Uma paixão e nada mais - Mary Balogh

>>  sexta-feira, 13 de setembro de 2019

BALOGH, Mary. Uma paixão e nada mais. São Paulo: Editora Arqueiro, 2019. 288p. (Clube dos sobreviventes, v.4). Título original: Only enchanting.

“E Agnes estava apaixonada.
Loucamente, profundamente, desesperadamente, gloriosamente apaixonada.
Por um homem cínico, experiente, talvez perigoso e versado nas artes do flerte.
Um homem que ela provavelmente nunca mais voltaria a ver depois daquela noite.
O que talvez fosse mesmo o melhor.
Sim, sem dúvida, seria o melhor.” p. 17

Eu já resenhei no blog os três primeiros volumes da série de romances de época Clube dos sobreviventes. Quem não conhece ainda, confira as resenhas anteriores, mas de qualquer forma é uma série mais madura e mais realista, não têm protagonistas que são o estereotipo da perfeição, como acontece na maioria dos livros desse gênero. Hoje vou falar do quarto volume, com Uma paixão e nada mais da Mary Balogh.

Flavian, o Visconde de Ponsonby, voltou com graves ferimentos da guerra, mas menos visíveis do que as feridas de seus amigos. Flavian teve lesões cerebrais sérias, ficou muito tempo sem conseguir falar, isso liberava uma fúria que o fazia quebrar tudo ao seu redor, sua memória foi afetada e ele quase enlouqueceu. Foi salvo por GeorgeDuque de Stanbrook, que levou todos para se curarem em sua casa. Hoje ele tinha ainda alguns lapsos do passado e uma leve gagueira, mas está bem melhor.

Seus traumas do passado ressurgem com força total, quando ele descobre que sua antiga noiva, Velma - que o trocou pelo seu melhor amigo quando ele estava em uma cama, sem conseguir falar-, está viúva e interessada nele. As famílias dos dois são muito amigas, sua mãe e sua irmã vivem escrevendo para ele falando sobre a moça. Ele quer distância, da casa e do título que herdou, da ex noiva.

Agnes Keeping, 26, é uma viúva e vive uma vida tranquila em um pequeno vilarejo. Ela ama pintar e vive junto da irmã solteira, Dora, uma musicista incrível que dá aulas na região. Apesar de ficar casada por quase 5 anos, Agnes nunca se apaixonou. Ela e o marido tinham uma boa relação, amigável... Agnes é pragmática, mas ao conhecer Flavian em um baile na casa da Viscondessa de Ponsonby, acaba se apaixonando por ele em uma noite.

Tempos depois, os amigos do Clube dos sobreviventes, se encontram na casa de Vincent (Um acordo e nada mais), para a reunião anual do clube. Vincent não quis deixar Sophia, quando seu primeiro filho acaba de nascer, então todos viajam para lá. É assim que Flavian e Agnes se reencontram, e ele parece realmente muito interessado nela.  Ela está encantada, ele quer fugir do passado. Mas será que ele realmente está interessado nela? Ou apenas em vingança?

~~~~~~

O enredo é muito bom, sempre me envolvo na trama pesadas desses protagonistas que sofreram tanto, e tem mágoas enormes do passado. Mas mesmo assim, esse foi o que menos gostei da série até agora, o casal é muito sem sal! Não foi uma leitura ruim, curti o enredo, os coadjuvantes, os desdobramentos, mas Flavian foi o pior mocinho até agora rs.

O romance demora para engrenar, Flavian parecia sempre muito desinteressado de tudo. Ele sumia, voltava, dava uns beijos em Agnes, e só. Ela toda encantada e apaixonada, ele sem revelar o que realmente sentia. Na segunda metade do livro, quando o cenário muda para Londres, tudo melhora muito. Agnes é forte, decidida, e disposta a tudo para encarar seus novos desafios. Mas eu não consegui me encantar pelo casal, achei os dois juntos muito sem química, faltou algo para me arrebatar.

Outra coisa que foi um balde de água fria, foi o final. Você fica o livro todo desesperado para saber direito o que aconteceu com Velma, o ex melhor amigo dele e seu irmão mais velho, o falecido Visconde. Quando ele finalmente relembra tudo, termina assim. Eu queria muito mais do enredo, queria o confronto, um desdobramento dele com a família, enfim, nada. O final foi muito corrido.

O que vale realmente a pena é o encontro da turma toda, rever os personagens dos livros anteriores e ver como eles evoluíram. A chegada de filhos, a felicidade dos casais, muito fofo tudo.

Eu continuo adorando a série, mas esse não está entre meus favoritos. Espero que o próximo, que será do Ralph, seja mais interessante. Para quem curte o gênero, eu indico a série como um todo, curto muito o estilo da autora. Leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Série Clube dos sobreviventes da Mary Balogh: 
  1. Uma proposta e nada mais (The proposal) - Hugo e Gwen 
  2. Um acordo e nada mais (The arrangement)  - Vincent e Sophia
  3. Uma loucura e nada mais (The escape) - Benedict e Samantha
  4. Uma paixão e nada mais (Only enchanting) - Flavian e Agnes
  5. Uma promessa e nada mais (Only a promisse
  6. Um beijo e nada mais (Only a kiss)
  7. Only beloved. (ainda não lançado no Brasil)

Avaliação (1 a 5): 

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO