, com muita coisa acontecendo e eu amei tudo!!

Da narrativa forte e personagens terríveis e muito bem construídos, até o final eletrizante e toda a construção da investigação. 

Aqui a narrativa alterna e os assassinos ganham voz, vários deles narram durante a trama. E o interessante é que desde o começo já sabemos quem são os culpados, o que eles fizeram, e mesmo assim o livro não perde o fôlego. Normalmente ficção policial que já mostra quem é o culpado com a pessoa ganhando narrativa, perde bastante do interesse porque não tem mais aquele suspense, e aqui isso não acontece. 

Isso porquê, o interessante não é o "quem matou" e sim como pegá-los! Já que são escorregadios, influentes, podres de ricos e sem limites. Além deles, várias pessoas influentes estudaram no tal internato e tentam encerrar a investigação. Como sempre, Carl e Assad não obedecem a ninguém e seguem com o trabalho. E aqui temos mais um membro na equipe do Departamento Q, Rose entra para o grupo. Apesar de competente, ela é bem chatinha no começo, espero que desenvolvam mais a personagem. 

São vários arcos de personagens e todos são bem explorados. Morri de pena de Kimmie o livro todo, mesmo sabendo que ela era tão culpada pelos atos no passado, quanto os outros. Mas o que aqueles homens escrotos fizeram com ela, difícil digerir. O trio lá dos milionários era de embrulhar o estômago; inclusive a descrição das caças "esportivas" deles foi das mais fortes e tristes que já li. Pobre dos animais. Assad é sempre ótimo, adoro o personagem. E Carl, uma incógnita para esse povo que acha que pode comprar todo mundo. Mal sabem eles que o protagonista está pouco se lixando para carreira, dinheiro, política... só quer resolver o caso.

Como disse no início a série foi adaptada para a TV pela Netflix, tivemos uma temporada e foi renovada. Eles mudaram bastante o primeiro livro, várias coisas ficaram bem pior, claro, como a mudança da motivação do crime. Rose já está lá, aqui ela só aparece no livro 2 e são totalmente diferentes (a da série bem mais legal rs). O que gostei na TV foi que Hardy está bem melhor do que no livro, adoro o personagem. E no livro ele quase morto... E na série no final temos Merit aparecendo e conta muitas coisas que ficam no ar no livro. 

[ALERTA DE SPOILERS] No final, Carl e Assad chegam à propriedade de Torsten, sem um mandato nem nada, para fazer algumas perguntas. Mal sabem eles que está para começar uma nova caçada e soltaram uma raposa feroz e infectada com raiva na floresta. Kimmie também consegue entrar no local e pretende se vingar dos três.  Eles conseguem achar os dois lerdos (nunca vi dois policiais tão inocentes igual Carl e Assad) e quase os matam. Prendem Assad na gaiola com um felino, atiram em Carl no ombro com uma besta e ele tenta fugir todo enrolado em fita isolante. Se não fosse Kimmie pra chegar e, simplesmente, desarmar os três, colocar eles na gaiola e jogar uma granada lá dentro... eles não teriam sobrevivido. Que final! Mas acho que faltou mais ação depois que Kimmie chega, eles se rendem fácil demais. [FIM DOS SPOILERS]

O final foi repleto de ação e impossível de parar a leitura, amei!! A minha maior tristeza é que não lançaram os outros livros da série no Brasil, quem sabe agora com a série de TV a Editora Record não muda de ideia? Tomara!  

Quem leu me conte se curtiu, espero que vocês leiam e amem também!


Adicione ao seu Skoob!

Série Departamento Q:
  1. A mulher enjaulada (The Keeper of Lost Causes)
  2. A caça (The absent one)
  3. Flaskepost fra P (Os demais não lançados no Brasil)
  4. Journal 64
  5. Marco Effekten
  6. The Hanging Girl
  7. The Scarred Woman
  8. Victim 2117
  9. The Shadow Murders
  10. Locked In
  11. Døde sjæle synger ikke.

Avaliação (1 a 5): 

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO