A batalha - Joseph Delaney

>>  segunda-feira, 5 de maio de 2025


DELANEY, Joseph. A batalha. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. 352p. (As aventuras do caça-feitiço, v.4). Título original: Attack of the fiend.

"Naquele momento, desejei nunca ter visto o Caça-feitiço e nunca ter me tornado seu aprendiz. Sentei-me na cela e chorei." p. 158

As aventuras do Caça-feitiço é uma das séries antigas que tenho parada na estante, e mesmo adorando quando pego para ler, acabo demorando anos para ler a sequência, sabe-se lá o porquê. Bom, mais um saiu da fila, confiram o que achei do quarto volume da série com A batalha do Joseph Delaney.

Thomas Ward, 13 anos quando a saga se inicia, é o sétimo filho de um sétimo filho, e, portanto, como reza a tradição, se tornou um aprendiz de caça-feitiço. A missão é árdua, o Caça-Feitiço é um homem frio e distante, e muitos aprendizes já fracassaram. De alguma forma, Thomas terá de aprender a exorcizar fantasmas, deter feiticeiras e amansar ogros.  

A resenha pode conter spoilers sobre os livros anteriores. A série precisa ser lida na ordem!

Tom, 14 anos, está mais experiente nas suas missões como Caça-feitiço, mas ainda precisa aprender muito antes de poder enfrentar todos os poderosos seres das trevas que ameaçam o mundo. E uma grande ameaça se aproxima.

Três clãs de feiticeiras ameaçam se unir e conjurar o verdadeiro mal, ressuscitar o diabo e trazê-lo de volta à terra. Eles precisam viajar para Pendle o quanto antes, para tentar evitar um desastre. Mas antes de partir, o Caça-feitiço pede a Tom que volte à fazenda de sua família, e busque os três baús que sua mãe lhe deixou de herança. 

Lá chegando, Tom descobre que seu irmão, a esposa dele e sua filhinha foram sequestrados por bruxas, o quarto secreto estava aberto e os baús desapareceram. Ele agora precisa correr contra o tempo para salvar a família e recuperar os baús antes que as bruxas consigam abri-los. Os baús foram deixados para ele, que nunca chegou a analisar seu conteúdo. E agora, descobre que devem conter algo muito importante, para despertar o interesse de tantas bruxas.

Alice viaja na frente, ela é parte de duas famílias bruxas e pretende se infiltrar no povoado e descobrir o que aconteceu com o irmão de Tom. Ele e o Caça-feitiço procuram a ajuda do Padre Stocks, um antigo aprendiz do Caça-feitiço que se tornou padre, mas continua fazendo o possível para manter seus paroquianos em segurança. Existem três clãs principais em Pendle: os Malkin, os Deane e os Mouldheel, eles sempre brigaram entre si, o que garantia algum equilíbrio na luta contra o mal. A ameaça de união dos clãs é terrível e perigosa. 

Ele os avisa do perigo, avisa que o mal está à espreita, que as bruxas estão mais fortes do que nunca. Mas eles precisam agir o quanto antes. E é assim que Tom se vê envolvido em uma trama repleta de morte, perigo e falsas promessas. 

~~~~~~~~~~~~

A série só melhora, os livros são bem adultos considerando a idade do protagonista e o público a qual se destina inicialmente. Este volume tem muita violência, muita ação e perigos do início ao fim. Os personagens são ótimos! Adoro Tom e Alice, torço muito por ele.

Gosto muito da mitologia da série, Delaney utiliza uma abordagem mais “raiz” rsrs. Bruxas, ogros e feiticeiros do mal. Livros de feitiços, encantos e todo o tipo de ser sobrenatural sinistro e perigoso. Para se defenderem, os Caça-feitiços tem um bastão de madeira poderoso - as bruxas não conseguem tocá-lo, sal e ferro para prender bruxas, correntes de prata para amarrá-las. A narrativa é bem sombria, eles passam por tanto perigo que os livros devem ser um pouquinho assustadores para o público mais jovem. 

O livro aborda basicamente a batalha entre o bem e o mal. E existe uma dualidade na maioria dos personagens. Alice principalmente, que é uma bruxa, com sangue de dos dos clãs de Pendle, mas que rejeitou os ensinamentos e vive com Tom e o Caça-feitiços. Ele não confia nela, Tom acredita na amiga e tem um sentimento maior por ela. Eles não são exatamente namorados ainda, mas são muito ligados e tendem a evoluir para isso. A mãe de Tom, aparentemente, era uma bruxa, e ele não sabe se ela morreu ou se voltou para a sua antiga terra, a Grécia, depois da morte do pai de Tom. E os baús contam muitos segredos importantes, e fico nervosa com Tom não parar e ler tudo o que tem lá hehe. 

Tom é ainda muito novo e fico irritada com ele por sua inocência algumas vezes, embora seja esperado pela idade. Ele tem o coração mole e acaba se metendo em muita confusão confiando nas pessoas erradas. Outra coisa igualmente engraçada e irritante hehe, é que o Caça-feitiço sempre some nas piores horas, deixando Tom sozinho para enfrentar os maiores perigos. 

Agora é não demorar tanto para ler o próximo! Uma pena que a Editora Bertrand não lançou os dois últimos livros, fico querendo comprar os que faltam, mas também não quero que ela fique sem final. Quem leu me conte se curtiu!

Adicione ao seu Skoob!

Série As aventuras do caça-feitiço do Joseph Delaney
In: http://www.spooksbooks.com
  1. O aprendiz (Revenge of the witch)
  2. A maldição (The spook's curse)
  3. O segredo (Night of the soul stealer)
  4. A batalha (Attack of the fiend)
  5. O erro (The spook's mistake)
  6. O sacrifício (The spook's sacrifice) 
  7. O pesadelo (Rise of the huntress)
  8. O destino (Rage of the fallen)
  9. Eu sou Grimalkin (I am Grimalkin)
  10. O sangue (The spook's blood)
  11. O conto de Slither (Slither)
  12. I am Alice (ainda não lançado o Brasil)
  13. The spook's revenge (ainda não lançado o Brasil).
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO