Uma promessa e nada mais - Mary Balogh

>>  segunda-feira, 16 de novembro de 2020

BALOGH, Mary. Uma promessa e nada mais. São Paulo: Editora Arqueiro, 2020. 272p. (Clube dos sobreviventes, v.5). Título original: Only a promise.

"Sim, estava - louca e intensamente apaixonado, mesmo que se esforçasse muito para não parecer um idiota demonstrando isso. Seus sentimentos eram mais que meramente românticos ou sexuais - embora nenhuma dessas duas coisas parecessem ser meras.
Ele a amava." p. 260

E cheguei ao quinto volume da série de romance de época, O clube dos sobreviventes! É uma série mais madura e eu gosto muito dessa abordagem. Confiram o que achei de Uma promessa e nada mais da Mary Balogh.

Ralph Stockwood, conde de Berwick, foi um jovem inteligente e cheio de opiniões. Na escola, ele foi um líder nato. E foi ele quem convenceu os seus três melhores amigos a lutar na guerra contra Napoleão. Mas ele nunca imaginou que seria o único sobrevivente. Atormentado pela culpa, após a guerra, Ralph tentou tirar a própria vida mais de uma vez.  Ele foi salvo e se recuperou junto com seus amigos, no que eles chamam de Clube dos sobreviventes.

Hoje em dia ele ainda carrega uma culpa muito grande, o que o impede de seguir em frente e realmente abrir seu coração. Mas com a idade avançada e saúde precária de seu avô ele precisa arrumar uma esposa e se casar. Ele é herdeiro de um ducado, e além do título tem uma grande fortuna. 

Chloe Muirhead, 27 anos, foi humilhada por duas vezes em sua temporada em Londres, na primeira porque sua irmã mais nova se envolveu com um homem casado e o nome da família ficou comprometido, ela se tornou uma pária. Alguns anos depois em sua segunda tentativa, sua enorme semelhança com uma bela debutante ruiva, cria um boato sobre ela ser filha ilegítima. Sua mãe já havia falecido e para evitar o constrangimento com o pai, ela se refugia na casa da madrinha de sua falecida mãe no interior. Agora, já se conformou com seu destino de solteirona.

Tudo muda quando ela conhece o neto da duquesa de Worthingham, Ralph. Ele precisa se casar com urgência, mas seu rosto com cicatrizes profundas e seu comportamento, o impendem de procurar alguma debutante inocente. Quando Chloe sugere que eles se casem, sua última chance de ter filhos, ele aceita. Um casamento de conveniência e nada mais. 

Só que logo as circunstâncias mudam e os dois precisam aprender a lidar com a intimidade a toda a responsabilidade que os cercam. 

~~~~~~~~~

Espero que não seja um padrão, mas esse livro e o anterior, Uma paixão e nada mais, foram os mais sem graça da série. Não que tenham sido ruins, eu gosto dos enredos, dos personagens, mas foram os casais mais fracos. 

Aqui temos Ralph que afirma "não sentir nada", ser uma casca vazia. Em seu olhar sombrio e triste ele carrega os traumas do passado. Ele nunca se perdoou pelo que aconteceu na guerra, quando seus três melhores amigos morreram, e embora tenha se recuperado parcialmente, ainda sofre. Ele não parece acreditar que merece ser feliz, mesmo todos afirmando não ter sido culpa dele o que aconteceu. 

Chloe afirma não ter interesse no amor depois de se decepcionar uma vez. O rapaz que parecia estar interessado nela, a trata com desprezo depois das fofocas que começam a pipocar em Londres. Essa parte foi bem mal desenvolvida!  Depois de tudo o que aconteceu, entendo sua posição de fugir de Londres, ir morar com a madrinha e não querer mais aparecer na sociedade. Mas daí a "não acreditar no amor" não me convenceu. Enfim, ela se acha uma solteirona e vê em Ralph sua chance. Um casamento apenas de conveniência.

O problema é que os dois juntos no início foi muito sem sal! Ele a procurava todas as noites, mas naquele tipo de casamento onde o homem mal despia a mulher, ele só fazia o que precisava fazer para ela engravidar. Foi uma das piores perdas de virgindade da literatura, coitada kkk. O relacionamento melhora muito no decorrer do livro e no final eu já estava adorando os dois juntos, mas falta química. 

O livro é todo meio morno, sem grandes cenas românticas  e sem muito drama. E o final foi muito corrido, uma pena, até que termina bem. De mais legal foi o aparecimento dos outros Sobreviventes, os amigos dos livros anteriores. Eu adoro quando um personagem já conhecido aparece novamente.

Apesar de não ter amado este volume, eu continuo indicando a série. Para quem gosta de um romance mais maduro e menos clichê os livros valem a pena, leiam!

Adicione ao seu Skoob!


Série Clube dos sobreviventes da Mary Balogh: 
  1. Uma proposta e nada mais (The proposal) - Hugo e Gwen 
  2. Um acordo e nada mais (The arrangement)  - Vincent e Sophia
  3. Uma loucura e nada mais (The escape) - Benedict e Samantha
  4. Uma paixão e nada mais (Only enchanting) - Flavian e Agnes
  5. Uma promessa e nada mais (Only a promisse) - Ralph e Chloe
  6. Um beijo e nada mais (Only a kiss)
  7. Only beloved. (ainda não lançado no Brasil)
Avaliação (1 a 5): 


Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top Comentarista de novembro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO