Flavia de Luce e o Mistério da Torta - Alan Bradley

>>  segunda-feira, 10 de maio de 2010


BRADLEY, Alan. Flavia de Luce e o Mistério da Torta. São Paulo: Editora Saraiva, 2010. 352p. (The Buckshaw Chronicles, V.1)

“Salvo se uma certa doçura no fundo ela comporta,
Com todas as rugas da torta, quem se importa?”

Imaginem a inteligência de Hercule Poirot, a astúcia de Sherlock Holmes, uma grande paixão pela ciência e um espírito aventureiro e corajoso. O resultado é uma encantadora detetive muito especial que irá te conquistar. Aventure-se com Flavia de Luce e o Mistério da Torta de Alan Bradley.

Flavia de Luce é a filha mais nova do Coronel de Luce, órfã de mãe, vive em pé de guerra com as duas irmãs mais velhas e aventura-se sozinha pela enorme mansão Buckshaw. Com apenas 11 anos de idade, uma inteligência aguçada e uma paixão por química, ela têm seu próprio laboratório, sabe tudo sobre venenos e usa seus talentos para pequenas vinganças contra as irmãs, Daphne e Ophelia.

O pai está sempre escondido em seu escritório, sofre pela ausência da falecida esposa e passa os dias com sua coleção de selos. Daphne é apaixonada por livros e pouco nota do que acontece ao seu redor, enquanto Ophelia é uma incrível musicista e adora implicar com a irmã mais nova. Na mansão vive também o jardineiro Dogger, atormentado pelo passado sombrio da época da guerra, e a cozinheira Sra. Mullet cujos dotes culinários deixam muito a desejar.

Flavia vive em seu próprio mundo, enfurnada em seu laboratório com suas pesquisas e seus livros. Até que um estranho acontecimento altera a rotina da casa. Um pássaro morto, com um selo enfiado no bico é encontrado na porta da casa. Pouco depois um estranho é visto discutindo com seu pai no escritório, e mais tarde Flávia encontra este mesmo homem no jardim, o homem misterioso está morto.

Agora a nossa pequena detetive, direciona todos os seus esforços para descobrir o assassino; para investigar este crime ela conta apenas com a ajuda de sua bicicleta Glayds, seus conhecimentos em química, muita coragem e determinação. O que está em risco é a liberdade de seu pai, preso e acusado de assassinato.

“Minha meta tão sublime
Que finalmente me anime
Que o castigo sirva ao crime
Que o castigo sirva ao crime” pg248

Conseguirá Flavia descobrir o verdadeiro assassino do homem misterioso e inocentar seu pai? Em suas buscas ela descobrirá um grande segredo e colocará em risco sua própria vida.

Flavia é uma detetive encantadora. Você começa a ler e se apaixona pela menina magra, pequena, com suas trançinhas e sua inteligência fora dos limites. Você torce por ela, sente pena de sua solidão, admira sua capacidade de dedução e morre de rir com suas piadas sagazes. Os outros personagens a gente só fica conhecendo melhor no decorrer do livro, afinal no primeiro momento, todos são considerados suspeitos.

Eu confesso que 2010 está sendo um ano de ótimas surpresas e leituras envolventes. Então não é minha culpa e eu digo mais um vez “vocês não podem deixar de ler este livro”. Flavia de Luce é uma leitura imperdível para o público infanto-juvenil e adulto, um livro inteligente, escrito de forma magistral e cheio de reviravoltas, surpresas e muita emoção. Bem daqueles livros que a gente começa a ler e não consegue mais parar, divertido e inteligente, vai fazer você lembrar de algumas aulas antigas de química.

“Desejei poder abraçá-lo, mas não pude. Já há algum tempo em tinha consciência de que havia algo no caráter dos De Luce que desencorajava qualquer demonstração externa de afeto um pelo outro; qualquer declaração explícita de amor. Estava no nosso sangue.” Pg181

Este é o primeiro livro da série The Buckshaw Chronicles. Eu já estou morrendo de saudade da Flávia e torcendo por mais aventuras, mas não se preocupem, as histórias dos livros são independentes. Se você também adorou Flavia de Luce aguardem que em breve teremos novidades para vocês.


Série The Buckshaw Chronicles:
  1. Flavia de Luce e o mistério da torta (The Sweetness at the Bottom of the Pie)
  2. Flavia de Luce e  o Teatro das Marionetes (The Weed that Strings the Hangman’s Bag) 
  3. Flavia de Luce e o enigma da cigana (A Red Herring Without Mustard)
  4. Flavia de Luce e o segredo das sombras (I am half-sick of shadows)
  5. Flavia de Luce e a descoberta dos ossos (Speaking from Among the Bones)
  6. The Dead in Their Vaulted Arches (Os demais ainda sem previsão de lançamento)
  7. As Chimney Sweepers Come to Dust
  8. Thrice the brinded cat hath Mew'd
  9. The grave's a fine and private place
  10. The golden tresses of the dead.
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO