The 39 Clues: A ascensão dos Vesper - Rick Riordan

>>  quarta-feira, 16 de janeiro de 2013


RIORDAN, Rick; LERANGIS, Peter; KORMAN, Gordan; WATSON, Jude. A ascensão dos Vesper. São Paulo: Editora Ática, 2012. 264p. (Cahill vs Vesper, introdução). Título original: Vespers rising.

“Vamos ficar juntos novamente, Gideon tinha dito. A última e dolorosa recordação de seu marido. Olívia olhou o corpo inerte e apertou os dedos da mão dele. O anel dourado de Gideon reluzia, suas estranhas fileiras de símbolos gravados estavam ainda mais pronunciadas, com fuligem preenchendo os vãos.” p.58

Eu já resenhei todos os livros da minha série infanto-juvenil mais queridinha, The 39 Clues. Os livros são divertidos, inteligentes e cheios de aventura; são também pequenos e bem fininhos, ótimos para as crianças começarem a se interessar por leitura. A série foi um sucesso tão grande que Rick Riordan e os outros autores resolveram trazer Amy e Dan de volta para uma nova aventura, na série Cahill vs Vesper. A segunda fase da série contará com 7 livros, todos narrados por autores diferentes.

Eles que pensavam que seus maiores inimigos eram a própria família, descobrem que estes inimigos vão realmente pegar pesado. O primeiro livro da nova série é uma espécie de introdução a segunda fase da coleção, com A ascensão dos Vesper de Rick Riordan, Peter Lerangis, Gordon Korman e Jude Watson.

Há séculos a família Cahill buscava encontrar as 39 pistas, que levavam a um tesouro inacreditável, algo capaz de conceder poder, riqueza e glória ao seu portador. Amy e Dan finalmente recuperaram a fórmula secreta do soro de Gideon, patriarca da família, porém tem mais gente interessado neste segredo.

A primeira historia do livro, narrada por Rick Riordan, nos remete de volta a 1507 onde ficamos conhecendo o perigoso Damien Vesper, um homem rico e perigoso, que refugiou-se na ilha dos Cahill fugindo da peste negra. Gideon Cahill era um cientista, que dedicou sua vida em busca da cura para a peste negra, e que considerava Damien um amigo, embora perigoso. Prestes a fazer uma grande descoberta ele vê sua vida ameaçada e decide que sua família deve fugir. Instrui os 4 filhos, todos tão diferentes e a amada esposa Olivia do que deverão fazer, e separa sua fórmula em quatro partes, uma irá com cada filho para um lugar diferente. Luke aos 23 anos era o filho mais velho, uma rapaz silencioso e inteligente; Thomas era o mais novo dos meninos aos 13 anos, forte como um touro e cheio de coragem; Katherine, 15 anos, era inteligente e curiosa, vivia desmontando tudo e construindo novamente; Jane, 10 anos, era a mais nova e uma amante das artes.

A historia tem muitos desdobramentos, e logo temos Peter Lerangis em 1526 contanto a historia de Madeleine Cahill, a quinta filha de Gideon, desconhecida pelos quatro irmãos mais velhos. Maddie tinha como missão unir os irmãos e a fórmula do pai, e evitar ser encontrada pelos Vesper, que ainda perseguiam sua mãe – Olivia. É nessa historia que ouvimos a origem dos "temidos" Madrigal, que assustaram os irmãos na série anterior.

Em 1942 Gordon Korman narra a história de Grace Cahill, na época ainda uma criança e com a grande responsabilidade de cuidar do irmão mais novo, Fiske, e conviver com a irmã mais velha geniosa, Beatrice. Desde nova ela tinha grande interesse nos mistérios da família, e prova isso vivendo uma aventura incrível em plena Segunda Guerra Mundial.

Jude Watson volta ao presente para finalmente matar nossas saudades de Amy e Dan Cahill, os dois irmãos queridinhos da série. Após os acontecimentos narrados no último livro da série The 39 Clues tudo o que eles querem é sossego, e uma vida normal, como crianças e tal. No caso da Amy, como adolescente tímida interessada no gatinho de sua sala de aula. Mas, claro, que a vida dos irmãos não é assim tão fácil, e logo eles terão uma aventura incrível e perigosa pela frente. Desta vez a aventura começa em um banco suíço e um anel a muito perdido precisa ser protegido. Os Vespers estão chegando.

~~~~~~

Eu amo esta série! E a continuação não poderia ter um começo melhor, Rick Riordan abre o livro dando um show em seu conto sobre os primeiros Cahill, sobre a origem da fórmula que fez tanto fuzuê na primeira parte da série. Depois disso temos a interessante historia de Madaleine, a irmã que os quatro clãs nunca conheceram, e que faz tanto sentido para quem leu a série anterior.

Por falar nisso, não acho que seja obrigatória a leitura da série The 39 Clues antes desta, mas para quem puder ler é sempre mais interessante, eles falam aqui de muitas coisas que nós já sabemos e algumas passagens tem muito mais sentido para quem já conhece a série, fatos e pessoas tem já algum significado.

Bom, depois no terceiro conto conhecemos Grace – a avó de Amy e Dan – ainda criança. Sua aventura é a mais surreal do livro, não deixa de ser divertida, mas é tão inverossímil que foi a parte que eu menos gostei. Depois, claro, reencontramos Amy e Dan e foi muito legal saber como eles estão após tantas aventuras. É ai também que realmente começa a segunda parte da série, o confronto da família Cahill com os temidos Vespers.

Repleta de ação e aventura a série é indicada para leitores pré-juvenis que certamente vão se encantar, e claro, para os adultos que gostem do estilo. The 39 Clues também tem sempre muito aprendizado, você conhece lugares do mundo todo e relembra fatos históricos importantes.

Indico para todo mundo que curta este estilo, a série é 10!! Estou ansiosa já pela continuação, leiam sem levantar do sofá! =]

Série Cahill vs Vesper

A ascensão dos Vesper – introdução a fase 2 da coleção (Vespers rising) - Rick Riordan
  1. A conspiração Medusa (The Medusa plot) - Gordon Korman
  2. Um resgate impossível (A king’s ransom)  - Jude Watson
  3. Na calada da noite (The dead of night) - Peter Lerangis
  4. A toda prova (Shatterproof) - Roland Smith
  5. Não confiem em ninguém (Trust no one) - Linda Sue Park  
  6. O fim do mundo (Day of doom) - David Baldacci
Avaliação ( 1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO