Garganta vermelha - Jo Nesbø

>>  segunda-feira, 13 de setembro de 2021

NESBØ, Jo. Garganta vermelha. 2ed. Rio de Janeiro: Editora Record, 2021. 517p. (Harry Hole, v.3). Título original: Rodstrupe.

"- Está bem, está bem. Eu sei de tudo isso - rebateu Moller. - Então você acha que ele vai matar de novo?
- Tem muita coisa nesse caso que não sei ao certo - respondeu Harry. - Mas se tem uma coisa da qual tenho absoluta certeza é de que ele não terminou seu projeto ainda." p. 447

Sei que muita gente ouviu falar apenas de Boneco de neve do autor, o livro ganhou destaque depois que virou filme, em 2017. Porém, vocês sabem que eu não leio série fora da ordem, então não li esse nem assisti ao filme e comecei a série do início. Finalmente, anos depois, a Editora resolveu lançar os volumes antigos que faltavam na nova edição!! Hoje conto para vocês o que achei do terceiro volume da série Harry Hole com Garganta vermelha do Jo Nesbo. 

Esta resenha NÃO contém spoilers sobre os livros anteriores!

1942, Leningrado
Um grupo de soldados noruegueses lutam na Segunda Guerra Mundial. Eles lutam por uma Noruega livre, Daniel Gudeson era um soldado corajoso e letal, mas é dado como morto em um ataque na trincheira. Helena era uma jovem enfermeira que se apaixona por um soldado internado em um hospital militar de Viena. Eles planejam fugir juntos e se casar.  

Oslo, 1999. Harry  Hole e sua parceira, Ellen Gjelten estão trabalhando em uma missão importante, auxiliando na proteção do Presidente dos EUA em visita à Noruega. Só que algo dá errado, e Harry acaba por ferir, acidentalmente, um agente do Serviço Secreto. Para abafar o caso com a mídia, Harry acaba sendo "promovido" a inspetor, mas para trabalhar na Polícia Secreta.  

Após a transferência, ele começa a investigar a compra de um rifle raro e perigoso, que pode estar ligado a um grupo neonazista. Os chefes não dão grande importância à investigação, mas Harry persiste, ele sente que algo pior está para acontecer. Quando alguém é morto com a mesma arma, o caso ganha importância.  

As pistas levam Harry ao grupo de soldados que combateram na Segunda Guerra. Ele começa a rastrear quem ainda está vivo e a fazer perguntas. Enquanto ele corre contra o tempo antes que mais alguém apareça morto, a investigação toma um rumo inesperado. 

~~~~~~~

Esse foi meu favorito da série até agora! Todo mundo comenta que a série começa devagar e só vai melhorando no decorrer dos livros, e até agora, parece que é verdade. Esse terceiro volume começa lento, confuso, alternando muitos personagens e linhas temporais diferentes, mas depois entra nos eixos e o ritmo é alucinante. Eu teci muitas teorias, acertei uma, e mesmo assim me surpreendi muito com o final! 

Como comentei no início, a Editora Record lançou Boneco de neve, por causa do filme, e continuou lançando os livros que vinham na sequência. Com isso os livros antigos ficaram sem lançar, alguns existiam apenas em edições antigas, não disponíveis para venda. Eu li o 1 e o 2, que foram lançados nessa nova edição e fiquei triste de não continuar. Este ano, finalmente, lançaram os que faltavam na edição nova! Acredito que a série está finalizada, já que o último volume, Faca, foi lançado em 2019 no exterior. 

A série Harry Cole não é para iniciantes no gênero. Os livros são muito bem elaborados, mas são complexos. Alternam vários personagens, muitas cronologias e eu demorei um pouco para me situar. Este foi o mais rico até agora, comecei até a anotar nomes e datas até me ambientar com todo o cenário e personagens.  Dito isso, eu estou amando a série! 

Aqui encontramos um Harry tentando colocar a vida nos eixos, deixando a bebida de lado e tentando superar o passado (os livros 1 e 2 trazem vários dramas na vida do protagonista). Sua vida é dura, ele mora sozinho e tem muitos remorsos e perdas no passado para lidar. Ellen é uma amiga e um grande apoio para ele, a amizade dos dois é muito bonita.  

A trama é interessante, temos a compra dessa arma e esse assassinato que envolve provavelmente algum soldado já idoso, e Harry tentando rastrear essas pessoas. Ao mesmo tempo temos um vendedor de armas no presente, conhecido apenas como "Príncipe" que ninguém sabe quem é, em certo momento, as duas tramas se ligam.  O livro também trouxe uma reviravolta que me deixou arrasada! Eu fiquei sem acreditar no que aconteceu e o culpado é alguém importante, que espero, seja pego no próximo volume da série. Já estou ansiosa para ler, mas agora, nem sei quando vou conseguir encaixar na minha fila gigante de leitura aff.

O final me surpreendeu! Eu desconfiei de uma pessoa do passado e acertei em partes, achei bem interessante as escolhas do autor. 

Eu sou fã da série e cada vez tenho gostado mais. Indicado para os fãs de ficção policial que curtem histórias mais complexas, leiam!!

Adicione ao seu Skoob!
Compre na Amazon: Garganta vermelha  

Série Harry Hole do Jo Nesbø:
  1. O Morcego (The bat)
  2. Baratas (Cockroaches)
  3. Garganta vermelha  (The redbreast)
  4. A casa da dor (Nemesis)
  5. A estrela do diabo (The devil’s star)
  6. O redentor (Frelseren)
  7. Boneco de neve (The snowman)
  8. O leopardo (The leopard)
  9. Fantasma (Plantom)
  10. Policia (Police)
  11. A sede (The thirst)
  12. Faca (Knife).
Avaliação (1 a 5): 4.5
Comente, preencha o formulário, e concorra ao Top comentarista de setembro!

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO