Acorda pra Vida, Chloe Brown – Talia Hibbert

>>  sexta-feira, 8 de abril de 2022


HIBBERT, Talia. Acorda pra Vida, Chloe Brown. São Paulo: Editora Paralela, 2021. 392p. (As irmãs Brown, v.1). Título original: Get a Life, Chloe Brown.

Ela não sabia o que surpreendia mais – a abreviação casual de seu nome, o tipo de intimidade fácil que há anos ela não tinha com ninguém além de suas irmãs… ou o fato de que Red achava que eram amigos. ‘Uma semana atrás você nem gostava de mim’.
 
A maioria das pessoas negaria aquilo, mas ele só deu de ombros, sorrindo de leve. ‘Você também não gostava de mim. Mas, agora que te conheço melhor, te acho engraçada e até fofa, e gosto de você. Espero que goste de mim também’”
 
Acorda pra Vida, Chloe Brown é o primeiro livro da trilogia das irmãs Brown, escrita pela britânica Talia Hibbert. Ele conta a história da protagonista, Chloe Brown, seus anseios, paixões, medos e, especialmente, sua superação. A escrita é leve e o livro é de fácil leitura, com traços da linguagem hot típica de alguns chicklits. Não há muito suspense sobre o casal: a história ora é contada por Chloe, ora por Red, o zelador de seu prédio. Acho que desde a capa sabemos que os dois desenvolverão um relacionamento amoroso, e acompanhamos a história desde o princípio.
 
Chloe é uma típica jovem adulta, cheia de tiques, traumas e situações para resolver. E hoje em dia, quem não é? Pois bem, após presenciar um acidente de carro em que quase foi envolvida, ela começa a repensar sua vida, olhando para o passado, analisando seu presente e fazendo planos para um futuro melhor, com alguns desafios para cumprir. No melhor estilo A Lista de Brett (cuja resenha da Nanda vocês conferem AQUI), Chloe faz uma lista de pequenos desafios, coisas simples mas que são assustadoras para ela e que ela muito deseja superar seu medo e cumprir, para ter a sensação de "viver, não sobreviver". Ela sai da casa dos pais e vai morar em um apartamento onde conhece Red e rapidamente desenvolve uma relação de implicância-atração.
 
Red, o nosso segundo narrador, é um artista talentoso mas com muitos problemas de auto estima, que o fazem se esconder do mercado e das pessoas. Assim, ele vai trabalhar como zelador do prédio de seu amigo, um favor para que ele se afaste de um passado recente que o magoou muito e ainda está com as feridas emocionais abertas, e também da arte que pode ser o seu verdadeiro dom e o ganha pão. De cara percebemos que ele é uma pessoa boa, mas que também tem seus traumas e medos.
 
Desde a primeira linha está claro qual será o enredo do livro: os dois implicam um com o outro, o que mascara uma atração forte. Juntos, eles podem se ajudar. Chloe pode ser o impulso que Red precisava para retomar a sua carreira e curar as feridas abertas e Red pode ser quem Chloe precisava para dar aquele empurrão metafórico e tirá-la da sua eterna zona de conforto. É um enredo que possui diversos exemplares nas estantes para provar que funciona, e esse é o caso desse livro: não há o que mexer em time que está ganhando. É um livro legal, fácil, seguro e sem muitas surpresas.
 
Consigo ver que a autora é talentosa e tem uma coisa extremamente rara: timing cômico. As cenas engraçadas que ela escreve são bem boladas e duram bastante, capazes de se sustentar e arrancar sorrisos dos leitores. Logo no início do livro, temos uma situação onde Chloe vai resgatar um gato de uma árvore e fica presa. Foi bem escrita e descrita, e a sensação que tive foi de estar assistindo uma série de comédia. Isso me faz torcer pela autora e querer ler outros livros, pois acredito que com mais experiência ela possa entregar mais cenas assim.
 
Ao mesmo tempo em que consigo ver os pontos fortes do livro (engraçadinho, romântico e que traz evolução dos personagens), algumas coisas dentro desses aspectos me incomodam. O livro segue fielmente a receita de bolo de vários outros livros do gênero, o que faz com que ele se torne "mais um livro na sessão da estante" e um pouco esquecível. Não sei se daqui um ano eu consiga conversar sobre ele, talvez restando somente o fato de ele se inserir em uma trilogia. Chloe tem outras 2 irmãs, cada uma muito diferente, e o relacionamento delas é muito interessante. Fiquei feliz quando soube que cada uma ganhará um livro, de modo que as histórias passam a ser lembradas como "as irmãs Browns", e não os livros individualmente. A verdade é que por mais fofo que "Acorda pra Vida, Chloe Brown" seja, ele não se destaca.
 
Quem sabe mais uma vez as irmãs possam vir ao auxílio de Chloe e salvar a sua história?
 
Adicione ao seu Skoob!
 
Trilogia As Irmãs Brown
  1. Acorda pra Vida, Chloe Brown (Get a Life, Chloe Brown), 2019
  2. Se Liga, Dani Brown (Take a Hint, Dani Brown), 2020
  3. Act Your Age, Eve Brown, 2021 (Ainda não lançado no Brasil)
 
Avaliação (1 a 5):



Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO