Em chamas - Suzanne Collins

>>  terça-feira, 7 de junho de 2011

COLLINS, Suzanne. Em chamas. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2011. 416p. (Jogos Vorazes, v.2) Título original: Catching fire.  

“- Peeta, como é que pode eu nunca saber quando você está tendo um pesadelo? – digo.
- Não sei. Acho que não grito e nem esperneio, ou qualquer coisa assim. Fico paradinho, paralisado de terror, e só – diz ele.
- Você devia me acordar – digo, pensando em como eu interrompia o sono dele duas ou três vezes numa noite ruim. Em quanto tempo era preciso para eu me acalmar.
- Não é necessário. Meus pesadelos normalmente têm a ver com perder você – diz ele. – Eu fico legal logo que percebo que você está aqui.”

Eufórica, triste, tensa, abalada emocionalmente e com uma vontade irracional de reler o primeiro livro da trilogia e este que acabei de ler, - até que me lembro do tamanho da minha fila de espera e me conformo em esperar e rezar para o santo protetor dos lançamentos nacionais até sair o último livro da trilogia - é assim que me sinto no momento em que termino a última página de Em chamas de Suzanne Collins.

Contém spoilers se você não leu o livro anterior! Confira a resenha de Jogos Vorazes.

Panem é a nação que surgiu após a extinção da América do Norte, após guerras e conflitos tudo que restou dela são 12 distritos que vivem coagidos politicamente, militarmente e socialmente pelo governo, comandados pela riqueza e abundância da Capital. Governados a mãos de ferro pelo Presidente Snow, um ditador implacável, os habitantes vivem enjaulados e sem poder de escolha.

No distrito mais pobre de todos, o décimo segundo Distrito, é onde encontramos Katniss, ao lado da sua família, seus amigos e tentando da melhor maneira possível adaptar-se a sua nova vida. Mas ela nunca vai esquecer o que passou, toda noite os pesadelos fazem com que se lembre do terror da arena, nunca vai esquecer aqueles que morreram, aqueles que ela mesma assassinou.

Ela ainda não acredita em como sua vida mudou, agora ela mora na Vila dos Vitoriosos, com sua mãe e sua irmãzinha Prim e tem todo o dinheiro e comida que precisa. Na casa vizinha está Peeta, seu companheiro de distrito, seu concorrente nos jogos, seu amigo, seu namorado. Isso mesmo, namorado. Acontece que depois de declarar seu amor em público e desafiar a capital para tirar Peeta vivo da arena, ela precisava continuar fingindo que tudo que havia feito era para salvar seu grande amor.

Mas, nem todo mundo estava disposto a acreditar nisso e logo Katniss é vista como subversiva e como uma ameaça ao governo.  Um passo em falso e todos os que ela ama estão sob ameaça, sua atuação deve ser melhor do que nunca. Katiniss precisa convencer todo um país de seu imenso amor por Peeta ou colocará a vida de todos em risco.

Acontece que ela não consegue parar de pensar em Gale, seu único amigo de infância, da época que tinham que caçar para não morrer de fome, seu companheiro nos melhores e nos piores momentos. Galé é moreno, alto, forte e musculoso... tem um senso apurado de coragem e não tem medo de nada. Em seus braços ela se sente protegida e amada.

Não que ela possa contestar o amor incondicional de Peeta, ele que está sempre ao seu lado, sem pedir nada, sem cobrar ou reclamar. Ele é um amigo fiel, um companheiro inabalável e sempre sabe o que fazer nas horas de dificuldade. Inteligente, doce e com seu jeito carinhoso, ela sabe que é a pessoa mais importante no mundo para ele, a única. Agora o que ela sente pelos dois, é uma total confusão em seu coração.

Mas a capital tem planos extremos para os dois vitoriosos, eles que estão famosos em todos o país, que são amados e aclamados. A capital espera controlá-los e deter o menor sinal de insatisfação que a população tenha coragem sufiente para demonstrar.

Aplaudo e dou viva para a autora de pé, Suzanne Collins entra no meu rol de autores favoritos e Em chamas no TOP 10 deste ano. A autora consegue me deixar com os olhos marejados em uma linha, ela fala de um pedaço de pão e eu choro como uma boba (como sempre dentro do ônibus, o povo deve me achar meio depressiva).

Em chamas consegue ser melhor que o primeiro livro, a história evolui de um começo onde não sabemos para onde caminha a trama, para um desfecho inacreditável. Pontos negativos? Sei não, me lembro da minha boca aberta, dos dedos virando as páginas afoitamente, dos olhos lendo uma página e espiando o final da seguinte.

Sei que estou empolgada demais, mas não consigo me conter ao escrever a resenha. Os personagens são apaixonantes, se eu pudesse entrava no livro para ajudar a protagonista.  E fora que a muito não vejo um triângulo amoroso funcionar tão bem, eu chego quase às últimas páginas sem conseguir escolher um dos mocinhos, Peeta ou Gale. Cada um com seus encantos tão diferentes.

Gosto muito também dos outros personagens como Haymitch, Prim, Cinna e toda sua equipe. A história continua com sua critica a sociedade controladora, a ditadura e a população que vivia apaticamente sem questionar suas leis. Vemos a mesma abordagem em Feios e Destino, gosto muito deste tipo de trama.

No final acho que me decido, mas só porque Peeta tem bem mais destaque neste livro, por enquanto sou team Peeta, vamos ver o que acontece no último livro. O que mais posso dizer? Leiam, leiam, leiam.  Diferente, único, imperdível! Apenas um conselho, não leiam a folha de rosto, eles conseguem estragar a melhor surpresa do segundo livro.


A atriz já produzida como Katniss foi a foto mais comentada nos blogs . =]
O filme baseado no livro Jogos Vorazes está sendo produzido pela Lionsgate e tem previsão de estréia para março de 2012, com roteiro de Suzanne Collins e estreiando Jennifer Lawrence (Katniss), Josh Hutcherson (Peeta) e Liam Hemsworth (Gale). A produtora prevê quatro filmes para abranger toda a trilogia e nós ficamos na contagem regressiva para a estréia.


The Hunger Games de Suzanne Collins
  1. Jogos Vorazes (The Hunger Games)
  2. Em chamas (Catching Fire)
  3. A esperança (Mockingjay).
    Avaliação (1 a 5):

    Postar um comentário

      © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

    TOPO