A caça - Jussi Adler-Olsen
>> segunda-feira, 10 de novembro de 2025
ADLER-OLSEN, Jussi. A caça. Rio de Janeiro: Editora Record, 2015. 462p. (Departamento Q, v.2). Título original: The absent one.
"Ao despertar, seu corpo inteiro tremia de frio e, ao mesmo tempo, a testa estava banhada de suor. Em geral, os sonhos chegavam àquele ponto de sua vida em que ela tinha voltado as costas às expectativas desmedidas desses animais burgueses, a sua falsidade e a seu bem-querer artificial - a tudo o que queria esquecer." Posição 2271
A série Dept. Q da Netflix teve uma primeira temporada bem interessante, mas nem de perto supera os livros muito bem escritos e com tramas fortes da Jussi Adler-Olsen. Eu adorei o primeiro, A mulher enjaulada, e hoje conto o que achei do segundo livro da série, A caça!
O detetive Carl Mørck acaba de voltar de férias quando encontra em sua mesa, uma pasta separada de todas outras, o caso Rørvig. Não foi seu assistente que a deixou ali, Assad também não sabe de nada. O caso não estava encerrado? Dois irmãos haviam sido assassinados de forma violenta em uma casa de veraneio, anos depois uma pessoa confessara o crime e estava presa. Mas, aparentemente, alguém discorda da solução. Curioso, Carl começa a investigar.
"Havia acabado de ser envolvido por aquilo que tinha sido sua maldição desde a juventude: ninguém fora ele, apenas ele, podia determinar seus passos."
As pistas que encontra levam o detetive a investigar um grupo de homens milionários e muito poderosos. Um deles trabalha no mercado de ações, outro na indústria da moda e o terceiro com hospitais de cirurgia plástica em vários locais do mundo. Ditlev, Torsten e Ulrik eram perigosos e fariam de tudo para encerrar mais uma investigação. Um grupo que já havia sido formado por 6 pessoas que estudaram juntas em um internato e ficaram amigos por toda a vida. Além dos três homens acima, um deles, Kristian, morreu em um acidente estranho. O outro, Bjarne, o único pobre da turma, estava preso por confessar o assassinato.
Nas sarjetas mais imundas e sinistras de Copenhage, vive a última integrante do grupo e a única mulher. Kimmie, uma moradora de rua atormentada por vozes e que precisa roubar para viver. Ela parece estar sempre fugindo. E de fato está. Kimmie parece saber algo capaz de ameaçar o futuro dos três integrantes restantes. Algo que pode ter a ver com o caso antes encerrado, mas que, infelizmente para os três, acaba de ser reaberto pelo incansável detetive Mørk.
~~~~~~~~~~~~
Eu adorei o 1º livro, A mulher enjaulada, mas ele tem o início lento, já que apresenta todos os personagens e Carl está passando por um período muito turbulento após o ataque que matou um dos seus parceiros e deixou outro tetraplégico. Como vocês podem ver, sim, precisa ler na ordem :D. O segundo livro já começa bem mais interessante, com muita coisa acontecendo e eu amei tudo!!
Da narrativa forte e personagens terríveis e muito bem construídos, até o final eletrizante e toda a construção da investigação.
Aqui a narrativa alterna e os assassinos ganham voz, vários deles narram durante a trama. E o interessante é que desde o começo já sabemos quem são os culpados, o que eles fizeram, e mesmo assim o livro não perde o fôlego. Normalmente ficção policial que já mostra quem é o culpado com a pessoa ganhando narrativa, perde bastante do interesse porque não tem mais aquele suspense, e aqui isso não acontece.
Isso porquê, o interessante não é o "quem matou" e sim como pegá-los! Já que são escorregadios, influentes, podres de ricos e sem limites. Além deles, várias pessoas influentes estudaram no tal internato e tentam encerrar a investigação. Como sempre, Carl e Assad não obedecem a ninguém e seguem com o trabalho. E aqui temos mais um membro na equipe do Departamento Q, Rose entra para o grupo. Apesar de competente, ela é bem chatinha no começo, espero que desenvolvam mais a personagem.
São vários arcos de personagens e todos são bem explorados. Morri de pena de Kimmie o livro todo, mesmo sabendo que ela era tão culpada pelos atos no passado, quanto os outros. Mas o que aqueles homens escrotos fizeram com ela, difícil digerir. O trio lá dos milionários era de embrulhar o estômago; inclusive a descrição das caças "esportivas" deles foi das mais fortes e tristes que já li. Pobre dos animais. Assad é sempre ótimo, adoro o personagem. E Carl, uma incógnita para esse povo que acha que pode comprar todo mundo. Mal sabem eles que o protagonista está pouco se lixando para carreira, dinheiro, política... só quer resolver o caso.
Como disse no início a série foi adaptada para a TV pela Netflix, tivemos uma temporada e foi renovada. Eles mudaram bastante o primeiro livro, várias coisas ficaram bem pior, claro, como a mudança da motivação do crime. Rose já está lá, aqui ela só aparece no livro 2 e são totalmente diferentes (a da série bem mais legal rs). O que gostei na TV foi que Hardy está bem melhor do que no livro, adoro o personagem. E no livro ele quase morto... E na série no final temos Merit aparecendo e conta muitas coisas que ficam no ar no livro.
[ALERTA DE SPOILERS] No final, Carl e Assad chegam à propriedade de Torsten, sem um mandato nem nada, para fazer algumas perguntas. Mal sabem eles que está para começar uma nova caçada e soltaram uma raposa feroz e infectada com raiva na floresta. Kimmie também consegue entrar no local e pretende se vingar dos três. Eles conseguem achar os dois lerdos (nunca vi dois policiais tão inocentes igual Carl e Assad) e quase os matam. Prendem Assad na gaiola com um felino, atiram em Carl no ombro com uma besta e ele tenta fugir todo enrolado em fita isolante. Se não fosse Kimmie pra chegar e, simplesmente, desarmar os três, colocar eles na gaiola e jogar uma granada lá dentro... eles não teriam sobrevivido. Que final! Mas acho que faltou mais ação depois que Kimmie chega, eles se rendem fácil demais. [FIM DOS SPOILERS]
O final foi repleto de ação e impossível de parar a leitura, amei!! A minha maior tristeza é que não lançaram os outros livros da série no Brasil, quem sabe agora com a série de TV a Editora Record não muda de ideia? Tomara!
Quem leu me conte se curtiu, espero que vocês leiam e amem também!
Adicione ao seu Skoob!
Série Departamento Q:
- A mulher enjaulada (The Keeper of Lost Causes)
- A caça (The absent one)
- Flaskepost fra P (Os demais não lançados no Brasil)
- Journal 64
- Marco Effekten
- The Hanging Girl
- The Scarred Woman
- Victim 2117
- The Shadow Murders
- Locked In
- Døde sjæle synger ikke.
Avaliação (1 a 5):






