Mamãe Walsh: Pequeno Dicionário da Família Walsh - Marian Keyes

>>  terça-feira, 23 de dezembro de 2014

KEYES, Marian. Mamãe Walsh: Pequeno Dicionário da Família Walsh. Rio de Janeiro: Editora Bertrand, 2014. 160p. (Família Walsh, v.6). Título original: Mammy Walsh’s A-Z of the Walsh family.

“O Sr. Walsh e eu estamos casados há quarenta e sete anos, e vocês querem saber de uma coisa?... Embora eu seja mais alta que ele, somos muito felizes juntos. Se deixarmos as filhas fora dessa história, é claro. Porque elas nos trouxeram muita infelicidade. Quer dizer, só de vez em quando, sempre que aprontavam alguma coisa séria ou preocupante. Era uma espécie de corrida de revezamento! No momento em que uma delas encerrava sua fase de sofrimentos e idiotices completas, outra começava. Havia pouquíssimos momentos de trégua para nós, os pais. Para ser honesta com vocês, se não fosse por Margaret, que era muito bem-comportada, hoje em dia eu estaria internada num manicômio.” p.136

A família Walsh é hilária, eu adorei cada um dos livros das cinco irmãs e fiquei com saudade quando terminou. As histórias são independentes, mas o legal de ler na ordem é ir acompanhando a família cronologicamente, até porque as irmãs aparecem nos livros das outras e tal. Os fãs ficaram contentes quando saiu esse livrinho, contado pela mamãe Walsh, a personagem mais divertida da família. Conheçam Mamãe Walsh: Pequeno Dicionário da Família Walsh da Marian Keyes.

Aos poucos fomos conhecendo muito bem cada uma das cinco filhas dos Walsh’s, Claire (Melancia), Rachel (Férias), Margareth (Los Angeles), Anna (Tem alguém aí?) e Helen (Chá de sumiço). Faltava o livro da matriarca da família mais engraçada da Irlanda, a Mamãe Walsh.

Com um humor afiado ela conta um pouco sobre a família, seu marido, um santo, e as cinco filhas que quase tiraram sua sanidade. Fazendo referências as situações vividas no dia a dia, fala desde o motivo para ter parado de cozinhar, até sobre os nomes, vários deles, que as filhas usam para se referirem as partes baixas dos homens.

Ela relembra a origem daquele bronzeado horroroso que garantiu muitas risadas em Los Angeles, fala sobre os genros, as loucuras das filhas e até um pouco sobre os netos. Ela mostra ainda porque não acredita em depressão, e porque sua filha Rachel era mais divertida quando usava drogas hahaha, e ainda como Anna se transformou de uma total fracassada, para ter o melhor emprego da família. Mamãe Walsh também tem muito a dizer sobre o conceito equivocado de felicidade, tratamento de belezas, o poder do Cornetto e tangas. Isso, tangas.

~~~~~~~~

Achei legal, o problema foi que eu esperava bem mais do livro. Me pareceu preguiçoso, a personagem renderia muito mais histórias e comentários. O livro fininho em forma de dicionário já não é um estilo que curto muito, então relevem, vocês podem gostar bem mais do que eu.

A personagem é ótima, então algumas de suas opiniões são hilárias, mas não achei a leitura divertida a ponto de dar risada, até porque muita coisa a gente já sabe por ter lido os outros livros.

Alguns pontos são mais interessantes, como quando ela descreve os netos, cada um com mais defeitos do que o outro. Ou quando ela fala de sua mãe, com saudade, sendo que a mulher parece uma megera lunática. Acho que a única pessoa livre de suas críticas é o papai Walsh rs.

Não tem muito o que falar, é tão pequenininho. Foi bom se despedir da série com mais um livro, eu só esperava mais da Marian Keyes. Adoro a família, mas para quem não conhece ainda, o melhor é ler a série toda na ordem de publicação. ^^

Coleção Família Walsh por Marian Keyes
  1. Melancia (Watermelon) - Claire
  2. Férias (Rachel’s Holiday) - Rachel
  3. Los Angeles (Angels) – Margareth
  4. Tem alguém aí? (Anybody out there?) – Anna
  5. Chá de sumiço (The mystery of Mercy Close) – Helen
  6. Mamãe Walsh: Pequeno dicionário da família Walsh (Mammy Walsh's A-Z of  the Walsh Family) 
Avaliação (1 a 5): 2.5

Comente e concorra ao Kit Top comentarista de dezembro, preencha o formulário!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO