O noivo da minha melhor amiga - Emily Giffin

>>  quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

GIFFIN, Emily. O noivo da minha melhor amiga. Rio de Janeiro: Editora Agir, 2011. 352p. Título original: Something borrowed.

“- O mundo não é assim tão preto no branco, Rachel. Não há uma moral absoluta. Se você tivesse dormindo com Dex só de farra, então talvez eu me preocupasse com as consequências negativas. Mas você tem sentimentos por ele.
Isso não faz de você uma pessoa má.
Tento memorizar a falta dela. Não há uma moral absoluta. Isso é bom.” p.164

A autora Emily Giffin adora uma historia que envolva traição, mas mais do que isto, a autora sabe mexer com os sentimentos do leitor; todos seus personagens são muito humanos, no decorrer da historia você consegue amar e odiar todos eles. Por um lado você torce pelo personagem, por outro o conflito moral faz com que você pense que ela não pode vencer no final. E tudo isto está presente em O noivo da minha melhor amiga de Emily Giffin.

Rachel White é uma advogada nova-iorquina prestes a completar 30 anos e que sonha em encontrar seu grande amor. Desde criança fazia planos, na esta idade já era para ter o homem de sua vida, seus dois filhos e sua casa perfeita no subúrbio. Mas a data chegou e ela estava mais sozinha do que nunca.

E ela bem que deixaria a data passar em branco, mas sua melhor amiga Darcy Rhone tinha outros planos. As duas cresceram juntas, desde novinhas viviam dormindo uma na casa da outra e eram como irmãs. Tudo bem que Darcy não era uma pessoa fácil de se lidar, desde pequena queria tudo para si, era egoísta e lutava por tudo que queria. Darcy estava prestes a se casar com Dexter Thaler depois de 7 anos de namoro e ele era um grande amigo de Rachel.

O problema é que várias coisas acontecem naquela festa: Darcy vai embora mais cedo e muito bêbada, Dexter volta para pegar a bolsa que a noiva havia esquecido e acaba ficando para mais uns drinques. Uns drinques que levam a outros em um bar diferente. E no fim da noite, ele e Rachel estão juntos dividindo um taxi quando começam a se beijar. Resultado, os dois passam a noite juntos no apartamento da moça.

No outro dia Rachel não consegue nem se olhar no espelho, não sabe como pode ter feito aquilo e só quer apagar aquela noite da sua cabeça. Tudo bem que conhece Dexter há muito tempo, estudaram juntos na faculdade. Eram inseparáveis e ela que acabou apresentando ele para Darcy. Os dois nunca tiveram nada, na verdade, ela sempre achou que Dex era bom demais para ela.

E agora meses antes do casamento ela dorme com Dex. Que tipo de mulher dorme com o noivo da melhor amiga? Já Dex não parece estar tão preocupado, ele garante que não estava bêbado e que não se sente culpado pelo acontecido. Os dois começam a conversar por telefone e logo marcam um novo encontro, que leva a outro encontro.

Agora os dois estão mais do que envolvidos, o casamento se aproxima e ela precisa tomar uma decisão. Ser fiel aos seus sentimentos por Dex ou a sua melhor amiga. Você poderia escolher entre um grande amor e uma grande amiga?

O enredo criado pela autora é fantástico, impossível não se envolver com a trama e não roer as unhas até o final. O problema todo é saber para quem torcer, como amar a trama sem gostar de nenhum personagem? Foi mais ou menos o que aconteceu comigo. Rachel é uma mulher madura e uma boa pessoa, nunca fez mal a uma mosca... até dormir com o noivo da melhor amiga.  O problema é que a moça é indecisa, tem baixa auto-estima e não sabe lutar por aquilo que quer.  Darcy é egoísta e mesquinha, capaz de qualquer coisa para conseguir o que quer, capaz até de fingir que conseguiu só para contar vantagem. Por outro lado ela nunca poupou esforços para defender Rachel, principalmente na época de escola. Dexter parece estar apaixonado por Rachel, mas isto não o impede de dormir com a noiva e seguir em frente com o casamento.

Entendem o dilema? Se Darcy é tão ruim assim, porque diabos Rachel continuou amiga dela por tanto tempo. Terminasse a amizade e contasse que estava apaixonada por Dex. E Darcy não merece piedade, apesar de estar do lado certo na moral da historia, suas atitudes são todas erradas. Dex é um bocó, só acorda aos 45 do segundo tempo.

Rachel e Dex
Resultado, amei a trama da autora e não gostei dos personagens. Torci por Rachel apesar de tudo, mesmo tendo vontade de estrangular a personagem em alguns momentos, afinal ela iria desistir do amor de sua vida por uma amiga que nem o amava tanto assim? Será? Muita gente diria sim. O livro é mais um romance do que um chick-lit, tem poucas cenas engraçadas e algum drama.  

Para completar os personagens temos Hillary a amiga de trabalho de Rachel, Marcus o amigo de Dex que começa a sair com Rachel e Ethan que mora em Londres e freqüentou o colégio com Rachel e Darcy.  Adorei Ethan, os outros não têm grande papel no livro.

O livro foi adaptado para o cinema em 2011 com o mesmo título. A adaptação cinematográfica O noivo da minha melhor amiga é estrelado por Ginnifer Goodwin (Rachel), Colin Egglesfield (Dex) e Kate Hudson (Darcy) com direção de Luke Greenfield. Eu já assisti ao filme e gostei, tem algumas diferenças, mudanças de personagens, mas a ideia central é a mesma. No filme eles retratam Darcy como uma espécie de “vilã”, no livro os personagens são mais bem construídos.

Para quem gostou e quer saber sobre os protagonistas no livro Questões do coração vemos como estão personagens no futuro. Já no livro Presentes da vida (Something Blue) iremos conhecer o futuro da Darcy, estou muito ansiosa para ler. No geral é um livro interessante porque conquista fãs fervorosos e ao mesmo tempo tem gente que vai odiar. A autora questiona valores e mostra muito bem como o ser humano é passível de falha e como nem tudo pode ser dividido entre certo e errado.

Livros da autora com personagens relacionados
  1. O noivo da minha melhor amiga ( Something borrowed -Dexter, Darcy e Rachel)
  2. Questões do coração ( Heart of the matter -Tessa Russo, irmã de Dexter)
  3. Presentes da vida ( Something Blue - Darcy).
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO