Uma noite no Chateau Marmont - Lauren Weisberger

>>  terça-feira, 13 de dezembro de 2011

WEISBERGER, Lauren. Uma noite no Chateau Marmont. Rio de Janeiro: Record, 2011. 494 p. Título original: Last night at Chateau Marmont.

“- Brooke, se você não ouvir nada mais do que eu disser esta noite, por favor, ouça ao menos isto: acho que vale a pena lutar. – Julian esticou o braço para o outro lado do sofá e pegou a mão dela. – Eu vou lutar pelo nosso casamento.”


Esta é uma das poucas autoras de chick-lit que tem um estilo totalmente próprio, nada de protagonistas solteironas, acima do peso, desempregadas (= desesperadas por um marido) e o humor não é uma característica tão marcante. Lauren prefere as moças bonitas, fortes e batalhando por uma carreira, os mocinhos claro são importantes, mas não são o x da questão. Da autora que ficou conhecida pelo seu maior sucesso O diabo veste Prada, conheçam Uma noite no Chateau Marmont de Lauren Weisberger.

Brooke havia acabado de se formar em nutrição e tentava conciliar seu novo emprego com sua pós graduação, enquanto sua melhor amiga Nola insistia para que ela saísse mais de casa e aproveitasse a noite de Nova York. Enquanto Brooke é ruiva, cheia de sardas e não se preocupa muito com sua aparência (peso + roupas de moda) sua amiga é o oposto; Nola é uma loira fenomenal que chama atenção aonde quer que vá, a amiga tem muitas conquistas, mas nenhum grande amor.

Em uma destas saídas Brooke, que nunca se interessara muito por música, fica apaixonada pelo cara que começa a cantar no bar... lindo, de um jeito desleixado e descabelado, Julian Alter tem uma voz incrível, que emociona e consegue deixar o bar barulhento em um silêncio educado. Depois daquele dia ela sempre vai vê-lo tocar, sem nunca falar com ele. Até que um encontro as escuras, acaba mudando esta historia.

Agora eles estão casados há 5 anos, Brooke continua apaixonada por seu marido e os dois tem uma relação linda de cumplicidade, paixão e amizade. Durante todo este tempo Brooke apoiou a carreira do marido, trabalhava dobrado para que ele pudesse investir em sua música. Ela sustentava o casal, trabalhava de dia como nutricionista da obstetrícia em um hospital e a noite na Huntley - uma escola chique que estava preocupada com as dietas exageradas de suas alunas.

Nola nunca concordou com a atitude da amiga, sabia o quanto ela se sacrificava para que Julian pudesse entrar em um estúdio e tocar, a chance de ele ser descoberto apesar de seu talento eram sempre muito pequenas. Mas, agora seu cd está em fase de produção, um contrato com a Sony e um empresário agressivo pode mudar tudo.

E realmente muda, da noite para o dia Julian Alter é um sucesso nacional -  programas de TV, lançamento do CD e shows pelo país. Quando Brooke menos espera seu marido está participando da turnê do Marron 5, seu disco é o 4° mais vendido nas paradas e ele está se preparando para tocar no Grammy. Em uma noite no famoso Chateau Marmont ela começa ter uma ideia do que a espera, principalmente depois de jantar e conversar com o Jon Bon Jovi.

Agora Brooke precisa aprender a conviver com a fama, com seu marido sempre ausente e usa impossibilidade de conciliar sua própria carreira com as apresentações e viagens de Julian. A fama muda drasticamente a vida do casal, ela fica semanas sem vê-lo e ainda tem que conviver com os paparazzi. Tudo piora quando uma foto escandalosa aparece em uma revista de celebridades. Resta saber se o casamento de Brooke irá sobreviver aos acontecimentos de uma noite no Chateau Marmont.

Eu já li dois outros livros da autora lançados no Brasil, o famoso O diabo veste Prada e À caça de Harry Winston. Juntamente com Uma noite no Chateau Marmont todos são caracterizados pelo famoso salto alto na capa (significando o glamour que a autora adora trabalhar) e pelo título do mesmo naipe: Prada – marca famosa, Harry Winston – a famosa joalheria de diamantes e o Chateau Marmont – famoso por hospedar gente famosa entre estrelas do rock e atores, localizado na Califórnia, no West Hollywood. Em cada um deles ela brinca com a moda, a riqueza e a fama.

Brooke e Julian são um casal apaixonante, não tem como não se encantar pelos dois e torcer para que eles fiquem juntos. Ela é forte e batalhadora, não joga na cara do marido sua escolha de trabalhar tanto para ajudá-lo, nem quando tudo parece desmoronar. Ela fez de tudo para apoiá-lo, ele que não teve nenhum apoio dos pais ricos, encontra na esposa sua força para lutar por seu sonho. Nola é uma melhor amiga ótima, garante momentos divertidos no livro.

Eu sofri horrores pelo casal, torcia e ficava angustiada para que tudo se resolvesse logo, nenhum dos dois sabe lidar com aquela fama repentina e acaba desgastando a relação. Eu me irritei com Julian, com seus rompantes onde só sua carreira tinha importância e onde Brooke deveria largar tudo para acompanhá-lo. A força da protagonista me encantou, apesar de não está feliz com sua aparência, no mais ela é decidida, honesta e inteligente.

Sempre acho o final deste tipo de livro muito corrido, mas mesmo assim foi bem fofo. Eu adoro a escrita de Lauren e indico para quem gosta de chick-lits e procura algo diferente. Se você for fã apenas da fórmula Marian Keyes/Meg Cabot pode não gostar muito deste, como eu disse no início as características são bem diferentes. Leiam!

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO