O Advogado - John Grisham

>>  segunda-feira, 4 de maio de 2026

GRISHAM, John. O Advogado. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2015. 353p. Título original: The Street Lawyer.

'Não era mais a mesma coisa. O trabalho não era importante. Minha mesa não era uma questão de vida ou morte. Eu tinha visto a morte, quase a senti e ingenuamente pensei que podia simplesmente ignorá-la e voltar, como se nada tivesse acontecido." p.37

Faz tempo que não leio um thriller jurídico e resolvi pegar um dos mais antigos na estante. Confiram o que achei de O advogado do John Grisham. 

Michael Brock é um advogado ambicioso que vive em Washington com a esposa, Claire, também uma médica ambiciosa. Os dois vivem para a carreira, dedicando pouca atenção ao relacionamento. Michael trabalha em um dos escritórios de advocacia mais prestigiados da cidade. Ambicioso e focado em ascender na carreira, ele sonha em se tornar sócio da empresa nos próximos anos. 

Tudo muda quando um homem sem-teto invade o escritório armado e faz vários advogados reféns. O invasor, que se apresenta como “Sr.”, culpa a firma por ser responsável por ter expulsado os moradores de um prédio, deixando diversas pessoas sem abrigo no inverno rigoroso da cidade. Ele também quer saber os salários de todos os advogados da sala, e pergunta a cada um quanto doou para a caridade naquele ano, quanto doou para os abrigos de sem teto, ficando muito insatisfeito com as respostas. Durante o tenso episódio, Michael  cria um vínculo e auxilia Sr. em suas demandas. A história termina de forma trágica e traumática.

Após o incidente, Michael se sente culpado e não consegue voltar a sua rotina exaustiva de trabalho. Ele começa a investigar a história de Sr. por conta própria, entra em contato com o advogado que o representou, Mordecai, e descobre um mundo desconhecido nos bairros mais pobres da cidade. À medida que se aprofunda na situação da população sem-teto e descobre a dimensão das injustiças cometidas, ele passa a questionar toda sua vida e escolha de carreira. Dividido entre seu emprego milionário e sua consciência moral, Michael precisa decidir se continuará fazendo parte de um sistema que prejudica os mais vulneráveis ou se terá coragem de mudar completamente sua vida.

~~~~~~~~~~~

    O enredo é interessante, o livro aborda a pobreza extrema nos EUA e como muitas pessoas se tornam sem-tempo apesar de terem empregos, já que os altos preços cobrados nos aluguéis na cidade impossibilita que eles consigam pagar uma moradia. Aborda também outros problemas dos sem-tempo como o abuso de drogas e bebidas e as consequências de se viver nas ruas durante o inverno congelante de Washington. Porém o ritmo lento e as descrições exaustivas acabam por tornar a história chata e cansativa. Já li vários livros que gostei muito do autor, mas custei para terminar este, confesso. 

Em O Advogado a abordagem do autor muda, já que em quase todos os livros acompanhamos um longo julgamento em um tribunal, com advogados de defesa e promotores defendendo um grande caso. Aqui o foco menos é mais em um julgamento pessoal e moral. A parte jurídica é utilizada como pano de fundo para a abordagem da desigualdade social, preconceito racial, responsabilidade profissional e empatia, deixando a história com um tom mais reflexivo, e perdendo um pouco da característica dos thrillers jurídicos mais famosos do autor. 

Porém, o ritmo é muito lento e o final morno não contribuiu para deixar o livro mais interessante.  Outro fator que me atrapalhou, foi a construção rasa do protagonista. Michael decide do dia para a noite largar tudo e trabalhar para os menos favorecidos, isso é jogado na trama do nada e ele mais parece uma criança birrenta. Ele não conversa com a esposa, nem com a família direito, ele apenas toma a decisão. E quando o casamento desmorona, em nenhum momento ele senta com Claire e tem uma conversa sincera. 

[ALERTA DE SPOILERS] No final Michael e Mordecai conseguem provar a culpa da antiga empresa onde ele trabalhava no despejo ilegal de um prédio inteiro de moradores, que foram despesados como invasores, mas que pagavam aluguel para o antigo dono do local. Sr. era um desses moradores, assim como uma família de uma mãe jovem e quatro crianças, que acabam morrendo dentro de um carro ao tentar se aquecer. As famílias recebem uma indenização alta, que também irá ajudar na sobrevivência da nova firma onde Michael passa a trabalhar. Seu casamento termina, mas ele começa a sair com uma mulher que administra um dos abrigos para os sem-teto. [FIM DOS SPOILERS]

Eu achei o final bem menor e este não entra na lista dos livros que indico do autor. Quem leu me conte se curtiu!

Adicione ao seu Skoob

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO