Destinos - Aprilynne Pike

>>  quarta-feira, 2 de abril de 2014

PIKE, Aprilynne. Destinos. Rio de Janeiro: Editora Bertrand, 2013. 280p. Título original: Destined. (Asas, v.4).

“Ela aguardou enquanto os segundos se arrastavam, os olhos cheios de lágrimas ao se agarrar ao braço de Tamani, motivando-o a despertar. O viridefaeco havia começado a curá-la de forma instantânea... por que não estava funcionando agora? Um minuto se passou. Dois.” p. 232

E mais uma série que acompanho chega ao fim, oremos para que outras consigam chegar lá. :P A série nunca foi minha favorita de literatura fantástica juvenil ou minha favorita sobre fadas, mas gosto da narrativa da autora e da mitologia explorada. Hoje vou contar para vocês o que achei do final com Destinos da Aprilynne Pike.

A série conta a historia de Laurel Sewell, uma menina de 15 anos que sempre se sentiu muito diferente, tímida e retraída. Laurel foi criada afastada da cidade com os pais adotivos e quando se muda começa a frequentar a escola pela primeira vez. É lá que ela conhece David e se apaixona pela primeira vez. E é nele que ela confia quando uma estranha flor começa a brotar em suas costas.

Contém spoilers se você não leu os volumes anteriores da série Asas.

Laurel precisa de seus amigos e de força para salvar Avalon da destruição. David e Chelsea estão sempre ao seu lado, assim como Tamani, seu guardião, apaixonado por ela desde que eram crianças no mundo das fadas. Mas apesar de saber que é uma fada, do mundo todo que existe secretamente e que Tamani faz parte deste mundo, ela também ama seu namorado humano. Mas com a chegada de Yuki, uma menina misteriosa na escola, ela precisa decidir onde está seu coração, já que morre de ciúme da moça com Tamani. E também não confia nela, a protegida de Klea.

Seus temores provam-se verdadeiros quando descobrem que Yuki é uma fada do inverno, e conseguem aprisionar a moça em busca de respostas. Sabendo do poder das fadas de inverno, todos se desesperam ao saber que Klea pretende usar a fada para achar o portal e destruir Avalon.

Ao mesmo tempo que  precisa lutar contra o fim do mundo das fadas, Laurel precisa decidir de vez a quem pertence seu coração, David ou Tamani.

~~~~~~~

Considerando que eu nunca caí de amores pela série e achei que ela teve muitos altos e baixos, eu gostei do final. Gostei do desfecho que e autora deu aos personagens, gostei do final com mais ação e se passando quase todo em Avalon. Continuo achando que deveria ser no máximo uma trilogia, ela gastou muito tempo nos livros anteriores focando no triangulo amoroso, para no último, deixar tudo isso de lado e se concentrar na guerra.

Sei lá, achei que estava óbvio com que ela iria terminar desde o início do livro, apesar do triangulo ser muito forte nos livros anteriores. Ela simplesmente deixou um dos personagens meio a margem da historia e só falava dos sentimentos de Laurel pelo outro, ficou bem na cara. E achei a Laurel bem ingrata também na verdade. Eu gostei de com quem ela ficou, só não gostei da explicação dada. Tem uma carta no final que salva a cena, eu adorei o que  a autora fez, ficou bem realista.

Gostei do final, mas realmente não é das minhas queridinhas. A série tem um grande número de leitores e uma ótima média no Goodreads, imagino que faça mais sucesso com o público bem jovem. Eu já li muitas fantasias juvenis e as falhas no enredo ficaram bem claras. Trama lenta e personagens que não conquistam totalmente me incomodaram desde o primeiro livro.

Enfim, a série termina bem e isso é um ponto positivo, tantos autores estranham a historia no final. :P 
Para o público jovem eu indico sem receio, a mitologia das fadas é interessante e a historia é fofinha.

Série Asas de Aprilynne Pike
In: http://www.aprilynnepike.com
  1. Asas (Título original: Wings)
  2. Encantos (Spells)
  3. Ilusões (Illusions)
  4. Destinos (Destined). 
Avaliação (1 a 5): 3,5

Comente e participe do Top comentarista de Abril, não se esqueça de preencher diariamente o formulário.

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO