Flavia de Luce e a descoberta dos ossos - Alan Bradley

>>  segunda-feira, 4 de maio de 2020


BRADLEY, Alan. Flavia de Luce e a descoberta dos ossos. São Paulo: Editora Saraiva, 2015. 336p. (The Buckshaw Chronicles, v.5). Título original: Speaking from among the bones.

“A primeira coisa que distingui foi uma mão humana, os dedos ressequidos apertados firmemente sobre um pedaço de tubo de vidro quebrado. E então, a face – uma lívida mascara inumana com enormes, arregalados olhos de acetato e um focinho porcino de borracha. Abaixo, havia um franzido branco que não cobria totalmente os vasos sanguíneos negros como piche do pescoço e da garganta. Acima dos olhos, uma massa de cabelos dourados e cacheados de menino de coro. Definitivamente, aquele não era o corpo de São Tancredo.
Apaguei a lanterna, tirei a cabeça da fenda e me voltei lentamente para o vigário.
-         Eu acho que encontramos o senhor Collicutt. ” p.40

Ela é brilhante, sua mente é perspicaz e não perde nada que acontece ao seu redor, sua curiosidade nata atraí os acontecimentos mais bizarros para sua pacata vila Londrina em pleno Século XIX. Sua paixão por química a conduz à experimentos surpreendentes. Ela ainda consegue implicar com as irmãs mais velhas pregando peças terríveis, e claro, desvendar assassinatos bem na cara do inspetor de polícia. Ela é Flavia de Luce e tem apenas 12 anos. Hoje conto para vocês o que achei do quinto volume dessa série infanto-juvenil que eu amo, com Flavia de Luce e a descoberta dos ossos do Alan Bradley.

As histórias são bem independentes, mas se você ainda não conhece a série confira as resenhas anteriores AQUI. A resenha não contém spoilers dos volumes anteriores.

A pequena aldeia de Bishop’s Lacey está se preparando ansiosamente para o aniversário de morte de São Tancredo, o padroeiro local. Eles irão fazer uma cerimônia de abertura do túmulo. Dentre todos, ninguém está mais curioso do que Flavia de Luce, ela está muito curiosa para ver um corpo que foi enterrado há quinhentos anos atrás.

O que ela não sabia, mas que descobre em primeira mão, é que na catacumba do santo, jazia um corpo muito mais recente! Collicutt era um lindo jovem, organista da Igreja, que encantava muitas moças da região, e agora ele está morto.

Flavia começa imediatamente a investigar, o morto usava uma estranha máscara de gás, mas aparentemente, não havia sangue, não dava para saber como ele morreu. Porém, um detetive de verdade chega a cidade, e parece muito interessado nas descobertas da menina.

Enquanto isso, sua irmã mais velha, Ophelia, parece estar noiva, e ela precisa descobrir com quem. Já seu pai, enfrenta mais uma vez graves dificuldades financeiras. E dessa vez, parece que eles vão perder a mansão Buchshaw de vez e precisarão se mudar.

~~~~~~~

Eu amo tanto esta série!! Uma das minhas maiores “tristezas literárias” foi a Editora Saraiva ter abandonado a série desde 2015, quando lançaram este quinto volume. Apesar dos livros serem praticamente independentes (em cada um Flavia vai investigar algum crime ou assassinato) a história pessoal da família evolui, eu queria muito completar a coleção. E essa série é tão perfeita, uma pena ter sido mal divulgada e ser tão pouco conhecida. Uma série dessa faria sucesso enorme se bem trabalhada, em nível de Percy Jackson no mínimo.

Voltando ao livro, esse volume é um dos melhores até agora! Flavia está impossível como sempre, e é uma diversão só acompanhar suas loucuras todas para desvendar mais um crime. E agora como todo mundo já sabe da inteligência fora do comum dela, é divertido ver o vigário, a polícia, o outro detetive, todo mundo dando ouvidos a menina e a levando a sério.

A narrativa é bem rebuscada para a faixa etária a qual o livro se destina inicialmente. É um jovem adulto bem inteligente, então é ótimo para o público mais velho, e imagino que a maioria do público jovem irá precisar de um dicionário em algum momento.

Além da investigação, temos também todo o drama familiar. As brigas e provocações as vezes dão lugar a pequenas demonstrações de ternura entre as irmãs. O pai está desesperado com medo de perder a casa onde vivem, fico até imaginando elas mudarem e Flavia perder seu laboratório químico. Adoro Dogger, o faz tudo da casa que lutou na guerra junto com o pai da Flavia, e a Sra. Mullet, pelo jeito a pior cozinheira do mundo! Me divirto com as refeições e os comentários da Flavia. A mãe delas desapareceu e foi dada quando morta quando Flavia era ainda um bebê, então ela tem uma carência familiar muito grande, até porque o pai vive meio depressivo e com a cabeça em outro lugar.

Esse volume tem um final de cair o queixo! Eu relutei para ler mesmo amando, já sabendo que eu não teria o sexto livro para ler. Agora é torcer para voltarem a lançar ou outra editora comprar os direitos, porque eu preciso completar a coleção!!

Imaginem a inteligência de Hercule Poirot, a astúcia de Sherlock Holmes, uma grande paixão pela ciência e um espírito aventureiro e corajoso. É isso que espera pelo leitor nessa série imperdível, leiam!! Quem sabe a gente divulgando mais não resolvem lançar o resto, não é? Indico para o público de todas as idades, Flavia de Luce é incrível!

Adicione ao seu Skoob!

Série The Buckshaw Chronicles:
  1. Flavia de Luce e o mistério da torta (The Sweetness at the Bottom of the Pie)
  2. Flavia de Luce e  o Teatro das Marionetes (The Weed that Strings the Hangman’s Bag) 
  3. Flavia de Luce e o enigma da cigana (A Red Herring Without Mustard)
  4. Flavia de Luce e o segredo das sombras (I am half-sick of shadows)
  5. Flavia de Luce e a descoberta dos ossos (Speaking from Among the Bones)
  6. The Dead in Their Vaulted Arches (Os demais ainda sem previsão de lançamento)
  7. As Chimney Sweepers Come to Dust
  8. Thrice the brinded cat hath Mew'd
  9. The grave's a fine and private place
  10. The golden tresses of the dead.
Avaliação (1 a 5): 


Comente, preencha o formulário, e concorra ao Kit Top Comentarista de maio!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO