Os dois duques de Wyndham: O fora da lei - Julia Quinn

>>  sexta-feira, 10 de junho de 2022


QUINN, Julia. Os dois duques de Wyndham: O fora da lei. São Paulo: Editora Arqueiro, 2022. 286p. (Os dois duques de Wyndham, v.1). Título original: The Lost Duke of Wyndham.

"A noite tinha começado tão agradável! E como Grace se encontrava agora? Apontaram ma arma para ela, fora beijada por um homem que tinha um encontro marcado com a forca e a viúva queria que ela arrancasse da parede da galeria um quadro em tamanho natural." p.25

Para começar esta é uma resenha comemorativa, porque este é meu 30º livro da Julia Quinn resenhado no blog, uau! Não é para qualquer autora! Metas atualizadas, vamos falar dessa duologia (lançada em uma edição vira-vira em volume único!) que me conquistou de forma inesperada. Confiram o que achei de Os dois duques de Wyndham com o primeiro volume,  O fora da lei

Grace Eversleigh pertencera de forma modesta à aristocracia local. Filha única de um baronete, ela cresceu como uma dama. Até que os pais faleceram de forma súbita e ela ficou sozinha no mundo. Um primo odioso herdou a propriedade e sua recusa em se casar com ele, fez com que ela fosse expulsa de casa sem ter para onde ir. Ela é acolhida pela duquesa viúva de Wyndham. E longe de ser um ato de caridade, a duquesa a contrata como dama de companhia. O problema é que a duquesa é uma senhora odiosa e exigente, que torna a vida de Grace um inferno. Mas pelo menos ela se livrou do primo, tem casa e roupas decentes, um "bom" emprego e continua perto da casa da família, podendo conviver com os antigos amigos. 

Em uma bela noite após um agradável encontro social, Grace está voltando para casa de carruagem com a duquesa, quando são assaltadas! Só que o vigarista, Jack Audley, que consegue ser sedutor mesmo com uma máscara no rosto e uma arma apontada para ela, é reconhecido imediatamente pela duquesa. O rapaz tem uma semelhança incrível com o pai, John Cavendish, filho falecido da duquesa há muitos anos. 

"Era engraçado que houvesse desejado uma mudança, algo que rompesse a monotonia de seus dias dedicados só à viúva. A vida era zombeteira, não era? E o amor...
O amor era o mais cruel de todos os gracejos." p. 149

Qual não é sua surpresa quando Jack, sem saber o que fazer, sem querer nada disso, se vê em um castelo enorme e com a sombra de um título em seus ombros. Jack sabia o nome do pai, que faleceu quando ele era ainda um bebê junto com sua mãe, na travessia de navio da Irlanda para a Inglaterra. Ele foi criado como filho pela tia, teve ótimos irmãos adotivos e pais amorosos. Ele sabia que o pai era um inglês de boa família, mas jamais imaginou que fosse filho de um duque! Já adulto, Jack primeiro se alista no exército e vai lutar na França. Mas algo traumático acontece, ele nunca mais volta para casa, e resolve virar salteador nas estradas inglesas. Tudo o que ele quer é tirar dos ricos que têm muito, e doar a quem precisa, claro que tirando parte dos lucros para suas necessidades. 

O problema, que a duquesa acha irrelevante, é que Wyndham já tem um duque! Thomas Cavendish é filho do falecido filho mais novo da duquesa, e o duque atual. E, claro, se ficar provado que Jack é realmente filho de John, o irmão do meio, e que seus pais tenham se casado antes do seu nascimento, ele é o herdeiro de direito! 

Agora Thomas pode perder tudo o que ele acreditou ser, Jack pode herdar um título que nunca quis e nem não faz ideia de como administraria, a duquesa continua infeliz e rabugenta... e Grace... está muito atraída por alguém que, bandido ou duque, é inacessível para ela.  

"Nada. Absolutamente Nada. Um cavalo chamado Lucy e uma avó que era da linhagem de Satã, como ele ficava cada vez mais convencido. Não tinha habilidades - era difícil imaginar como empregaria os talentos de salteador em um trabalho honesto." p. 200

~~~~~~~~~~~~

Bom, não sei se vocês acompanharam as últimas resenhas da Julia por aqui, mas eu tenho achado os últimos livros bem mais fracos, todos mais do mesmo. E este foi um sopro de ar fresco! A trama é mais ágil, divertida, o enredo é interessante e os personagens são muito bons, eu adorei! 

Começando pelo enredo, a história dos dois duques e imaginar qual dos dois é o legítimo dono do título foi muito interessante. De um lado temos Thomas que foi criado para ser um duque, e mesmo vivendo em pé de guerra com a avó, executava com maestria seu papel de administrador das vastas terras e propriedades. E do outro, temos Jack. De bandido ele não tem nada, a gente percebe em uma página... ele tem muita pegada, um sorriso que desmancha o coração da mocinha (e dos leitores) e olhos verdes divertidos. Mas ele também não recebeu instrução nem treinamento para fazer parte da aristocracia, muito menos para assumir um ducado riquíssimo. E ele tem zero interesse nisso. Um pouco por todas as obrigações e dificuldades, como por exemplo o fato dele nunca ter aprendido a ler (ele é disléxico, algo ainda não diagnosticável na época), um pouco pelo seu interesse pela mocinha. 

Acontece que Grace, nossa gata borralheira, encantadora e de bom coração desde o início, é apenas uma dama de companhia, totalmente "inadequada" para um duque. E ele obviamente, muito interessado por ela, prefere Grace do que qualquer título (só isso já ganhou meu coração). E Grace come o pão que o diabo amassou na mão da viúva, uma senhora insuportável (mas que eu não consegui odiar, todo mundo dava tantas tiradas nela, que garantiu foi o humor do livro). Óbvio que Grace e Jack são perfeitos um para o outro, mesmo sendo um relacionamento com pouca chance de sucesso... Se ele for o duque, ela não poderá se casar com ele. Se ele não for, o que tem para oferecer? Segundo Jack, ele era só um ladrão de carruagens. 

E para deixar o enredo ainda mais irresistível e novelesco, temos Amélia, a moça que foi comprometida em casamento com o duque desde que era bebê! Isso porque o pai de Amélia, um conde, assinou um contrato de casamento com o pai do duque quando eles nasceram. Ela é noiva de Thomas há vários anos e ele nada de se casar com ela. E agora, se o título não for ele? O contrato fala que ela deve se casar com o DUQUE, então ela seria noiva de Jack? Nenhum dos três está feliz com a ideia.

Gente, essa história é muito boa! Devorei a leitura em um dia. O único porém, é saber se o livro 2 irá segurar no que diz respeito ao enredo. A Editora Arqueiro lançou os dois livros em apenas 1 edição, uma espécie de vira-vira. Mas são 2 livros, tanto que eu resolvi ler e resenhar separadamente. A questão é que as duas histórias ocorrem em paralelo, então já sabemos muito do que está acontecendo com Thomas e Amélia, o segundo casal. E já sabemos até o final da polêmica sobre o ducado. Meu medo é a segunda história ficar sem graça e repetitiva, espero que não.  Conto para vocês em breve.

Bom, eu adorei, indico, e para mim é uma das melhores histórias da autora, leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Duologia Os dois duques de Wyndham:
  1. Os dois duques de Wyndham: O fora da lei (The Lost Duke of Wyndham)
  2. Os dois duques de Wyndham: O aristocrata (Mr. Cavendish, I Presume)

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO