Diário de uma paixão - Nicholas Sparks
>> segunda-feira, 18 de agosto de 2025
SPARKS, Nicholas. Diário de uma paixão. São Paulo: Editora Novo Conceito, 2010. 256p. Título original: The Notebook.
"Se puder, um homem deve desfrutar de outras coisas; deve passar seus últimos dias ao sol. Os meus vou passar debaixo de uma lâmpada de leitura." p. 158
Sigo meu propósito de ler os livros mais antigos parados na estante, e foi assim que mais um Nicholas Sparks saiu da fila. Esse é um dos romances mais aclamados e famosos do autor, eu nunca tinha lido, não assisti ao filme, nada. Finalmente conto para vocês o que achei de Diário de uma paixão.
Noah Calhoun e Allison Nelson eram jovens adultos quando se conheceram. Eles se apaixonaram, passaram um único verão perfeito juntos e se separaram. Ele era um jovem simples, filho de um marceneiro que vivia naquela pequena cidade de Nova Berna. Ela pertencia a uma família rica e tradicional, que fora passar as férias na cidade. Depois que ela foi embora, Noah escreveu para Allie por 2 anos, mas nunca recebeu uma resposta, até que desistiu e seguiu com sua vida.
Anos depois, após o fim da Segunda Grande Guerra, Noah voltou para casa. Ele lutou, sobreviveu, e usou suas economias para comprar e restaurar uma casa antiga na cidade. Lá vivia sozinho, trabalhava na casa e levava os dias de forma simples. Ele nunca amou alguém como Allie e nunca se comprometeu.
Allie levava a vida que era esperada dela pelos pais. Cursou a faculdade, abandonou o seu sonho de ser pintora e ficou noiva de um advogado em ascensão na cidade. Lon era um homem bom, ela o amava, mas sentia que faltava algo no relacionamento. Faltando três semanas para a grande cerimônia, ela vê uma notícia no jornal que muda tudo. Uma casa antiga, restaurada por ninguém menos que Noah. E então Allie larga tudo e inventa uma viagem para reencontrá-lo.
A conexão entre eles não mudou, mas Allie está noiva e precisa decidir o que quer fazer de sua vida. Noah nunca teve dúvidas, nunca deixou de amá-la. Tudo o que ele fez na sua vida simples foi amar...
"Quando olho para você, vejo a sua beleza e seu encanto e sei que ficaram mais fortes a cada vida que você viveu. E sei que passei todas as vidas, antes desta, procurando você. Não alguém como você, mas você, porque a sua alma e a minha têm de estar sempre juntas. E assim, por alguma razão que nenhum de nós dois entende, fomos forçados a dizer adeus." p.122
~~~~~~~~~~~~~~~
Esse é um dos livros mais tristes e mais poéticos que já li, tem frases lindas, tem momentos de partir o coração e outros de explodir de amor. Ele te faz refletir sobre vida, escolhas e morte. E eu amei a leitura, mas achei a parte final muito rasa e corrida. Queria mais umas 100 páginas na história, e foi isso que me impediu de dar nota máxima.
Noah é um dos protagonistas mais doces e incríveis que já conheci. Que homem lindo, honrado, inteligente e gentil. Você se apaixona pelo Noah adolescente, pelo adulto, pelo idoso. E o conflito e as escolhas de Allie são muito compreensíveis, até suas dúvidas sobre o que fazer no futuro.
É uma história razoavelmente simples, mas que tem uma história de amor inesquecível. Temos poucos coadjuvantes, as interações com eles são mínimas e o livro é realmente focado no casal. Muito da história só conhecemos pelo diário de Noah.
Apesar de nunca ter lido ou assistido, algo me dizia que seria um drama, algo de partir o coração. Não sei se foi resenhas que li antigamente, mas eu meio que já imaginava o que estava por vir. Mesmo assim foi de cortar o coração, e ao mesmo tempo muito lindo.
Meu problema com o livro foi apenas o final. Tudo é muito corrido e a minha edição tinha um monte de coisas depois do livro que eu não sabia (entrevista, comentários, sinopse de outros livros, etc). Eu estava esperando mais páginas e acabou!! E eu fiquei nãooo, não pode ser só isso!! Acho que é até um mérito do autor, mas fiquei decepcionada, confesso hehe. [ALERTA DE SPOILER] Obviamente Allie escolhe Noah e termina com o noivo, eles se casam e vivem uma linda história de amor, tem filhos e etc. Porém, grande parte da história já se passa no futuro, com eles idosos e vivendo em uma casa de repouso. E Allie tem Alzheimer, então Noah passa os dias lendo o diário para ela, alguns dias ela se lembra dele e é lindo, em outros não. Eu senti falta de mais da vida deles depois de ficarem juntos, do presente. Foi tudo muito corrido e já termina com eles deitados juntos, ela parece ter reconhecido Noah depois que ele voltou do hospital, onde estevei internado. Ou é isso, ou ele imaginou a cena e faleceu naquele momento, não dá muito para ter certeza. [FIM DOS SOILERS]
O livro foi adaptado para o cinema em 2024, dirigido por Nick Cassavetes e estrelado por Ryan Gosling (Noah), Rachel McAdams (Allie) e James Garner (Lon). Agora finalmente posso assistir e pretendo, tem uma média de nota bem alta nas redes.
Além do filme, tem um livro que muita gente chama de "continuação" desta história, O casamento. Afinal, a protagonista é uma das filhas de Allie. Não fiquei muito interessada em ler, principalmente porque não cheguei a comprar. Mas quem sabe?
Apesar do final abrupto é um romance lindo que merece ser lido. Pegue muitos lencinhos e se divirtam... leiam!
Adicione ao seu Skoob!
Avaliação (1 a 5):