Sob águas escuras - Robert Bryndza

>>  sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

BRYNDZA, Robert. Sob águas escuras. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2018. 320p. (Erika Foster, v.3). Título original: Dark water.

“- É fácil falar, Paul. A única coisa que sei fazer é ser policial. Não sou esposa, nunca vou ser mãe. Isso é a minha vida.
- E o que vai acontecer daqui a dez anos quando te empurrarem para a aposentadoria, Erika? – questionou ele.
– Você tem que achar um lugar no mundo, um lugar em que possa ser feliz e que não envolva ser policial. ” Cap.54

A série policial Erika Foster já é uma das minhas queridinhas! Depois de A garota no gelo e Uma sombra na escuridão confiram o que eu achei do terceiro volume, Sob águas escuras.

A Detetive Inspetora Erika Foster, 44 anos, trabalha agora com combate as drogas, depois de uma decisão impensada diante de mais uma injustiça no trabalho. Mas ela não é nada política e acaba sempre batendo de frente com os superiores, o que fez com que até hoje ela não fosse promovida para uma patente superior. Está morando em uma cidade pequena, próxima de Londres, e obviamente, sente falta de investigar assassinatos e de sua antiga equipe.

Um dia, enquanto os mergulhadores buscam uma grande quantidade de narcóticos que aparentemente foi jogado em um lago na Pedreira Hayes, ela encontra o que estavam procurando e muito mais. Além de 4 milhões de libras em heroína, eles encontram o esqueleto de uma criança. Claro que Erika, ao invés de aproveitar as honras de resolver um grande caso e quem sabe, receber sua sonhada promoção, pede aos superiores para assumir o caso de assassinato.

Eles não se importam em jogar essa bomba para cima dela, afinal, o corpo é identificado como Jessica Collins, uma criança dada como desaparecida há 26 anos, um caso que nunca foi solucionado. Além da polícia na época não ter encontrado a menina, viva ou morta, ainda foi processada por um pedófilo local, acusado do crime, que foi solto e ganhou uma grana na justiça. Um caso que ficou famoso na época.

Erika então reúne uma equipe, conta com a ajuda de seus antigos colegas de trabalho, Moss e Peterson, e começa pela difícil missão de dar a notícia a família. A família, claro, nunca superou a tragédia e foi destroçada pelo crime. A mãe é uma católica fervorosa que sofre diariamente pela perda. O pai abandonou a família, se mudou para a Espanha onde vive com a atual companheira e tem dois filhos pequenos. Os dois irmãos de Jessica, Toby e Laura, já adultos e casados, jamais esqueceram o passado.

Ela procura também a policial que foi encarregada pela investigação no passado, Amanda Baker. Aparentemente ela não pode ajudar muito, o caso destroçou a vida da policial. Ela saiu da polícia e passa seus dias trancada em casa, bebendo sem parar.

Muitos mistérios rondam o crime e a investigação anterior. Meio perdida no meio de todos os arquivos, Erika não percebe que alguém a observa de perto, e fará de tudo para que o mistério não seja resolvido.

~~~~~~~

Estou adorando essa série! É um policial mais “light”. Tramas mais simples, enredos ágeis e capítulos curtos. O enredo não é tão complexo e os mistérios são interessantes. Gosto muito da parte humana, o autor consegue criar bons personagens e os desenvolvem bem. Erika é uma mulher atormentada e é muito interessante acompanhar a protagonista.

Conhecemos uma Erika completamente acabada no primeiro livro. Ela tinha acabado de voltar ao trabalho depois do longo afastamento após a perda do marido, também policial. Ela estava deprimida, bebia e fumava sem parar, uma mulher amarga e solitária. No segundo livro ela continua solitária e grosseira com quase todo mundo, ela é meio o que conhecemos como “anti-herói”. Aqui vemos uma Erika mais equilibrada, tentando superar o passado e recomeçar. Só o fato dela não passar as noites bêbada já me empolgou bastante, gostei muito dessa mudança.  Seu foco é a investigação e ela ainda sofre por tudo o que não vai ter mais... uma família, filhos, sua alma gêmea, mas foca no trabalho.

O caso em si é bem pesado, o desaparecimento de uma menina por 26 anos, uma criança de 10 anos. Ninguém nunca soube o que aconteceu com Jéssica, nem dá para imaginar o desespero da família, sem saber se ela estava viva ou morta. Ao saber do assassinato, Erika começa a revisar toda a investigação anterior, mas tem muito pouco com o que trabalhar. O corpo encontrado já é um esqueleto, difícil determinar como ela morreu ou encontrar pistas forenses, o que ajuda tanto atualmente. Ela trabalha no escuro.

Adorei rever Peterson e Moss, gosto muito dos dois. Nesse livro rola um clima entre Peterson e Erika, espero que isso continue, mas no final Erika dá um chega para lá nele, bem característico da personagem rs. Gostei também da presença da irmã dela, Lenka; meio maluca, sem saber inglês direito e com três filhos pequenos a tiracolo.

De novo percebi algumas pontas soltas no enredo, coisas que não são bem explicadas. Os responsáveis pelo crime tinham um álibi no passado, alguém afirma ter visto os dois lá no local e tal.  Não entendi como eles voltaram, pegaram a criança, e ninguém os viu lá, ou não viu a criança junto. Essas e algumas outras coisas me incomodaram no final, que foi um pouco corrido. Outra coisa que não convenceu foi a motivação dos responsáveis no presente. No passado deu para entender o que eles fizeram, o desespero e tal. Mas daí no presente, do nada, saírem seguindo, colocando escutas e até matando gente sem a polícia ter ainda pista de nada, aff, bem inacreditável essa burrice toda.

A confusão toda em sua vida pessoal com a irmã lá e tudo, deixou Erika mais desligada. Tem umas coisas que não acredito que ela não sacou, como as escutas. Eu ficava desesperada dela não perceber nada. Na verdade, Amanda que realmente matou a charada.

A resolução do crime em si foi bem interessante, surpreendeu. Eu desconfiei de quem poderia estar envolvido, mas não matei a charada do motivo e o que realmente aconteceu me deixou de queixo caído. Tudo isso poderia ter sido resolvido de forma bem mais simples.

Eu curto a série e já terminei ansiosa para ler o próximo! Leiam!! A série não é tão grande e vale a pena demais, principalmente para quem é novo ainda nesse gênero.

Adicione ao seu Skoob!

Série Erika Foster do Robert Bryndza:
  1. A garota no gelo (The girl in the ice)
  2. Uma sombra na escuridão (The night stalker)
  3. Sob águas escuras (Dark water)
  4. O último suspiro (Last breath)
  5. Sangue frio (Cold blood)
  6. Deadly secrets (ainda não lançado no Brasil).
Avaliação (1 a 5):

Comente, preencha o formulário, e concorra ao Kit Top Comentarista de Fevereiro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO