A pirâmide Vermelha - Rick Riordan

>>  segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

RIORDAN, Rick. A pirâmide Vermelha. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2010. 448p. (As crônicas dos Kane, V.1). Título original: The red pyramid.

“Para todos os meus amigos bibliotecários,
Defensores dos livros, verdadeiros mágicos da Casa da Vida.
Sem vocês, o escritor estaria perdido no Duat.” Dedicatória do livro

Rick Riordan se tornou rapidamente um dos melhores autores de literatura juvenil fantástica da atualidade, isso porque além do talento de sua narrativa, da escrita divertida e dos ensinamentos históricos por trás dos seus livros o autor é muito dinâmico. Depois de arrasar na fantástica série Percy Jackson e os Olimpianos, de criar e organizar a série The 39 Clues ele está de volta com o primeiro volume de sua nova série As Crônicas dos Kane.

As Crônicas dos Kane tem como pano de fundo a mitologia egípcia e todos os toques característicos do autor: muita aventura, personagens divertidos, magia e uma trama sensacional. Com vocês A pirâmide Vermelha, o primeiro volume da série para fechar com chave de ouro as resenhas do ano no blog.

“- Então não se pode morar em Manhattan? – disparou.
Amós franziu a testa e olhou para o Empire State.
- Manhattan tem outros problemas. Outros deuses. É melhor mantermos tudo separado.
- Outros o quê? – reagiu Sadie.
- Nada.”

Os irmãos Carter e Sadie Kane eram sim filhos dos mesmos pais, mas aparentemente isso era tudo que eles tinham em comum. Depois da morte da mãe seis anos atrás, Carter passou a viver viajando pelo mundo com o pai o egiptólogo Dr. Julius Kane enquanto Sadie ficou morando com os avós maternos em Londres.

Enquanto Carter tinha uma vida cheia de aventuras ao lado do pai, Sadie freqüentava a Escola, tinha amigos e uma vida bem normal. Os irmãos não tinham mais nada em comum, se viam duas vezes ao ano quando o pai visitava a filha. Carter o irmão mais velho tem 14 anos e sempre teve inveja da vida normal da irmã, de poder ir a escola e ter amigos; enquanto Sadie aos 12 anos sonhava em viver todas as aventuras ao lado do pai.

Mas tudo muda naquela noite de Natal, em uma visita ao British Museu os dois presenciam algo inimaginável, o pai diz que tudo seria igual outra vez, que tudo ia dar certo e então... ele acaba aprisionado em um sarcófago e desperta antigos deuses egípcios. Para piorar explode metade do museu e coloca os irmãos em uma situação tão perigosa quanto constrangedora.

Eles mal se conhecem e são completamente diferentes, mas se quiserem salvar o pai terão que se unir e combater Set, o mais perigoso dos deuses, o Lorde Vermelho que planeja instalar o caos pela terra e sentar no trono de Osíris. E se isso ainda não fosse suficientemente ruim, ao invocar os deuses o Dr. Kane despertou a ira dos magos da Casa da Vida que agora irão atrás dos dois irmãos.

Contando com alguma ajuda inesperada, Sadie e Carter embarcam em uma corrida contra o tempo para deter Set e tentar trazer o pai de volta. E no processo descobrem antigos segredos sobre eles mesmos e a origem de sua família.

Embora utilize da mesma fórmula que obteve grande sucesso em Percy Jackson,  adolescente com poderes, entidades divinas, salvar o mundo... a nova série me ganhou nos primeiros capítulos. O livro é muito emocionante, as cenas bem construídas e a narrativa te prendem do começo ao fim.

A história é contada através da transcrição das fitas gravadas alternadamente por Carter e Sadie e a mudança de narração foi outro aspecto que gostei muito. Sadie é muito divertida e cheia de tiradas sarcásticas, enquanto que Carter é mais sério, tímido e mais contido que a irmã.

É legal ver a evolução do relacionamento entre os irmãos, a estranheza inicial para o companheirismo no decorrer da trama. E os outros personagens são fenomenais, desde o babuíno Khufu até a deusa dos gatos Bastet. Ficamos conhecendo mais sobre Osíris, Iris, Anúbis – o Deus da terra dos mortos que segundo Sadie é um gato -, Selknet, Tot e claro Set.

O livro é muito bom e recomendo a todos os amantes do gênero, com certeza vocês não irão se decepcionar. A série já tem mais dois livros confirmados e no site do autor ele conta que no segundo livro Sadie e Carter partem pelo mundo em busca do livro de Ra com a Casa da Vida em sua perseguição. Agora é aguardar ansiosamente por mais dos irmãos Sadie e Carter, adorei os protagonistas da série.


“Chegamos a base da pirâmide. Felizmente, o lugar estava vazio. A última coisa que eu queria era minha morte constrangedora provocada pelos morcegos de frutas postados no Youtube.”

Série As crônicas dos Kane
  1. A pirâmide Vermelha (The red pyramid)
  2. O trono de fogo (The throne of fire).
  3. A sombra da serpente (The serpent’s shadow).
Interligado
Guia de sobrevivência (Survival Guide).

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO