target="_blank">Some alt text
Promoções
target="_blank">Some alt text
Viaje com as séries
target="_blank">some alt text
Viaje comigo
target="_blank">some alt text
Ofertas Submarino
target="_blank">Some alt text
Os melhores do ano
target="_blank">Some alt text
Viajando no mundo das cores

Viaje comigo #249 - Autores nacionais e as resenhas negativas

>>  sábado, 1 de outubro de 2016

Autores nacionais e as resenhas negativas

Autor lendo resenha negativa...

Normalmente me abstenho de qualquer tipo de polêmica, sinceramente, morro de preguiça de todo o falatório que determinado assunto gera. Mas não é de hoje que observo, com tristeza, a reação da maioria dos autores nacionais às resenhas negativas nos blogs literários. Se você quer ser publicado, quer ser lido, você será elogiado e criticado, é o esperado. Ninguém vai ter 100% de aceitação nem de rejeição. É claro que ninguém gosta de ler crítica negativa, mas saber lidar com isso é imprescindível.

Faz anos que o Viagem Literária não fecha parceria com autor nacional. As várias experiências negativas me fizeram desistir desse tipo de parceria. Autores que acham que a resenha tem que ser positiva porque o blogueiro precisa “incentivar a literatura nacional” ou porque “ganharam o livro”. Acredito que incentivar qualquer tipo de literatura é falar sobre ela, um livro sendo visto, para o bem ou para o mal, é divulgação, é incentivo. Para evitar estresse, só recebo livros, de autoria nacional ou não, através das Editoras. É meu dever ler e resenhar um livro cedido pela editora, a opinião sobre ele, diz respeito somente a mim.

Críticas são construtivas! Já vi vários autores escreverem e publicarem sem um crivo maior na obra. Enredos legais e histórias boas se perdem no meio dos erros de gramática e concordância. Cenas repetidas, personagens mal construídos ou que ficam perdidos no meio da história, furos na trama, protagonistas ruins, casais que não funcionam... e inúmeros outros problemas que poderiam ter sido evitados com um trabalho mais criterioso. O resultado? Alguns fãs incondicionais que babam tudo que a pessoa escreve, e pouca aceitação no mercado. Quantos leitores vocês já viram dizendo que “não leem nacionais” ou “não gostam de literatura brasileira”? A culpa atribuída aos romancistas clássicos (leituras obrigatórias do colégio, quando o leitor ainda não tinha maturidade suficiente para compreender totalmente) já está defasada.

Resenha crítica serve para isso. Para falar o que gostou, o que não funcionou, para mostrar que o autor pode ter errado a mão ali, mas pode fazer melhor na próxima. Aprendam a diferenciar resenha negativa de resenha ofensiva! Um exemplo inesquecível dentre muitos rs. Em 2010 resenhei um livro nacional que não gostei, depois de ter que responder inúmeros e-mails explicando o que não gostei, o autor me fala que “sua obra fora comparada a Tolkien”, mas que a pessoa tinha que ter “massa cinzenta para entender”. Quem o comparou a Tolkien gente? Deve ser a mãe dele, só pode. Depois disso desisti. Já fiz algumas parcerias diretas, mas com autores que já conheço e já gosto.

Os blogueiros não estão isentos de responsabilidade nesse tipo de pensamento. Depois de 7 anos de blog, eu percebi que apenas uma parcela consegue resenhar de forma crítica. Gente, amar tudo o que lê não é fazer resenha, é no máximo fazer um resumo comentado. Quanto mais você lê, mais crítico você fica, isso é fato. No início do blog eu tinha bem menos percepção dos erros e problemas em um livro do que tenho hoje. Mas desde o início, sinceridade foi um requisito essencial nos meus textos. Já vi muito leitor falando comigo que não confia em blog que só elogia, e por que confiaria?! Se você ama tudo, qual é o critério? Você quer convencer o leitor que determinado livro se destaque, como se não aponta pontos positivos e negativos? Se você espalha elogios como se não houvesse amanhã?  Alguns leitores vão amar um romance mais lento, outros olham isso na resenha e pensam “esse vou passar”. Os gostos são diferentes, a resenha ajuda ao leitor saber se determinado livro é para ele ou não. E, falo mesmo, alguns são tão ruins que nem deveriam ter sido lançados (independente da nacionalidade).

As redes sociais literárias são outro exemplo claro. Se você pega qualquer livro e comparar a média de nota do Skoob e do Goodreads, vai perceber o quanto os leitores estrangeiros são mais críticos. Alguns blogueiros têm medo de falar a verdade, de ofender o autor ou a editora parceira.

Não estou dizendo para desrespeitar nenhum autor, nem para fazer resenhas ofensivas. Estou falando de resenhas sinceras e críticas construtivas. Obviamente, eu posso achar um livro ruim e inúmeras pessoas irão amar. Minha opinião não é a correta e nem a melhor, mas é MINHA! Reservo-me ao direito de tê-la e de expressa-la como quiser em um blog pessoal.

Autores internacionais respondem e comentam resenhas negativas o tempo todo, eles dão RT, respondem e levam tudo com muita maturidade, alguns até agradecem. Vejo que os autores nacionais acham uma ofensa o fato de você não ter amado seu livro. Não estou generalizando, já tive experiências positivas também, mas as negativas rendem, no mínimo, muitas risadas. Eles reclamam com os amigos, fazem mimimi em redes sociais e choram as pitangas. Se vocês só querem resenhas positivas, publiquem apenas para que seus pais leiam, deve garantir 100% de aceitação...

O que inspirou esse texto foi uma resenha publicada por uma amiga recentemente. Na resenha ela não gostou de determinado livro nacional, falou o porquê em seu blog. O resultado foi muito chororô no twitter. Amadureçam! O Viagem Literária está há anos no ar. Vocês acham que todo mundo ama os meus textos? Que nunca recebi crítica nos posts e em e-mail? É claro que sim. Quem gosta volta, quem não gosta vai procurar outro site que o represente melhor. Se eu arrancasse os cabelos por isso, já estaria careca e sem blog.

“Comovo-me em excesso,
Por natureza e por ofício.
Acho medonho alguém viver sem paixões.”
Graciliano Ramos


E agora Viaje Comigo na semana do blog! ^^ 


  1. Resenha de As lembranças de Alice da Liane Moriarty.
  2. Resenha de Segredos e mentiras da Diane Chamberlain.
  1. Sorteio - Pecados no inverno TERMINA HOJE 01/10/2016.
  2. Promoção - Kit Top Comentarista de SETEMBRO TERMINA HOJE 01/10/2016.
  3. Sorteio - A guardiã dos segredos do amor vai até 08/10/2016.

Chegaram para análise das Editoras Parceiras:

Da Editora Intrínseca chegou Legado do Hugh Howey (SKOOB). A conclusão da Distopia Silo. Ansiedade total!


Da Editora Record chegou Uni-duni-tê do M. J. Arlidge (SKOOB). Saudade de um policial sangrento, espero que seja bom. Esse título é totalmente The walking dead rs, quem está em dia irá entender.


Da Editora Arqueiro chegaram:


- Dez formas de fazer um coração se derreter da Sarah MacLean (SKOOB). Segundo volume da série de época, Os números do amor. Eu amei o primeiro, muito fofo e divertido, e estou curiosa para ler esse também.


- O medo mais profundo do Harlan Coben (SKOOB). Mais um livro do Miron chegando, sétimo volume da série.

Da Editora Rocco chegou A luz entre oceanos da M. L. Stedman (SKOOB). O enredo promete, espero gostar. O livro é mais antigo, a Rocco lançou uma reedição com essa capa do filme.


Essa semana li Os tambores de outono – parte 1 e parte 2 da Diana Gabaldon. Larguei a lista de lado e fui conferir o que estaria acontecendo agora com Claire e Jamie. O casal é muito amor como sempre, adoro o romance dos dois e as aventuras. Porém, achei esse o mais lento da série até agora. E olha que eu normalmente não acho isso, adoro os detalhes históricos todos. Acho que o fato de grande parte do livro ser narrado por Brianna e também por Roger que me desanimou, não sou fã do casal mais novo, não desgosto, mas não tenho amor por eles como com Jamie. Até porque ele não é nada periguetável para mim rs. Esse também termina bem light, não deixa aquele mistério todo que costuma ficar para o próximo volume.

Balanço da semana
Lendo: Legado
Lidos em 2016: 105
Livros na fila: 392

Um ótimo final de semana para vocês e até a próxima.


Comente, preencha o formulário e concorra ao Kit Top comentarista de setembro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO