A sombra da serpente - Rick Riordan

>>  terça-feira, 4 de dezembro de 2012


RIORDAN, Rick. A sombra da serpente. Rio de Janeiro: Editora Intrínseca, 2012. 352p. (As crônicas dos Kane, V.3). Título original: The serpent’s shadow.

“Meu pai olhou para mim. Era nítido que ele odiava aquele plano. Mas Setne o havia seduzido com a única proposta que ele não conseguia deixar passar: a chance de salvar nossa mãe. O fantasma vil havia me prometido um último dia a sós com Walt, algo que eu queria mais que tudo, e uma chance de salva Bes, o que vinha logo atrás. Ele juntaria Zia e Carter e lhes prometera uma chance de salvar o mundo. Havia fisgado todos nós e nos capturado como peixes de um lago sagrado.” p.174

Eu adoro todos os livros juvenis do Rick Riordan, são aqueles livros que já começo a ler com certeza de que vou gostar e me divertir muito com a leitura. E quando é final de série melhor ainda, adorei as conclusões e o bom humor dos protagonistas, dois irmãos tão diferentes. Hoje vou falar do terceiro volume de As crônicas dos Kane com A sombra da serpente.

Sadie e Carter Kane nos relatam suas aventuras através de fitas cassetes enviadas ao autor, fitas que alternam a narrativa entre os irmãos, apesar de que um sempre mete o bedelho na narrativa do outro. Os dois são descendentes de deuses egípcios e estão unidos para salvar a humanidade da ira dos deuses. Os irmãos cresceram separados, enquanto Carter vivia muitas aventuras ao redor do mundo com o pai, Sadie foi criada em Londres pelos avós, após a perda da mãe dos meninos. Agora eles estão juntos e tem mais uma missão de vida ou morte pela frente.

A partir daqui contém spoiler para quem não leu A pirâmide vermelha e O trono de fogo.

Os irmãos já sabem que precisam ficar unidos para conseguir restaurar o Maat, a ordem do mundo. E agora que Apofis está livre, a serpente do caos pode destruir o planeta. Como sempre, eles têm apenas 3 dias para descobrir como deter Apofis, destruir a serpente do caos e salvar o mundo. Mas este não é nem de longe o único problema que eles enfrentam.

Unidos na Casa da Vida do Brooklyn eles contam com a ajuda de todas as crianças e adolescentes que estão sob seus cuidados e treinamento. Walt, um dos mais talentosos com seus amuletos, foi amaldiçoado e sua vida escoa a cada dia. Enquanto isso a verdadeira Zia está longe, cuidando de Rá, o deus do sol, que ficou completamente biruta e não serve para muita coisa.

Ninguém acredita nos meninos, as outras Casas da Vida preferem ignorar o perigo ou se bandear para o lado do mal, eles estão cada dia mais sozinhos e nervosos. Para piorar ainda são acusados de trazer o caos para o mundo, a fama da família Kane não é lá estas coisas.

Além de salvar o mundo, Sadie também precisa cuidar de seu coração, que continua apaixonado por dois garotos, cada um mais improvável do que o outro de ser um bom namorado. Walt porque está morrendo, e Anúbis, bem, já está morto há muito tempo.

A batalha final está para começar, e o mundo, nunca mais será o mesmo. Se estiver lendo isto, parabéns! Você sobreviveu ao dia do juízo final.

~~~~~

A minha série queridinha do Rick ainda é Percy Jackson e sua continuação Os heróis do Olimpo, mas tem uma coisa que eu adoro ainda mais nesta série, os comentários sarcásticos entre os irmãos. Carter é mais detalhista e descritivo, Sadie é mais de ação:

“Sem dúvida Carter descreveria a cidade subterrânea de forma dolorosamente detalhada, com as medidas exatas de cada aposento, historias tediosas sobre cada estátua e hieróglifo, e informações históricas sobre a construção do quartel-general mágico da Casa da vida.
Vou poupar você deste sofrimento.
É grande. É cheio de magia. Fica no subsolo.
Pronto. Resolvido.” p.95

Eu me divirto muito com estes comentários e as tiradas entre eles, quando tem romance envolvido então, os irmãos não dão descanso um ao outro. As descrições também são ótimas e eu fico imaginando tudo enquanto leio, queria conhecer a Deusa Tawaret, todos eles ganham vida na minha mente.

Neste livro eles precisam de aliados, e Deuses capazes e dispostos a lutar contra Apófis não são muitos, tudo começa a dar errado e errado e eu lia afobadamente tentando descobrir logo como o “tio Rick” ia salvar o dia. Neste livro achei uma coisa bem sem noção, eles deixarem as crianças da casa irem todas para a guerra, e elas lá atirando giz de cera nos monstros aff. Apesar disso eu adoro Felix e seus pinguins e todos eles.

As séries do Riordan que foram lançadas até agora não são muito inovadoras, você leu uma e meio que leu todas, o leitor já sabe o que esperar das aventuras e algumas pessoas não gostam dessa fórmula, eu não me incomodo com isso e acho que os personagens têm particularidades que mudam tudo. Gosto também das suas séries curtas, inclusive este livro fecha a trilogia dos Kane, mas ele deixa uma abertura no final para acontecimentos diferentes. Sei lá, imaginei já um encontro desta turma com a turma do Percy no futuro, quem sabe.

Não tem muito mais o que falar sobre a trama que eu já não tenha contado nas outras resenhas, eu gostei muito do final e adorei alguns desdobramentos. Sadie é fofa, minha personagem preferida da série. Adoro sua coragem e falta de prudência rsrs, e seu nervosismo com suas duas paixonites também acho muito fofo. Walt para mim se destaca no grupo de coadjuvantes.

Para quem é fã do autor á série é diversão garantida, leiam e se divirtam com mais uma série do Riordan. O bom é que elas não se estendem ad eterno rs. =]

Série As crônicas dos Kane
  1. A pirâmide Vermelha (The red pyramid)
  2. O trono de fogo (The throne of fire).
  3. A sombra da serpente (The serpent’s shadow).
Interligado
Guia de sobrevivência (Survival Guide).

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO