O nevoeiro de Shadow Sands - Robert Bryndza
>> segunda-feira, 24 de novembro de 2025
BRYNDZA, Robert. O nevoeiro de Shadow Sands. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2022. 272p. (Kate Marshall, v.2). Título original: Shadow Sands.
"- Promete que vai encontrar essa Magdalena? Fui ignorada por muitos homens, pela polícia, pelos serviços sociais, pelos médicos... Pensei em botar um fim nisso tudo muitas vezes. Talvez não tenha feito isso ainda porque tinha que conversar com você e contar minha história." p.140
O Canibal de Nine Elms dá início a nova série de ficção policial do Robert Bryndza, a série Kate Marshall. Confiram o que achei do 2º volume, O nevoeiro de Shadow Sands!
Esta resenha contém spoilers se você não leu o 1º livro!
Kate Marshall achou que tinha deixado no passado sua carreira de policial. Após ser demitida injustamente há mais de 15 anos atrás, ela superou o fato de ter se envolvido romanticamente com seu superior na polícia, que também provou-se ser um perigoso serial killer. Para piorar, Kate estava grávida e teve um filho desse breve relacionamento. Sem conseguir superar tudo isso, se tornou alcoólatra e perdeu a guarda do filho para os pais. Superou tudo isso e hoje tem uma carreira promissora como professora universitária. Mas as investigações parecem persegui-la...
Depois de desvendar quem seria o "novo" canibal de Nine Elms, ela e seu assistente de pesquisa, Tristan Harper, voltam a trabalhar apenas na universidade. Ela tentou iniciar uma carreira como detetive particular, mas acabou deixando isso de lado.
Seu filho, Jake, estava passando as férias com ela quando ao mergulhar em uma represa local, eles encontram um corpo de um rapaz. A represa de Shadow Sands é enorme e muito profunda. A morte é classificada rapidamente como acidental e o caso encerrado, o que Kate acha estranho. Ela deixa tudo isso de lado, até que é procurada pela mãe do rapaz que contrata Kate para investigar o caso.
Simon era um rapaz atlético e um excelente nadador, que inclusive competia no esporte. Ele e seu melhor amigo estavam acampando próximo a represa quando Simon saiu sozinho à noite para dar uma volta, e nunca mais voltou. As circunstâncias da morte são estranhas. Ao começar a investigar, Tristan e Kate se deparam com casos estranhos ocorridos perto da represa no passado, desaparecimentos pouco investigados e ignorados pela polícia local.
Eles conseguem reabrir o caso como morte suspeita, mas a polícia mais uma vez consegue encerrar rapidamente o caso de forma ainda mais estranha. O novo chefe de polícia, Henry Ko, era muito jovem e assumiu o cargo após o pai se aposentar. A família parecia ser muito próxima dos ricos donos da represa. Tudo era muito suspeito.
Quando uma professora da universidade, Magdalena, desaparece misteriosamente enquanto pesquisava sobre lendas locais, próxima da represa, eles correm contra o tempo para tentar encontrá-la ainda com vida.
~~~~~~~~~~~~~~
Eu tenho uma relação dúbia com o autor (risos). Eu curto seus enredos, seus personagens e as tramas prendem e fluem bem. Por outro lado, falando sobre o gênero ficção policial em si, eu acho o autor fraco. Os enredos são rasos, alguns têm furos e normalmente os finais são corridos e meio forçados. E aquela pegada... onde o protagonista só se dá muito bem porque todos os policiais são horríveis é bem meia boca. Dito isso, eu adoro Kate e Tristan e curti a leitura hahaha.
Os personagens são legais, eu me apego a eles e continuo lendo todos os livros para ver o que vai acontecer com eles. Então mesmo achando a parte policial meia boca e matando quase todos os desdobramentos, eu curto as estórias. Kate é aquela protagonista bem "Maria do Bairro" que a gente ama! Sofreu muito na vida, comeu o pão que o diabo amassou e superou. Porém ela perdeu a infância do filho, tenta construir uma relação mais próxima, o que é difícil já que ele já é quase um adulto, e seus pais fazem o possível para dificultar tudo. Além disso, tem o drama do Jake ser filho de um psicopata condenado, o que não ajuda a adolescência de ninguém, vamos combinar rsrs.
Ela e Tristan são ótimos trabalhando juntos, ela solteira e ele bem mais novo, fiquei com medo de seguirem para um romance forçado. Graças que isso não aconteceu, nesse livro ele se revela gay. A irmã dele, Sarah, foi bem escrota sobre o assunto e já peguei ranço com ela.
Isso da polícia ser toda extremamente incompente ou corrupta, irrita demais! Eles fazem tudo tão mal feito, que Kate não precisa ser nenhum gênio para fazer melhor. E, obviamente, eles vão descobrir tudo e matar a charada. Poderia ser menos forçado, menos raso, mas foi divertido. Torci o livro todo para que a pobre da Magdalena sobrevivesse, fiquei com muita pena dela. E ela interessada em Tristan antes, a pobre iludida kkkk.
Achei o final corrido e um pouco tosco, e achei o culpado burro demais para ter ficado impune por tantos anos, matando gente igual se fosse pássaro na mata (risos). Tinha matado a charada, mas curti alguns desdobramentos. [ALERTA DE SPOILERS] Desde o início desconfiei de um dos 3 filhos da senhora rica lá, dona da represa. Imaginei que a polícia e o segurança dela sabiam de tudo e protegiam o assassino. Ele matou por anos naquele local, desovando os corpos na represa sem nunca ninguém autorizar uma busca ou nada lá, claro. Ele matava principalmente mulheres sem família, gente de quem, aparentemente, ninguém sentiria falta. Até que mata o rapaz que viu ele jogando um corpo na água, e depois sequestra Magdalena logo em seguida (o que cá para nós não faz o menor sentido, né?). Era o filho casado, pai de três crianças, e que era apenas dono de uma loja e sem ligação direta com os negócios da família. O autor ainda dá uma zoada na polícia inglesa, quando o assassino afirma que morou alguns anos nos EUA sem matar ninguém porque lá ele poderia ser pego e tinha pena de morte hehe. No final ele se desespera porque não consegue matar Magdalena e ela o fere, e volta lá na mesma noite em que encontra Kate e Tristan procurando por ela em outro local (o que também não faz sentido, bem forçado). Ai, para surpresa de zero pessoas, ele é pego. [FIM DOS SPOILERS]
Não sou super fã como thriller, mas curto como uma boa novela de suspense... Inclusive, estou curiosa para ler os próximos. Quem leu me conte se curtiu, leiam!
Adicione ao seu Skoob!
Série Kate Marshall
- O canibal de Nine Elms (Nine Elms)
- O nevoeiro de Shadow Sands (Shadow Sands)
- Quando a luz se apaga (Darkness Falls)
- Devil's Way (os demais ainda não lançados no Brasil)
- The Lost Victim.
Avaliação (1 a 5): 3.5






