Flavia de Luce e o segredo das sombras - Alan Bradley

>>  terça-feira, 20 de janeiro de 2015

BRADLEY, Alan. Flavia de Luce e o segredo das sombras. São Paulo: Editora Saraiva, 2014. 264p. (The Buckshaw Chronicles, v.4). Título original: I am half-sick of shadows.

“Nos meus onze anos de vida, já vi uma porção de cadáveres. Cada um deles era interessante de um modo diferente, e esse não era exceção.” p.128

Ela é brilhante, sua mente é perspicaz e não perde nada que acontece ao seu redor, sua curiosidade nata atraí os acontecimentos mais bizarros para sua pacata vila Londrina. Sua paixão por química a conduz à experimentos surpreendentes. Ela ainda consegue implicar com as irmãs mais velhas pregando peças terríveis, e claro, desvendar assassinatos bem na cara do inspetor de polícia. Ela é Flavia de Luce e tem apenas 11 anos. Este é o quarto volume da série com Flavia de Luce e o segredo das sombras do Alan Bradley.

As histórias são bem independentes, mas se você ainda não conhece a série confira as resenhas anteriores AQUI. A resenha não contém spoilers dos volumes anteriores.

Flavia de Luce está conduzindo mais um dos seus inúmeros experimentos no laboratório que herdou do falecido tio avô, se escondendo do frio congelante e da neve e, claro, ficando longe das irmãs mais velhas. Felinha não vai ficar muito feliz quando descobrir que ela tingiu todas as suas lingeries de amarelo, não que ela não tenha merecido. Já Dafi, está tão concentrada em seus livros que mal sabe o que acontece ao seu redor, mas Flávia tem uma missão. Ela vai provar que Papai Noel existe, ao contrário do que as irmãs lhe contaram, e tem um plano infalível para isso. Tudo bem que ele envolve um visgo poderoso ao redor das chaminés para pregar o bom velhinho...

Suas prioridades ficam divididas quando o pai, Coronel de Luce, anuncia que alugou a casa para uma produtora de cinema, uma forma de evitar a falência completa, já que as dívidas pode acabar levando a perda do casarão. Apesar de toda a neve, a casa fica lotada com atores famosos e uma grande equipe.

A pequena Bishop’s Lacey fica em polvorosa com o acontecimento. E o vigário, com uma pequena ajuda de Flávia, convence a atriz principal, Phyllis Wyvern, a apresentar uma cena famosa para ajudar nas obras da igreja. Mesmo com uma forte nevasca grande parte da cidade se reúne em Buckshaw. Mas quando a tempestade aumenta, ficam presos no já lotado casarão. Com tanta gente em casa, Flávia sem sono está rondando pelos cantos, quando se depara com mais um corpo.

É um questão de tempo até que Flavia comece a reunir pistas e fazer anotações, acredita que pode desvendar mais um assassinato, bem debaixo do nariz da policia e de toda a cidade.

~~~~~~~

Aí gente, é muita fofura e diversão para um livro só! Adoro a série, é das minhas infanto-juvenis favoritas e das poucas que ainda não enjoei ou ficou sem graça. A protagonista é inteligente, divertida e uma criança fofa e inocente ao mesmo tempo. Ela investiga assassinatos e consegue analisar friamente um corpo, mas ao mesmo tempo não acredita no que as irmãs lhe disseram e vai provar a existência do Papai Noel. Ela simplesmente fabrica fogos! Porque acha que vai ser demais soltá-los no telhado na noite de Natal. O.o

O autor arrasou na construção do enredo, cada novo livro tem a mesma qualidade do anterior e não caem na mesmice. Ela é uma menina prodígio, mas a história não é forçada ou mal construída, os mistérios são realmente interessantes e todos os personagens são ótimos. Dessa vez eu acertei quem matou, mas não acertei totalmente rs.

A série é ideal para presentear pré-adolescentes, principalmente para aqueles que gostam de química. Eu nunca fui fã do assunto, mas me divirto horrores com as experiências da menina. Tem uma cena que ri horrores, ela desmaia e quando acorda ao invés do mordomo perguntar o clássico, quantos dedos tenho aqui, ele pergunta: “Qual é o número atômico do arsênico?” hahaha. E o que ela faz com as irmãs, não tá no gibi.

Eu me empolgo demais com a série, fico triste porque pouca gente investe nela e não é muito conhecida, é daquelas que eu gostaria que todos lessem. O que acham?rs. Leiam!!

Série The Buckshaw Chronicles:
  1. Flavia de Luce e o mistério da torta (The Sweetness at the Bottom of the Pie)
  2. Flavia de Luce e  o Teatro das Marionetes (The Weed that Strings the Hangman’s Bag) 
  3. Flavia de Luce e o enigma da cigana (A Red Herring Without Mustard)
  4. Flavia de Luce e o segredo das sombras (I am half-sick of shadows)
  5. Flavia de Luce e a descoberta dos ossos (Speaking from Among the Bones)
  6. The Dead in Their Vaulted Arches (Os demais ainda sem previsão de lançamento)
  7. As Chimney Sweepers Come to Dust
  8. Thrice the brinded cat hath Mew'd
  9. The grave's a fine and private place
  10. The golden tresses of the dead.
Avaliação (1 a 5): 

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO