Encanto - Tricia Rayburn

>>  quarta-feira, 4 de julho de 2012


RAYBURN, Tricia. Encanto. São Paulo: Editora Verus, 2012. 318p. (Sereia, v.2). Título original: Undercurrent.

“Fiquei ali até a ajuda chegar, contando os segundos entre as batidas do coração dele como um dia contara os segundos entre os relâmpagos, sussurrando as mesmas cinco palavras repetidamente.” p. 306

Desde criança quando assisti ao primeiro filme de sereia (aquele da sessão da tarde, que a moça ganha 2 pernas e vai viver na terra mas não pode se molhar porque ai a calda aparece) eu me apaixonei por este ser. Depois disto elas já apareceram em alguns livros que eu li e fiquei louca por um sobrenatural sobre o tema. O primeiro livro lançado por aqui foi Sereia, o primeiro livro desta trilogia, que eu amei. Depois disto já saíram outros livros do tema por aqui, mas nenhum com esta temática mais sombria e de suspense. Hoje vou falar do segundo volume da trilogia Sereia com Encanto da Tricia Rayburn.

Em Sereia somos apresentados as praias e aos penhascos de Winter Harbor onde Vanessa e Justine Sanders junto com seus amigos Caleb e Simon passavam todos os verões. A historia já começa com uma tragédia, Justine pula de um penhasco para nadar e acaba morrendo afogada. Enquanto todos acreditam ser um acidente, Vanessa desconfia de algo mais e fica na casa de praia para investigar. Caleb, namorado de Justine, está desaparecido e Simon junta-se a ela nesta busca. Eles descobrem que Justine foi apenas uma das vítimas, homens começam a morrer afogados naquelas águas. Sem pistas, envolta em pesadelos e ouvindo a voz da irmã morta Vanessa não sabe o que fazer. Até que descobre a verdade e sua vida muda completamente.

A partir daqui contém spoilers para quem não leu Sereia.

Vanessa Sanders, 17 anos, descobriu que toda sua vida era uma farsa. Para começar sua mãe biológica era uma sereia, ela havia sido adotada ainda bebê e a esposa de seu pai aceitara criá-la. E as sereias foram as responsáveis pelo assassinato de sua irmã Justine, e muitas outras pessoas na cidade.  Agora, ela tinha o amor de Simon, mas sabia que isto não poderia durar para sempre. Afinal ninguém sabia que Vanessa agora também era uma sereia.

Sua vida está toda diferente, de volta a Boston ela está ansiosa para começar o último ano de escola, assim ela não ficará presa em casa com seus pais – que insistem em agir como se a irmã não tivesse existido e estão presos em uma vida falsa. Pelo menos Paige está morando com ela, após sua mãe e sua irmã – duas sereias -  serem mortas congeladas no lago.

Simon que sempre estava ao seu lado, agora não está tão perto. Ele teve que ir para a faculdade, e agora eles namoram a distancia. Na escola Vanessa se aproxima de Parker, seu colega popular que vive com milhares de meninas ao seu redor. Parker a trata apenas como amiga, embora a cada dia eles fiquem mais próximos.

Assustada com tudo que vem acontecendo desde que se transformou em sereia, Vanessa não sabe o que fazer. Ela bebe litros de água salgada por dia, coloca sal na banheira, mas mesmo assim está cada dia mais fraca e vive sofrendo dores de cabeça terríveis. Para piorar, sente dificuldade de controlar a atração que as sereias causam nos homens, vive com roupa largas para tentar se esconder.

Simon não sabe de nada, ela precisa terminar com ele, pois teme que seu amor por ela seja apenas o efeito do encanto das sereias. Mas tudo isso deve ser deixado de lado, quando estranhos acidentes voltam a acontecer e Vanessa desconfia que as sereias presas no lago congelado estejam de volta.

~~~~~

É com tristeza que digo, mas o primeiro livro da série é muito melhor do que este. Eu fui ler cheia de expectativas, a narrativa da autora é atraente e cheia de mistérios. Mas aqui, ela confundiu mistério com enrolação. Sabe aqueles livros onde o autor termina um assunto abruptamente e só volta nele lá na frente? Aqui isto acontece em quase todos os capítulos, e a autora não volta realmente neles como narrativa, ela apenas cita no próximo capítulo alguma referencia ao acontecido.

Vou tentar explicar melhor, imaginem o diálogo: Simon diz a Vanessa que irá pedir transferência para Boston, pois não quer ficar longe dela. Vanessa com seus dramas responde “é melhor a gente terminar”. O capítulo termina assim, depois a protagonista comenta “que Simon foi embora arrasado”. Em outra situação ela finalmente conta ao pai várias coisas e diz “minha mãe era uma sereia”. O capítulo termina assim e mais a frente ela comenta “que o pai ficou surpreso e arrasado com a historia”. Entendem? Isso me matou de frustração durante a leitura.

Outros pontos negativos são que a personagem não amadureceu nada no segundo livro, continua metendo os pés pelas mãos e fazendo tudo errado. E eu realmente não entendo o porquê desta narrativa, ela está preocupada com um assunto, mas ela pergunta, o interlocutor não responde, e a historia fica por isso. Em vários momentos ela deixa um pensamento ou uma investigação de lado por nada.

Ufa, desabafei. Tirando tudo isto rsrs, o livro não é ruim. O enredo é interessante, acontecem coisas importantes e eu gosto dos personagens. Simon é um fofo, daqueles namorados perfeitos. Parker é digno de admiração, embora eu prefira Simon.

O mais legal é que as sereias são naturalmente más. Conquistar um homem, fazer com que ele as ame e depois matá-los as torna mais forte. Ao se negar a agir assim, elas enfraquecem ao ponto de morrer. Imagine a dificuldade de Vanessa, apaixonada por Simon, mas sabendo o efeito que causa em todos os homens?

Eu ainda espero que o terceiro livro feche bem a trilogia, para quem ama literatura fantástica eu indico, mesmo este não atingindo minhas expectativas. Quem leu me conte o que achou. ^^ Leiam!

Trilogia Sereia de Tricia Rayburn
  1. Sereia (Siren)
  2. Encanto (Undercurrent).
  3. Profundezas (Dark Water)
Avaliação (1 a 5): 

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO