Vocação para o mal - Robert Galbraith

>>  segunda-feira, 30 de maio de 2016

GALBRAITH, Robert. Vocação para o mal. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2016. 494p. (Cormoran Strike, v.3). Título original: Career of evil.

“- Onde você está?
- A uns seis metros de onde estava da última vez que você me perguntou. Espere, estou vendo um nome de rua. Vou atravessar, já sei onde errei, eu devia ter entrado...
Ela só ouviu os passos quando estavam bem atrás. Dois braços enormes e vestidos de preto se fecharam em volta dela, prendendo-a pelos lados, arrancando o ar dos pulmões. O celular escorregou de sua mão e caiu com um estalo na calçada.” p.414

J. K. Rowling está arrasando na série policial Cormoran Strike. Escrita sob o pseudônimo Robert Galbraith, a notícia da verdadeira autoria vazou antes da publicação do primeiro livro, O chamado do Cuco, e depois disso, a série estourou. A autora investe na investigação clássica, o estilo “Sherlock Holmes” me encantou e fico ansiosamente esperando o próximo volume. Hoje vou falar do terceiro livro da série, Vocação para o mal.

Em O chamado do cuco e O bicho da seda conhecemos Cormoran Strike, um homem que sofreu sequelas físicas e psicológicas enquanto prestava serviço militar, após se desligar, abriu um escritório de investigação. Sua carreira de detetive particular e sua vida pessoal não andavam nada bem; endividado, chutado pela ex-noiva, morando no escritório. Sua nova secretária Robin Ellacott parecia apenas um gasto desnecessário, mas a moça está disposta a tudo para ajudar o novo chefe e aprender a profissão. Já seu noivo, não está nada satisfeito com o seu novo emprego.

A resenha não contem spoilers sobre os volumes anteriores.

Robin Ellacott já se acostumou com as tarefas difíceis de sua nova profissão, e apesar do descontentamento de Matthew, seu noivo, segue firme no proposito de também se tornar uma detetive. Com a proximidade do casamento, está cada vez mais confusa. Quando a perna de uma mulher é enviada pelo correio, endereçada a ela, todos ficam desesperados para protegê-la e mantê-la em segurança.

Cormoran Strike, 37, já lidou com todo o tipo de maluco, alguns deles, com certeza ainda querem vingança. Ele suspeita de quatro homens, todos eles seriam capazes de matar uma mulher e enviar a perna a Robin, todos querem prejudica-lo e o odeiam por algum motivo. Mas a policia não leva a sério sua lista de suspeitos, e claro, eles começam a investigar por conta própria. O perigo aumenta, a policia parece cada vez mais perdida. O tempo está se esgotando para os dois, e o mal, se aproxima.

~~~~~~~

Essa série é ótima! Adorei o enredo, as mudanças na vida dos personagens e o mistério em torno do assassino. Achei muito interessante a linha de investigação dessa vez, desde o início do livro tínhamos quatro suspeitos, e junto com Strike eu ia descartando possibilidades, mudando de suspeito, fazendo teorias. Gosto muito dessa linha mais dedutiva, a autora quase não utiliza das informações periciais, é tudo muito a moda antiga.

Robin arrasa nesse livro! Determinada a seguir uma profissão, mesmo sendo visada pelo assassino ela segue em frente, vai contra a opinião da família, ao chato do noivo e até contra Strike, que está mais preocupado com a segurança da moça do que com a resolução do caso. Engraçado que eu sempre tive raiva do noivo dela, Matthew, mas nesse livro fiquei até com uma certa pena dele. Tinha hora que queria que ela se casasse, uma cena depois queria que ela largasse ele no altar rs. Vocês vão entender quando lerem.

Falando nisso, pela primeira vez o final me deixou louca pela continuação, embora o caso tenha seu desfecho redondinho, terminou bem no meio de um acontecimento importante na vida pessoal de um dos dois, que só será revelado na continuação. *roendo as unhas*.

Em cada livro um tópico ganha destaque, no livro anterior o mercado editorial foi amplamente discutido e criticado. Já nesse volume, a violência contra a mulher, principalmente no caso de esposas de oficiais (que era no que Strike trabalhava no exército) é o tópico principal. Abuso infantil e outros crimes domésticos são abordados também.

Eu adorei a leitura. O segundo livro continua sendo meu favorito, mas esse não deixa a desejar. O estilo é mais lento e descritivo, mas me envolvo muito com o enredo e fico curiosa para saber o final. Para os fãs de detetives, Strike é indispensável, leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Série Cormoran Strike do Robert Galbraith
  1. O chamado do Cuco (The Cuckoo’s calling)
  2. O bicho-da-seda (The silkworm).
  3. Vocação para o mal (Career of evil)
  4. Branco letal (Lethal white).
Avaliação (1 a 5): 4.5

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO