Presentes da Vida - Emily Giffin

>>  terça-feira, 13 de março de 2012

GIFFIN, Emily. Presentes da vida. São Paulo: Editora Novo Conceito, 2011. 384p. Título original: Something blue.

“No dia do meu suposto casamento, Marcus e eu ficamos em casa, pedimos comida chinesa e transamos duas vezes. Durante a noite eu repetia como estava feliz por não ter cometido o maior erro da minha vida. Na verdade, eu estava um pouco ansiosa. Não porque eu quisesse me casar com Dex. Não porque eu sentisse falta de Rachel. Estava indignada demais para sentir saudade deles. Tinha a ver com o casamento, com a festa que quase acontecera.” p.90

Se você leu O noivo da minha melhor amiga conheceu de perto os cinco personagens que fazem parte desta historia. A autora constrói cenários tão reais que é impossível não se envolver com a trama e com os personagens, tanto para torcer por eles quanto para querer estrangulá-los. Hoje vocês vão conhecer a esperada continuação desta historia, com Presentes da vida da Emily Giffin.

Em O noivo da minha melhor amiga conhecemos Darcy Rhone que está noiva de Dexter Thaler e prestes a se casar após sete anos de relacionamento. Darcy conheceu Dex através de sua melhor amiga, Rachel White, os dois cursaram juntos a faculdade de direito. Darcy é uma mulher bonita e que sabe o que quer, egoísta, mesquinha, que tem certeza de que merece tudo de melhor que tem neste mundo, o que não é dela, ela só precisa pegar. Mas, ela descobre que a vida não é assim tão simples quando pega seu noivo na casa da melhor amiga um mês antes do casamento.

Tudo termina com gritos, brigas e reclamações inconsoláveis. Darcy se sente traída, injustiçada, abandonada. Tem mais raiva da cara de pau de Rachel de fazer isso com ela do que de Dex. O que ela não leva em conta é que ela também queria terminar o casamento, que estava tendo um caso com Marcus e que inclusive estava grávida dele... um pequeno detalhe.

“Engoli seco e joguei o relógio para ele com força, mirando na sua cara. Contudo, o relógio bateu na parece de deslizou pelo chão de madeira até chegar perto do pé descalço do Dexter. Olhei para o relógio e depois para a Rachel.
- E você – disse-, nunca mais quero ver a sua cara! Você morreu para mim!” p.21

Agora ela está solteira e grávida do amigo de seu noivo, além de ter perdido sua melhor amiga, Rachel. Incapaz de lidar com seus próprios erros ela constrói em sua cabeça várias justificativas, colocando-se sempre no papel de coitadinha, de abandonada, de sofredora. Ela quer que os dois sofram, não consegue acreditar que uma mulher sem sal igual a Rachel  roubou seu noivo. Então ela logo imagina que Dex só passou uma noite com ela, que neste momento estava arrasado querendo voltar.

Enquanto imagina que os dois jamais ficarão juntos e espera o telefonema de um deles pedindo seu perdão, Darcy insiste em seu novo relacionamento com Marcus. Afinal ele deveria estar se sentindo afortunado, disputou uma mulher como ela com o amigo e saiu vencedor! Ela já faz planos para um novo apartamento, para o bebê e para sua nova vida. Marcus no entanto, não parece nem um pouco entusiasmado com a historia toda.

E mais uma vez Darcy leva um tombo, todos os seu grandes planos vão por água abaixo e ela se sente novamente perdida. Incapaz de lidar com tanta responsabilidade ela resolve se mudar para Londres, passar uma borracha no passado e começar uma nova vida. Ela liga para seu velho amigo Ethan e pergunta se pode passar “uns dias” em seu apartamento.

Em Londres Darcy já sonha em encontrar o inglês perfeito: bonito, rico e apaixonado. Imagina como ele irá amá-la perdidamente, sem nem se importar que ela está grávida de outro homem, já sonha com sua linda casa inglesa e seus novos amigos.

A realidade é que Londres é um mundo estranho, seus truques de sedução já não funcionam e sua sorte foi embora junto com Dex. Darcy precisa aprender muito sobre a vida, precisa levar alguns tombos para tentar se reerguer e ser uma pessoa melhor. Agora se ela irá aprender à lição já é outra historia.

Para quem não leu o primeiro livro, preciso esclarecer uma coisa: este livro não é exatamente uma continuação, você irá entender a historia sem ler o livro anterior, mas passa longe de ser a mesma coisa. No primeiro livro conhecemos a fundo estes personagens, vemos o lado de Rachel na historia e também o lado de Darcy. Na verdade o leitor termina o livro odiando tanto Darcy que não imagina como será ler um livro narrado por ela; e por outro lado consegue enxergar também os erros de Rachel e de Dex no acontecido. Quem ler apenas este não terá esta ideia, então o meu conselho é que leiam na ordem – já o Questões do coração é opcional, não acrescenta nada neste.

Dito isto, eu gostei mais deste livro do que do anterior. Darcy com todos os seus defeitos é uma mulher forte e que não tem medo de ir atrás do que quer; só isto já me faz preferir a narrativa dela do que de Rachel, a eterna indecisa e que não sabe lutar pelos seus sonhos.  Eu adorei acompanhar Darcy começando do zero, eu um país novo sem ter nada a seu favor.

Ethan é um personagem incrível, eu já gostava dele do primeiro livro e seus conselhos via telefone para Rachel. Aqui ele vira protagonista, bota Darcy em seu lugar e garante momentos lindos na historia. São vários desdobramentos e eu não tinha ideia até um certo ponto de como isto ia terminar, pensei que não ia gostar do final quando saquei para onde tudo caminhava, mas no final adorei.

Emily Giffin constrói personagens como ninguém, humanos e muito reais. Suas mocinhas não são nada estereotipados, seus galãs são gente como a gente rs.  Este é o livro que mais gostei da autora até agora, mas ainda quero ler todos.

Se você gosta de um romance mais real, com um pequeno toque de comédia romântica mais sem descambar pro chick-lit este é o seu livro. Leiam!

Livros da autora com personagens relacionados

O noivo da minha melhor amiga ( Something borrowed -Dexter, Darcy e Rachel)
Questões do coração ( Heart of the matter -Tessa Russo, irmã de Dexter)
Presentes da vida ( Something Blue - Darcy).

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO