As mais - Patricia Barboza

>>  sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

BARBOZA, Patrícia. As mais. São Paulo: Editora Verus, 2012. 198p. (As mais, v.1).

"Bom, aprendi que na vida nem sempre é tudo tão divertido. Tem horas que a gente fica triste. O motivo pode ser sério ou até bobo. Mas, se estivermos rodeadas de pessoas que gostam da gente, tudo fica mais fácil. O melhor namorado é o meu! As melhores amigas são as minhas!” P.59

Leitura indicada ao público pré-adolescente. No estilo teen chick-lit hoje vou falar de um livro nacional que foi campeão de vendas no estande da Editora Record na Bienal de SP deste ano, eu conheci a autora, mas ainda não tinha conferido o livro. Confiram o que eu achei sobre As mais da Patrícia Barboza.

Mari, Aninha, Ingrid e Susana são melhores amigas e estão sempre juntas para o que der e vier. A inicial do nome das meninas formam as MAIS. Elas são alunas do oitavo ano do colégio CEM no Rio de Janeiro e o ano está prestes a terminar, no próximo ano elas estarão no último ano do colégio e precisam fazer algo especial; e por sugestão de uma professora resolvem escrever um diário muito especial, um livro sobre a vida delas, contado pelas quatro amigas.

Apesar de andar sempre em bando, elas são muito diferentes e isso as torna ainda mais especiais. Mari é a desastrada da turma, alegre e cheia de papo ela vive se metendo em confusões e pagando os maiores micos do colégio. Ela até tenta se acostumar com as gracinhas e com a famosa frase “Não se irrita, Maria Rita”. Mas quando paga o maior mico na frente do gatinho dos seus sonhos... não tem como não se irritar. Mari descobre também uma nova paixão, o teatro. E na escola terá a chance de mostrar seu talento.

Aninha é a intelectual da turma, apaixonada por livros tem um blog onde publica suas resenhas e sonha em ser presidente do grêmio da Escola. Aninha é loira com um cabelão e lindos olhos azuis que encantam os garotos. O problema é que ela está mais preocupada em ter tempo para fazer todas as suas atividades, e ainda namorar. Um problema maior ainda é que seu coração está dividido entre dois garotos, e ela não sabe o que fazer a respeito. Prestes a completar 15 anos, ela terá uma surpresa interessante.

Ingrid é a romântica, ela ama filmes de amor e sonha com seu príncipe encantado. Baixinha é também a chaveiro da turma, e não sabe se já encontrou seu caminho, perto das outras amigas, ela acha que não se destaca tanto. E Aninha ainda é muito tímida, o que torna mais difícil conquistar o tal príncipe que ela tanto quer. Ela tem uma irmã mais nova, Jéssica, uma menina muito fofa e inteligente.

Susana é a atleta, com 14 anos e quase 1,90 de altura ela se destaca no time de vôlei do colégio e sonha em um dia se tornar profissional. Com esta altura toda ela não tem muitas chances no amor, afinal ela não quer um namorado que bata no seu ombro. Além disso tem que conviver com as críticas da mãe, que tem duas farmácias de sucesso e quer que a filha siga a carreira, como o irmão mais velho. O problema é que seu sonho é muito diferente, e ela não sabe se a mãe irá aceitar.

Juntas elas são mais fortes e mais felizes, elas são As mais e formam um grupo de destaque no colégio. E você, também quer conhecê-las?

~~~~~~

A edição está linda demais e eu amei o cuidado com a fonte, as ilustrações e a diagramação, acredito que as meninas na mesma faixa etária das protagonistas irão adorar a historia. O livro faz parte de uma série, então nos próximos iremos acompanhar mais 1 ano na vida das meninas, cada livro será contado agora por apenas uma delas. Eu gostei de cada trimestre ser narrado por uma menina diferente, e gostei bem mais da segunda parte do livro, Ingrid e Susana.

A historia é toda bem fofinha, é um livro leve e divertido, que você lê em uma sentada. Deste estilo eu amo os livros da Paula Pimenta, Minha vida fora de série e Fazendo meu filme, e o minha série queridinha Diário de uma garota nada popular, voltados para a mesma faixa etária. Eu gostei da narrativa da autora, é leve e bem voltada mesmo para o público jovem.

Agora falando do que eu não gostei, o livro é perfeitinho demais, tem zero de conflitos nas quatro historias e é tudo igual. Muda a menina, mas os sonhos, os desfechos, são muito parecidos. Se você comparar com os livros que citei acima que também são para o público bem jovem, este perde muito no enredo.

Quem não gosta de nenhum spoiler favor pular este parágrafo. Todas as meninas são lindas, todas tem a família praticamente perfeita, são muito boas em alguma coisa e encontram o par ideal. Todas elas arrumam um namoradinho lindo e apaixonante e tudo acontece numa boa. Elas tem 14 anos, não era para alguma ser menos precoce e querer algo diferente? Ou ainda, não era para algum dos pais não aceitar numa boa as saídas e namoros? Nada de coração partido, nada de brigas, nada de nada! A impressão que tive foi que depois de ler a parte da Mari você já leu todas, muda só o nome da menina e suas aptidões na escola.

Como o livro melhora no final com a narrativa da Susana, eu vou dar uma chance ao próximo volume. Acreditando que vai ter algum draminha e ser menos conto de fadas, vamos ver. Se eu achar que o dois pecam no mesmo sentido, vou parar por ele. Esta repetição toda e o enredo sem nenhuma novidade deixou o livro bem chatinho.

Eu tenho emprestado este estilo de leitura para uma vizinha nesta faixa etária, este vai ser um dos que vou passar depois para ela, e ai depois volto aqui e conto se fui só eu que achei mais fraco que outros deste mesmo estilo, combinado?

Indico para o público na idade das protagonistas, meninas entre 12 e 15 anos. Acho que vão achar a historia bem fofinha. ^^

Série As mais da Patricia Barbosa
  1. As mais
  2. As mais 2: Eu me mordo de ciúmes
  3. As mais 3: Andando nas nuvens
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO