Ilusões - Aprilynne Pike

>>  segunda-feira, 4 de março de 2013


PIKE, Aprilynne. Ilusões. Rio de Janeiro: Editora Bertrand, 2012. 350p. Título original: Illusions. (Asas, v.3).

“- Você poderia ser amigo de David também. – Ela olhou para Tamani quando ele não respondeu. Ele tinha a festa franzida. – Vocês dois realmente têm muita coisa em comum, e nós estamos todos juntos nessa.
Ele balançou a cabeça.
- Não daria certo.
- Por que não? Ele é um cara legal. E faria bem a você ter alguns amigos humanos – disse ela, tocando no que desconfiava que fosse a raiz do problema.
- Não é isso – disse Tamani, fazendo um gesto vago com a mão.
- Então por quê? – perguntou Laurel, exasperada.
- Apenas não quero me aproximar muito do cara cuja namorada tenho toda a intenção de roubar – disse ele, direto, sem olhar para ela.” p. 51-52

Eu realmente adoro esta mitologia dos seres encantados, quando se fala em fadas, bruxas e afins, tem sempre muita coisa diferente, os autores esbanjam criatividade e saem das mesmice dos vampiros – que quase sempre têm uma mitologia já padrão a ser seguida. Na série Asas temos as fadas das quatro estações, que florescem em uma época do ano e que tem poderes diferentes. Confira tudo sobre a série em Ilusões da Aprilynne Pike.

A série conta a historia de Laurel Sewell, uma menina de 15 anos que sempre se sentiu muito diferente, tímida e retraída. Laurel foi criada afastada da cidade com os pais adotivos e quando se muda começa a frequentar a escola pela primeira vez. É lá que ela conhece David e se apaixona pela primeira vez. E é nele que ela confia quando uma estranha flor começa a brotar em suas costas.

Contém spoilers se você não leu os volumes anteriores da série Asas.

Depois disso Laurel descobre que é uma fada do outono, descobre também que foi enviada ao mundo mortal para a sua família adotiva; a missão era que no futuro ela herdasse as terras que servem de limite entre Avalon e o mundo humano. Agora depois de adulta ela iria herdar as terras e voltar para Avalon, mas muita coisa acontece neste meio tempo e cai por terra o plano dos encantados.

Laurel agora divide seu tempo entre  o mundo humano com David, seus pais, a escola e os amigos; e com o mundo mágico de Avalon, onde ela tem aulas e começa a treinar para desenvolver poções, como uma boa fada de outono. Seu mundo e seu coração está dividido, Laurel não consegue escolher entre o fofo David e o elfo Tamani, seu guardião, com o qual possui uma antiga historia e que espera por ela e seu amor.

Sabendo disso e sendo fiel a David, Laurel pede que o elfo não a procure mais, e desde então não teve mais notícias dele. Mas agora Tamani acaba de ser matriculado em sua escola como um aluno de intercâmbio, e seu mundo bem organizado vira de pernas por ar. Ela precisa evitar que ele e David cheguem as vias de fato e se esmurrem pela escola. E ao mesmo tempo, não consegue negar o quanto está feliz em ter Tamani novamente por perto. E, claro, ele não veio sem motivos, perigos e problemas mais uma vez perseguem a fadinha.

Desta vez eles não sabem de onde virá o inimigo, mas coisas estranhas começam a acontecer. Uma nova aluna gera desconfiança entre eles, Yuki está sobre a proteção de Klea e só isso já faz com que todos desconfiem dela. Tamini ficará perto dela para investigar, tão perto que Laurel começa a repensar quem realmente ama.

~~~~~~~~

Eu não amo esta série de paixão, mas gosto muito da forma como a mitologia foi construída e da narrativa mais leve e linear. Gosto também de Laurel ser uma fada normal, ela tem claro o amor de David e Tamani, mas não é a fada mais poderosa de Avalon ou algo assim. Ela tem como missão apenas proteger as terras que abrigam o portal de Avalon e não deixar que elas sejam vendidas.

O triângulo amoroso é muito forte por aqui, Laurie ama David, ama Tamani, e não sabe com qual dos dois vai ficar. Em alguns momentos da uma peninha de David que é o legítimo bom moço, mas Tamani é realmente irresistível. E aqui entra uma nova personagem que terá muita importância de agora em diante, Yuki. O mais engraçado é que ela causa muito ciúme em Laurel, que terá que sair de cima do muro em relação a Tamani.

A série não possui grandes reviravoltas, embora o final deste livro tenha sido mais interessante. A leitura é leve, o romance é fofinho e o livro é bem escrito. Não é daquelas séries que eu amo de paixão, mas eu gosto muito do enredo e fico sempre curiosa pela continuação. E como não acontece muita coisa pode passar a impressão de enrolação, de que a historia poderia ser contata com menos livros; não sei se isso cabe aqui, o ritmo não me incomoda e os livros não têm mesmo muita ação desde o início da série.

Se você gosta de fadas e juvenis mais fofinhos eu indico. Esta série é ideal para o público bem jovem, principalmente porque os relacionamentos tem um desenvolvimento linear, sem aquela coisa toda de amor eterno e tudo mais. Leiam!!


Série Asas de Aprilynne Pike
In: http://www.aprilynnepike.com
  1. Asas (Título original: Wings)
  2. Encantos (Spells)
  3. Ilusões (Illusions)
  4. Destinos (Destined). 
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO