Desencantada - Carina Rissi

>>  segunda-feira, 11 de junho de 2018

RISSI, Carina. Desencantada: Entregando-se aos segredos do amor. São Paulo: Editora Verus, 2018. 476p. (Perdida, v.5).

“Mesmo com nossas luvas, eu sentia o calor do seu toque. Eu gostaria de pedir que ele recuasse. Era mais seguro para mim. Em vez disso, entrelacei os dedos aos dele quando o pirata assumiu seu lugar sobre o cadafalso. Leon não disse nada, apenas seguiu prestando atenção à peça, mas seu polegar começou a traçar pequenos círculos no dorso da minha mão, uma promessa silenciosa de que passaríamos por aquela experiência juntos. Como se desejasse fazer eu me sentir melhor. E ele fez.
Naquele precioso instante, senti que talvez minha vida pudesse sofrer uma guinada e que o futuro poderia ser muito mais ensolarado do que eu imaginava.
Eu nunca estivera mais enganada.” p. 109

Depois da história fofa de Elisa em Prometida, é a vez da Valentina – melhor amiga da moça e ex pretendente do Ian -, ganhar seu próprio livro. E é assim que a série Perdida chega ao seu quinto volume. Confiram o que achei de Desencantada da Carina Rissi.

Valentina de Albuquerque, 23 anos, teve sua vida virada de pernas para o ar. Sua mãe faleceu, seu pai casou com a amante e teve um filho com ela. E ela, foi renegada a filha ignorada, a enteada odiada e uma reles ninguém em sua casa. A madrasta, Miranda, fez de tudo para apagar todos os vestígios de sua mãe, por fim, decidiu que não queria mais viver naquela casa e convenceu seu pai a vender a fazenda e se mudar com a família para uma vila distante, na praia.

Na nova cidade ela não conhece ninguém, mesmo assim, tenta passar o maior tempo possível fora de casa, para evitar Miranda. E ajuda na administração da casa, tentando evitar que a madrasta leve seu pai a falência. E tem seu irmãozinho Felix, um menino fofo que adora a irmã mais velha. Um dia,  em um jantar oferecido por Miranda, alguém pede a mão de Valentina em casamento. Ela cogita aceitar por falta de opção, afinal, precisa sair daquela casa, precisa de um objetivo na vida.

Tudo muda quando ela conhece o Capitão Leon Navas. Lindo, misterioso e sedutor, o espanhol exala uma aura de perigo. Irritante, mal educado e atrevido os dois discutem desde o momento em que se conhecem, e tentam ignorar uma atração irresistível. Porém, após ser pega em uma situação constrangedora, Valentina acaba noiva do espanhol, mesmo sem querer. Em dúvida sobre seus sentimentos, e certa que ele só se casaria com ela por obrigação, Valentina não sabe o que pensar.

Até que o destino decide por ela, e um acidente muda tudo. Perdida, sozinha, e sem saber o que fazer, ela decide investigar e descobrir quem foi o responsável.

~~~~~~~~

Não se enganem por essa resenha, eu sou fã da autora, mas infelizmente, acho que a Carina perdeu a mão nesse livro. Começou tudo muito bem, eu adorei o casal principal e o fato da Valentina ter se tornado a legítima Gata Borralheira. Estava me divertindo com as confusões e até já esperava uma reviravolta, para que o casamento não acontecesse assim tão rápido. Mas eis que a escolha da autora foi muito pouco crível, e a partir daí, eu não comprei a história. Foram páginas e páginas de excesso de drama, onde nada acontecia e eu me irritava. Melhora muito no final, mas até lá, foi uma leitura sofrível.

Os personagens são ótimos. Valentina era um pouco apagada e sem sal nos livros anteriores, eu não esperava muito dela, mas me surpreendeu. E Leon é um ótimo exemplar de piriguetagem literária. Lindo, sedutor, interessante, com uma língua afiada e um jeito divertido. A química entre os dois foi excelente, eu torci pelo casal desde o início. Os personagens secundários também são bons. Manteiga, o cachorro mais fofo do mundo! O menino Felix uma graça! E os empregados todos, o pessoal do navio e os amigos próximos, todos bem legais. Até os vilões foram bons, Miranda e um que aparece depois. Enfim, nada a reclamar aí.

Porém, do acidente de Valentina no navio até quase o final, eu fiquei muito irritada!! Foram páginas desnecessárias e um dramalhão mexicano extremamente forçado em alguns momentos. Eu não comprei a história. Valentina uma moça delicada, sofre um acidente de navio e é dada como morta. Até aí ok, eu estava vidrada na história. Mas aí ela corta o cabelo, se veste de homem, engrossa a voz e NINGUÉM RECONHECE A MOÇA. Nem seu noivo que estava aos beijos com ela pouco tempo antes, nem seus amigos próximos, ninguém! A autora argumenta que os nobres mal olham para os criados e que o noivo estava afundado na sua própria dor, mas eu não acreditei. Se fosse por poucos dias (afinal depois estava na cara que o Leon percebeu e fingiu que não sabia) eu até teria relevado. Mas foram muitos encontros com conhecidos, muitas conversas, forçou demais a barra! E gente, que casal burro! Quando eles conversam e colocam um fim na farsa eu suspirei aliviada. Ai um capítulo depois tem uma briga sem sentido e estão dos dois afastados novamente.

Ah não gente, é muita novela mexicana para o meu gosto! A história por si só já era ótima, Valentina com aquela situação familiar, o capitão espanhol, um romance atribulado. Estava ótimo! Para que complicar tanto?

O final foi muito bom. Eu gostei dos desdobramentos finais e até me emocionei em vários momentos. Mas até lá, quanto sofrimento desnecessário. Com 100 páginas a menos ficaria muito melhor. Foi o livro que menos gostei da autora, já li todos, e esperava que a série Perdida tivesse encerrado por aqui, já deu. Mas parece que não, comentaram comigo que terão mais 2 livros. Vi também que minha opinião diverge da maioria. O livro tem uma nota alta no Skoob e a maioria das leitoras amou. Quem leu me conte o que achou! Apesar de não ter gostado tanto desse volume, eu indico a série como um todo.

Adicione ao seu Skoob!

Série Perdida da Carina Rissi
  1. Perdida
  2. Encontrada
  3. Destinado: As memórias secretas do Sr. Clarke.
  4. Prometida
  5. Desencantada.
Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top comentarista de junho!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO