Um porto seguro - Nicholas Sparks

>>  sexta-feira, 1 de março de 2013


SPARKS, Nicholas. Um porto seguro. São Paulo: Editora Novo Conceito, 2012. 414p. Título original: Safe haven.

“O dinheiro ficava guardado para emergências e ela preferia passar fome a ter que usá-lo. Simplesmente saber que a lata estava ali fazia com que conseguisse respirar um pouco mais aliviada, pois o passado sempre estava à espreita e poderia retornar a qualquer momento. Um passado que cruzava o mundo procurando por ela, e ela sabia que sua fúria crescia a cada dia que passava.” p. 18

Eu ainda não li muitos livros de um dos romancistas mais conhecido atualmente – li apenas Um homem de sorte e A escolha -, a obra de Nicholas Sparks é grande e seus livros arrebatam corações de fãs fervorosos. Hoje vou falar de mais um lançamento do autor, com Um porto seguro.

Katie, 27 anos, se muda para Southport, uma pequena cidade na Carolina do Norte. Como todos os moradores se conhecem, logo ficam curiosos sobre a moça e questionam sobre seu passado. Katie é uma moça misteriosa, alugou uma cabana em um local mais deserto, conseguiu um emprego como garçonete no restaurante local e não tem amigos.

A moça carrega um passado do qual quer fugir, e não dá muitas informações a seu respeito. A beleza de Katie dificulta seus segredos, já que ela não consegue deixar de chamar a atenção. Até que ela faz duas amizades diferentes: com Jo, a moça que acabou de alugar a cabana ao lado da sua, e com Alex, viúvo, pai de dois filhos e dono da mercearia local.

Alex é mais velho do que Katie, cuida sozinho de seus filhos amados e sonha em encontrar uma companheira; amava profundamente sua esposa, mas vê que já é hora de seguir em frente. Kristen e Josh, 5 e 6 anos, são crianças fofas, mas exigem muita dedicação e ele está sempre muito cansado ao final do dia. Alex já foi do exército, trabalhava na Divisão de Investigação Criminal, mas acabou preferindo tocar a loja que foi de seu sogro. Ele também é observador, conhece muito bem as pessoas e sabe que Katie tem um segredo.

Ela quer fugir, sabe que a vida tranquila de Southport não vai durar para sempre, que precisa continuar se mudando, ou seu passado acabará por assombrá-la novamente.

Alex logo se encanta com a beleza e o jeito atencioso de Katie. Ela não vê futuro para um relacionamento a longo prazo, sabe que não pode se envolver com ninguém. Ela precisa aprender a confiar, precisa acreditar novamente no amor. Ele só quer conquistá-la.

~~~~~~~

Eu gosto muito dos livros do autor, a narrativa flui muito bem e é uma leitura para distrair e um romance que evolui suavemente. Gosto mais ainda da imprevisibilidade do autor, nunca sabemos se leremos um livro com final romântico ou trágico quando se fala do Nicholas.

Este até certo ponto, seria o meu livro preferido do autor. Eu adorei as crianças, fofas e inteligentes; gostei do jeito maduro e racional de Alex, embora não tenha me envolvido emocionalmente com o personagem. E Katie é uma moça que já sofreu tanto e foi tão forte, que é impossível não torcer por ela.

No final o livro me decepcionou um pouco, de repente o autor da um toque de sobrenatural na trama, que para mim, foi inteiramente desnecessário. Não gosto muito deste tipo de mudança, o romance já ia muito bem sem nada disso. Não da para contar para vocês sem spoilers, mas quem leu me diga o que achou desse final.

Além disso a parte de suspense no final com o nosso “pseudo-vilão” foi bem exagerada, dava para tudo ter sido resolvido antes e fiquei meio frustrada com tanta enrolação, parecia coisa de “tela quente”.

Acho que por isso a maioria dos livros do autor acabam no cinema, os clichês e os estereótipos de trama e personagens acabam rendendo uma boa formula para os romances cinematográficos. E por falar em cinema o filme está próximo da estreia, deixo abaixo o trailer, mas já aviso que ele mostra cenas que eu preferi não contar na resenha, como o mistério do passado de Katie e o que acontece depois. Filme dirigido por Lasse Hallström e no elenco Julianne Hough (Katie), Josh Duhamel (Alex) e Cobie Smulders (Jo). Eu só achei este Josh muito tudo de bom e novinho para ser o Alex, eu imaginava ele no livro bem mais coroa e sem graça rs.


Apesar destas observações é sempre uma leitura agradável e boa para passar o tempo em uma tarde livre. Ainda não achei um livro do autor para amar, mas mesmo assim são leituras gostosas. Para quem gosta de um romance mais maduro e com um bom enredo é uma ótima pedida. Leiam!

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO