Viajando no mundo das cores #22 - Dicas de materiais 3: Especiais

>>  sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Hérida:  Flores feita a mão livre com aquarela em pastilha da koh-i-noor.
Estou atrasada com esse post, mas sempre tinha um livro diferente para mostrar que eu acabava passando a frente. Então, hoje vamos falar sobre os materiais especiais para colorir, as ideias diferentes. Eu já falei sobre o mais importante nesse hobby, o lápis de cor e também dos materiais auxiliares.

Canetinhas - Stabilo
Não é toda canetinha que você pode usar nos livros, muitas delas mancham o verso por soltar muita tinta. O ideal é você testar no final do livro para ver o resultado, colorindo mesmo, porque as vezes um traço leve não é suficiente para o teste. Eu só uso a Stabilo, ótima para fazer pequenos detalhes e com muitas opções de cores, ainda tenho que comprar outras cores, mas não é algo que eu uso muito. Acabo usando mais as marrons, para fazer os galhos no Jardim Secreto.

Caneta – Gel Glitter
Dessas de cheiro de fruta das lojas de importados. Dizem que tem algumas que brilham muito, essa que eu comprei, de marca desconhecida, não é lá grandes coisas. Mas como uso pouco não fui atrás de outra ainda.

Caneta – Uni Ball Signo
Adoro, tem cores lindas e a dourada brilha muito. Uso mais é a branca, para fazer pontos de luz é excelente.

Giz pastel seco – Faber-Castell 24
Perfeito para fazer fundos, é o material que mais uso para isso. Tem estojos disponíveis para venda com 6 cores, 12 cores, esse meu é de 24 cores. A maneira que eu gosto de usar é raspando um pozinho com estilete e depois passando com algodão no livro. Da para misturar cores e criar algo diferente. Esse fundo de “nuvens” abaixo foi feito com esse giz. Nele eu recortei um pedaço de papel em formato de nuvem e fui passando o dedo no pozinho e espalhando usando o recorte. Eu normalmente faço o fundo com giz por último, mas você também pode fazer ele antes de tudo, o lápis de cor pega normalmente por cima, pode apagar também com borracha onde o giz ficar muito escuro ou invadir o desenho.
 
Clique nas imagens para aumentá-las
Giz pastel oleoso - Pentel Oil Pastels 25 colors
Esse eu uso passando direto o giz no algodão e transferindo para o papel. Ele é mais difícil de trabalhar, borra muito, mas tem cores mais fortes. Ainda não ajeitei muito bem para usá-lo, quem tiver dicas e puder compartilhar. Já a Hérida arrasa com o giz, deixo uma das delas para vocês verem também.

Hérida: Cesta de frutas e legumes ... céu e chão de terra feitos com giz pastel oleoso + solvente como blender

Giz pastel aquarelável – Trio Wax KOH-I-NOOR
Ainda nem usei em nenhum desenho, só testei. Ele é bem legal, você pode usar para fazer paisagens, passando o giz direto no papel. Depois com um pincel de ponta mais grossa, você vai molhando na água e espalhando, conseguindo os tons que quiser. Deixo para vocês um exemplo feito pela Hérida, lindo demais.


Hérida:  Cenário de por do sol na praia - céu, mar e areia todo feito com giz aquarelável Trio Wax da koh-i-noor.

 
Tintas diversas
Outra que precisa ser testada no final do livro para ver se não mancha atrás. Eu comprei a tinta guache normal, a guache glitter e a tinta PVC branca. A tinta PVC é ótima para fazer fundos ou cobrir parte de algum desenho, usei para cobrir as imagens e desenha o Harry Potter (abaixo). A tinga guache normal é muito molhada e não tem muita cobertura. A tinta glitter Acrilex Abelhinhas não brilha tanto quanto eu gostaria.
 

Aquarela Profissional KOH-I-NOOR
As aquarelas profissionais conseguem tons mais fortes e marcantes. E como ela vem seca, é melhor para usar no livro com um pincel. Mas tem que ter cuidado, sai muita tinta. Outra que preciso treinar para usar melhor. Minha primeira tentativa foi bem desastrosa rs. Nesse desenho eu tinha tentando fazer um fundo com várias cores, que ficou bem manchado e escuro demais, ai passei preto para cobrir tudo e estraguei o desenho rs. Deixo outro da Hérida, que deu certo hehe.

Hérida:  Baú do floresta... céu e mar feitos com aquarela em pastilha koh-i-noor.
Cola glitter Acrilex Abelhinhas
Adoro. Brilha bem mais, apesar que ainda quero comprar de uma marca melhor. Uso para pequenos detalhes, como vocês podem ver no desenho acima e nesse abaixo.

Puff Pens
Gente isso é mágico, amei. Fica uma graça e é bem divertido para usar. Ótimas para fundos e bem coisa para criança, adorei rs.

Acho que é isso gente, espero que vocês tenham gostado. Quem tiver dicas de outros materiais que eu tenha esquecido aqui, mande nos comentários.  

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Kit Top Comentarista de outubro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO