Você me ama - Caroline Kepnes

>>  segunda-feira, 10 de junho de 2024

KEPNES, Caroline. Você me ama. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2021. 384p. (You, v.3). Título original: You Love Me.

"Eu não ia machucar ninguém. Sou um homem bom, mas sou um solitário, maltratado e usado. Foi ela quem me atacou! É culpa dela o fato de estar naquele porão, de eu estar nessa confusão. E você realmente tirou sarro dos meus beijos? Você falou sério quando disse que não acha que existisse alguém como eu? Ou Melanda está certa? Foi esse o seu jeito gentil de me dizer que não sou bom o suficiente?" p. 121

  Esse é o 3º livro da série You, que vem fazendo sucesso na Netflix. A história dos livros é bem diferente da série, que romantiza um pouco Joe, além de criar inúmeras cenas de ação e algumas mortes a mais. São livros no mínimo, diferentes, já que nosso protagonista é um sociopata, um anti-herói que vai mexer com a cabeça do leitor. Confiram o que achei de Você me ama da Caroline Kepnes. 

Esta resenha contém spoilers sobre os livros anteriores!

No final de Corpos Ocultos, Joe acaba sendo preso, acusado de dois assassinatos de Guinevere Beck e Peach Salinger. Mas agora ele tem todos os recursos da família de Love à sua disposição. Advogados caros e uma boa defesa, a polícia não possui nenhuma prova contra ele, apenas suspeitas. E ele está tranquilo quanto a sua inocência... e assim termina o livro! Eu, claro, estava ansiosa para ler o próximo. 

Joe Goldberg foi inocentado, mas isso não o livrou das garras do pai de Love. Quando ele foi preso, a esposa estava grávida e agora Joe tem um menino, Forty, em homenagem ao irmão falecido de Love. Mas ao sair da prisão, os advogados e seguranças do sogro o obrigaram a assinar um acordo. Ele concordaria com o divórcio, ficaria bem longe de Love do filho, e receberia 4 milhões de dólares. Sem opções, ele concordou. 

Joe está cansado das cidades grandes e decidido a ser uma pessoa melhor! Ele decide não matar mais ninguém, compra uma casa em uma pequena ilha perto de Seattle e arruma um emprego como voluntário na biblioteca da cidade. Afinal, ele agora é um homem rico. Joe está feliz, mesmo conhecendo seu filho apenas por fotos no Instagram. Ele ama livros e ama... 

Mary Kay DiMarco é a bibliotecária da cidade. Uma mulher inteligente, gentil, sexy... Joe tem certeza que ela é a mulher de sua vida. Mas ele decide agir com calma, ser um bom amigo e conquistá-la aos poucos. Evita seus hobbies como stalker e tenta fazer tudo do jeito certo. Mas Mary Kay já tem uma vida. Ela tem uma filha adolescentes, tem amigos próximos e uma vida complicada. 

Mas Joe sabe que eles foram feitos um para o outro. E com muita paciência, alguma persistência e pequenos empurrõezinhos, ele só precisa convencer Mary Kay a fazer a coisa certa, e escolhê-lo como o homem da sua vida.

"Você pega a maçaneta. Você a aperta. - Adeus Joe. Boa sorte. 
Você fecha a minha porta - não bate-, e eu ando até a janela e espero que você olhe para trás - a mulher sempre olha para quem ama -, mas você não faz isso, Mary Kay. Você não me ama mais." p.269

~~~~~~~~~~~~~~~

Não sou super fã dos livros, mas a história aqui é bem mais interessante e crível do que na série de TV. Joe é um sociopata, um anti-herói muito interessante e a narrativa prende. São personagens perturbados, situações esdrúxulas e o leitor fica intrigado do início ao fim. Essa autora tem uma mente muito perturbada, não é possível! hehehe É tanta gente ruim e com atitudes tão loucas, que você acaba torcendo um pouco por Joe. 

Neste livro ele tenta ser uma pessoa melhor, e eu me diverti com ele tentando não matar ninguém, tentando ser um bom homem hahaha. Claro, isso só existe na cabeça dele. Na vida real ele segue Mary Kay, descobre tudo sobre sua família e seus hábitos. E tenta dar alguns incentivos para ela perceber logo que também está apaixonada por ele. O interessante é que Mary Kay é realmente uma mulher com muitos problemas, que está interessada nele e não consegue tomar uma atitude. A mulher é um porre em alguns momentos, e eu QUASE tive pena do Joe (risos). 

Ele tenta se aproximar dos dois amigos insuportáveis dela, tenta ser gentil com a filha adolescente mal humorada e ama seu trabalho com os livros na biblioteca. Essa parte da biblioteca e dos livros eu achei bem legal, adorei vê-los discutindo clássicos e dando dicas de leituras. Ao mesmo tempo, ele fica triste por não conhecer o filho, enquanto segue obcecado pelo Instagram de Love, não por ela, apenas pelo bebê. Joe adota três gatinhos, e eu fiquei mais preocupada com os filhotes, do que com qualquer um que ele pudesse matear hehe. 

E esse volume foi interessante, por agora pelo menos sua obsessão é correspondida. Mary Kay também gosta dele e só precisa resolver sua vida complicada. Claro que nada é tão simples, um segurança contratado por seu sogro começa a chantagear Joe para não prejudicá-lo, então ele precisa comprar tudo que o cara pede, para ele não informar o que ele anda fazendo, para a família de Love. Fora os novos segredos de Joe, que ele descobre enquanto está lá. 

Quem assiste a série vai perceber que mudaram muito a história. Na série de TV Joe mata Love, simula um acidente e foge para Paris. Na série ele também mata o irmão dela, que no livro morre em um acidente. Em Paris ele vira professor e se envolve com outro psicopata. Aqui não tem nada disso. Love também não é a psicopata da série, é apenas uma mulher apaixonada e também meio perturbada, que apoia Joe mesmo quando descobre alguns de seus crimes. E nos livros eles estavam super bem e felizes, ela grávida, até que ele é preso. Na TV ele não chega a ser preso, perderam um ângulo muito interessante. Como sempre, os livros são melhores. 

Eu não amo os livros também não, mas a autora sempre me prende e o final, mais uma vez, foi surpreendente! Eu acho algumas atitudes forçadas, algumas coisas muito mal explicadas e por isso minha nota acaba diminuindo. Torço para que o próximo seja o último, mas sigo curiosa para ler. [ALERTA DE SPOILERS] No final deste volume, o marido de Mary Kay morre por overdose (com incentivo, mas não por culpa de Joe kkk) e depois de muitas confusões ele acaba se casando com ela. Tudo parece perfeito, até que do NADA, Nomi, a filha adolescente dela, dá em cima de Joe e depois o acusa de assédio. Na confusão, Mary Kay cai da escada e termina em coma. No começo Joe diz ter tentando ser o marido perfeito cuidando da esposa doente, até que se cansa dos amigos que não desgrudam dela, e de Nomi, e vai embora mais uma vez. E agora ele irá recomeçar tudo de novo em alguma nova cidade... No final, Nomi avisa para ele que os aparelhos da mãe serão desligados. [FIM DOS SPOILERS]

Joe segue espalhando o caos e a infelicidade por onde passa, mesmo "tentando" ser uma boa pessoa. É uma das séries mais diferentes e intrigantes que acompanho, mas não indico para qualquer leitor. Indico para quem curte thrillers psicológicos e não busca por um final feliz, nem por um herói para salvar o dia. Aqui o caos segue reinando, leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Série You da Caroline Kepnes:
  1. Você (You)
  2. Corpos ocultos (Hidden Bodies)
  3. Você me ama (You Love Me)
  4. For you and only you.

Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO