O fim das férias - Marian Keyes

>>  segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

KEYES, Marian. O fim das férias. Rio de Janeiro: Editora Bertrand, 2025. 588p. (Família Walsh, v.6). Título original: Again, Rachel.

"Mas minha vida estava longe de ser vazia. Helen me checava regularmente. Suas mensagens diziam coisas do tipo:
Sou eu. Como sempre passando para saber como você está. Você está bem? Sim? Não? Pode responder só com uma palavra. Não precisa escrever Guerra e Paz." p.522

Depois de mais de 10 anos do fim da série, Família Walsh, a gênia (!!!) da Marian Keyes resolve continuar a história das irmãs mais amadas da Irlanda! E no sexto livro continua a história de Rachel (protagonista de Férias), 20 anos depois do primeiro livro! Confiram o que achei de O fim das férias!

Contém spoilers se você não leu os livros anteriores da série.

Rachel Walsh, agora aos 40 e poucos anos, vive em Dublin, assim como a maior parte de sua família. Com exceção de sua irmã Anna, que continua morando em Nova York com seu namorado e uma carreira fantástica. Rachel agora é terapeuta na clínica de reabilitação para dependentes químicos que a salvou. Após ter se divorciado de Luke Costello, há mais de 6 anos, ela conseguiu reconstruir sua vida, apesar de um coração partido e de nunca ter entendido realmente o motivo dele ter ido embora sem maiores explicações. Rachel divide o apartamento com sua sobrinha mais velha, Kate (filha de Claire, Melancia), tem uma cachorrinha e vivem em polvorosa com todas as confusões das irmãs e da mãe. 

Entre seu trabalho dedicado com todos os pacientes atuais, as reuniões urgentes de família e sua vida social, não sobra muito tempo para pensar no passado. Todas as suas compulsões são compensadas comprando tênis caros, itens de jardinagem e namorando bolsas de marca que nunca teria coragem, ou dinheiro, para comprar. Ela agora namora Quinn, um homem carinhoso, dedicado, que adora viagens diferentes e esportes radicais. 

Toda essa estabilidade vai para o espaço, quando ela é informada que a mãe de Luke faleceu e ele está na Irlanda com sua nova namorada! Quando Luke e Rachel se encontram, nenhum dos dois consegue conversar sobre a dura verdade que os separou. Rachel se sente fragilizada e sem chão ao relembrar as dolorosas memórias do passado. Tenta desesperadamente não estragar o seu namoro, ao mesmo tempo, precisa encarar o passado e  sua história mal-resolvida com Luke. As irmãs se alternam entre perguntar sobre as calças apertadas de Luke... e a organizar a festa "surpresa" de 80 anos da mãe. Apesar de abalada, ela recebe o carinho e o apoio da bem-humorada e excêntrica família Walsh. 

"Enquanto Molly e Luka tentavam desesperadamente persuadir os octogenários cheios de artrite a se ajoelharem, Francesca chamava com uma voz carregada de pânico:
- O tempo está acabando! Só chutem as bengalas!
-  Lembrem-se - alertou Helen, patrulhando as tias como se fosse um sargento inspecionando recrutas novatos. Se alguma de vocês não gritar "SURPRESA" alto o suficiente, ninguém vai ganhar a sacola de lembrancinhas que vieram de Nova York, cada uma com um valor de varejo de mais de trezentos euros. Estamos de olho!" p. 486

~~~~~~~

Eu amo o humor sarcástico da Marian Keyes, frases como essa acima me fizeram rir alto o livro todo! Adoro sua mistura de profundidade e leveza, seriedade e humor, questões emocionais complexas como abuso de drogas, alcoolismo, depressão, culpa e luto. Uma coisa interessante é que li os primeiros livros da série na época da faculdade, com meus 20 e poucos anos como as personagens. E agora, 20 anos depois, aqui estamos, eu e elas, com seus 40 e poucos e a vida, muitas vezes, tão diferente do que imaginaríamos naquela época. Essa história é uma mistura deliciosa de nostalgia com maturidade. 

Como disse, li os outros livros todos há tantos anos, que apesar de amar a série, não lembra de todos os detalhes. Minha vontade era reler todos antes de começar este, mas com minha lista enorme de espera, não tenho tempo nem ânimo para tal kk. No primeiro livro, Férias, Rachel é convencida a se internar em uma clínica de reabilitação para tratar seu vício, mesmo tendo certeza de que era um exagero e que não era viciada. Isso coloca fim ao seu relacionamento com o namorado por quem sempre foi apaixonada, Luke, e a vida dos dois em NY. Ela se trata, se cura e começa uma vida saudável. O livro termina com a sua recuperação, e depois nos livros posteriores das irmãs, ficamos sabendo que ela e Luke se casaram e são felizes juntos. 

Aqui a história começa com os dois separados há tantos anos, o casal mais perfeito da série! E depois de passar a vontade de jogar o livro na parede, a gente até cria um certo ranço pelo Luke, pela forma como ele foi embora e abandonou Rachel daquele jeito. Além disso, temos Quinn, o novo namorado, muito legal, gosta dela de verdade... mas sempre achei que ele queria mais provar algo do que realmente a amava. E parecia que os dois não combinavam, então eu passei o livro todo sem perdoar Luke... ou seja, sem torcer para nenhum dos dois. 

Os personagens secundários são todos perfeitos, já que, claro, se tratam de toda a família Walsh, agora com muitos netos e genros para a mamãe Walsh, que continua totalmente sem noção; enquanto papai Walsh raramente sai de frente da TV para participar de algum assunto. Foi tão gostoso reencontrar todos! Anna com sua vida profissional de sucesso em NY (que provavelmente vai dar problema também, já que o próximo livro é dela hehe). Claire com três filhos, casada e feliz com Adam! Margaret casada e com seus dois filhos, Helen morando com o namorado. E temos também as pessoas da família de Luke, e a namorada estereotipada dele hehe. 

Eu só não dou nota 5, por causa de todas as partes sobre os pacientes da Rachel na clínica e seus dramas. Eram muitos pacientes, muitas situações e descrição exaustivas sobre o tratamento dele. Ficou chato e cansativo algumas vezes, mesmo entendendo o propósito da autora de trabalhar temas difíceis sobre o vício, seja ela em álccool, drogas, jogos, sexo, etc. O livro ficou enorme e muitas vezes eu tinha zero interesse pelos dramas desses pacientes. 

[ALERTA DE SPOILERS] No final, depois de muitos deseconcontros, Luke e Rachel finalmente tem uma conversa de verdade. E só aí entendemos o porquê dele ter se divorciado dela e ido embora. Após a perda da filha deles, poucas semanas antes da data do parto, Rachel entra em depressão e acaba se viciando novamente, agora em medicamentos. Depois de tentar de todo jeito ajudar, Luke desiste e vai embora. Ela nunca assumiu que teve uma recaída, para ela, estava apenas arrasada pela perda. E ninguém da família ou sua madrinha do AA a confrontou sobre isso, já que todos entendiam a grande perda que ela sofreu. Então quando Luke finalmente faz com que ela assuma que teve uma recaída e que ele não podia fazer nada sem ser ir embora (a própria Rachel vivia falando com ele que se nada mudar na vida da pessoa, ela nunca vai mudar e enxergar o problema). Depois de algum tempo ele volta para Irlanda e os dois terminam juntos. Helen grávida atualmente foi outro gatilho para ela, que nunca conseguiu realizar o sonho de ser mãe. [FIM DOS SPOILERS]

Eu adorei a leitura e indico essa série para todos, é perfeita, todos os livros são muito divertidos e a família toda é ótima. Uma história inspiradora, comovente e ao mesmo tempo divertida sobre a aceitação das imperfeições humanas e a coragem de tentar de novo. Leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Coleção Família Walsh por Marian Keyes

  1. Melancia (Watermelon) - Claire
  2. Férias (Rachel’s Holiday) - Rachel
  3. Los Angeles (Angels) – Margareth
  4. Tem alguém aí? (Anybody out there?) – Anna
  5. Chá de sumiço (The mystery of Mercy Close) - Helen
  6. O fim das férias (Again, Rachel) - Rachel
  7. My favourite mistake (ainda não lançado no Brasil) - Anna 
5.5 Mamãe Walsh: Pequeno dicionário da família Walsh (Mammy Walsh's A-Z of  the Walsh Family) 
    Avaliação (1 a 5): 4.5

    Postar um comentário

      © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

    TOPO