Dezenove luas - Kami Garcia e Margaret Stohl

>>  sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

GARCIA, Kami; STOHL, Margaret. Dezenove Luas. Rio de Janeiro: Galera Record, 2013. 322p. (Beautiful Creatures, v.4). Título original: Beautiful redemption.

“Coisas ruins tinham acontecido.
Eu não podia mudar isso, por mais que quisesse.
Tudo parecia errado, e mesmo ver Lena não fazia parecer certo.” p. 56

E outra série YA chega ao fim, todos comemoram! \o/
Beautiful Creatures me encantou quando foi lançado, uma historia diferente por ser narrada pelo menino e um sobrenatural de bruxas, um dos meus seres fantásticos preferidos. De lá para cá, a série teve altos e baixos. O último livro de uma série é sempre o que gera mais expectativa, só imagino como deva ser difícil para os autores finalizarem uma historia, cada atitude que eles tomam serão questionadas pelos fãs. Eu estava curiosa, e hoje vou falar sobre o final de mais uma historia, com Dezenove luas da Kami Garcia e Margaret Stohl.

O romance sobrenatural narra a vida do protagonista Ethan Wate, um garoto comum e popular da pequena cidade de Gatlin. Ethan estava sempre com seu melhor amigo, o maluquinho e divertido, Lincoln. Tudo o que ele queria era terminar o segundo grau e sair da cidade, principalmente depois que perdeu a mãe e o pai praticamente passou a viver trancado no escritório. Tudo muda quando Lena Duchannes chega à cidade. Ethan se apaixona por ela, antes mesmo de saber que ela era uma bruxa, e ele não fazia ideia de como sua vida mudaria depois disso.

A partir daqui contém spoilers para quem não leu os livros anteriores. Confira as resenhas dos outros livros da série.

Dezoito luas foi o livro mais tenso e também o que teve o final mais trágico, mas foi dos que menos gostei. Fiquei com preguiça da lenga-lenga entre os protagonistas e das repetições, a maioria destas séries poderiam ser menores. No livro coisas muito estranhas acontecem na cidade, e eles culpam o conjurador das trevas, Abraham, por tudo o que está acontecendo. Amma procura um bruxo poderoso em busca de ajuda, e Ethan não parece ser ele mesmo, com sonhos e sintomas estranhos. Ele e Lena estão juntos, mas ele não pode tocá-la sem se machucar e isso cada vez fica mais complicado. Até que Ethan descobre o que precisa fazer para por ordem no caos, ele se sacrifica para restabelecer a Ordem das coisas.

Ethan Wate está morto, ele sempre quis sair daquela cidade, mas acabou se sacrificando para salvar Gatlin e seus moradores e deixou para trás seu grande amor. Agora Lena Duchannes está sozinha e sofrendo pela sua grande perda. Sem querer acreditar que tudo está perdido, Lena acha que Ethan irá voltar, da mesma forma que seu tio.

Ethan acordou sem saber onde estava, o lugar era muito estranho para ser o paraíso. E descobriu que estava do outro lado, mas não em seu descanso final. Ele reencontrou a mãe, sua tia Prue, mas não sabia o que acontecia no mundo dos vivos. Ele só pensa em uma coisa: retornar.

Para Amma, para Lena, para Link. Ele precisa descobrir uma forma de voltar do mundo dos mortos. Enfrentando perigos, novos inimigos e procurando ajuda, mesmo que de pessoas improváveis.  Afinal, não poderia ainda ser o fim. Não assim... não dessa maneira... Enquanto isso, no mundo dos vivos, seus amigos fazem o possível para ajudar.
“Link sorriu para John  e assentiu.- Dane-se toda essa merda de Incubus. É assim que se faz no estilo Mortal.” p.202
~~~~~~~

A série terminou bem, principalmente considerando que o livro anterior foi bem chatinho com toda a lenga-lenga entre os protagonistas. Eu esperava encontrar uma Lena arrasada e deprimida chorando pelos cantos, mas a moça amadurece neste volume e se mantêm forte para tentar descobrir como ajudar Ethan.

Do outro lado, Ethan está abismado com o mundo dos mortos. Ele está feliz em estar ao lado da mãe, mas precisa voltar para Lena. Precisa encontrar uma maneira e fará de tudo para conseguir. Os personagens amadureceram, Link continua sendo o personagem mais divertido e besta da série, adoro o Link.

Dezenove luas tem mais ação, tem toda aquela coisa de enfrentar vários desafios e chegar até o final para conquistar o que deseja e tal. O Ethan continua não tendo pegada, bem sem sal, mas isso não é novidade para quem leu os três anteriores. Achei a coisa toda muito fácil, não surgiram muitos obstáculos e o personagem apenas ia cumprindo etapas e avançando, sem grandes imprevistos. Chatinho isso, não é como uma missão do tio Rick ou como um torneio pelo Cálice de fogo ou a busca pela pedra filosofal... vocês entenderam. ^^

Adoro Amma e sempre achei que ela e outros personagens secundários não foram valorizados, assim como Macon e o pai de Ethan. Inclusive tive a impressão que só os protagonistas tiveram um “final”, os outros personagens ficam um pouco à margem da historia.  Foi um final digno, não amei de paixão e não foi um livro impecável, mas foi bonito, emocionante e com ótimos desdobramentos.

Tem citações fofas, declarações lindas e partes que me deixaram com os olhos cheios de lágrimas. Nem vou contar quando a estagiária entrou na minha sala no meu horário de almoço e ficou toda assustada perguntando porque eu estava chorando, e eu tentando explicar o livro hehe. Abafa!

Eu adoro bruxas e curti a leitura da série como um todo, não ficou entre as minhas sobrenaturais favoritas, mas também não é daquelas que só continuei a ler para saber o final. Acredito que quem acompanhou vai gostar do final, só não criem expectativas diferentes do que encontraram nos livros anteriores. ^^ Quem já leu me conta o que achou do final? Leiam! ^^

Série Beautiful Creatures ou The Caster Chronicles
  1. Dezesseis Luas (Beautiful Creatures)
  2. Dezessete Luas (Beautiful Darkness)
  3. Dezoito Luas (Beautiful Chãos)
  4. Dezenove Luas (Beautiful redemption).
Avaliação (1 a 5):

Comente e concorra ao Kit de Top Comentarista de dezembro, não esqueça de preencher o formulário

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO