Quando a luz se apaga - Robert Bryndza

>>  segunda-feira, 2 de fevereiro de 2026

BRYNDZA, Robert. Quando a luz se apaga. Belo Horizonte: Editora Gutenberg, 2024. 272p. (Kate Marshall, v.3). Título original: Darkness Falls.

"Tom deu um passo para trás e ergueu os olhos para o céu, gostando da sensação da chuva fria em seu rosto. Raios brilharam mais uma vez, e ele soube que não estava olhando para Deus. Ele era Deus." p. 112

Quando a luz se apaga é o 3º volume da nova série de ficção policial do Robert Bryndza, a série Kate Marshall. Confiram o que achei!

Esta resenha pode conter spoilers se você não leu os livros anteriores!

Kate Marshall resolveu abandonar a carreira de professora universitária e se dedicar integralmente ao trabalho de detetive. Após perder sua melhor amiga e madrinha do AA, Myra, ela herdou o acampamento de verão e a loja de aluguel de equipamentos da amiga. Usou parte do espaço para montar seu novo escritório. Ela e o sócio, Tristan Harper, estão empolgados e temerosos; os clientes ainda são poucos e o dinheiro é curto. Jake, o filho de Kate, agora tem 18 anos e está ajudando a mãe com os negócios, antes de voltar para a faculdade.

Kate é procurada pela mãe de Joanna Duncan, uma jornalista investigativa que desapareceu há 12 anos atrás, após revelar um escândalo que envolvia um político local. O corpo de Joanna nunca foi encontrado, o caso foi encerrado pela polícia sem solução. Kate e Tristam mergulham de cabeça no novo caso,  e começam a investigar a vida de Joanna e os outros casos que a jornalista investigava quando desapareceu.  

Uma pista leva os dois a investigar o desaparecimento de dois jovens no passado, ambos homossexais e sem família que procurariam por eles, vítimas esquecidas que viviam à margem da sociedade. Eles desconfiam que Joanna estava próxima de desmascarar um serial killer que continuava agindo impunemente até os dias atuais.

~~~~~~~~~~~~~~

A série só tem melhorado e este foi o que mais gostei até agora. Construir uma investigação com um caso arquivado há tantos anos não é fácil, mas o autor soube dosar bem as pistas do passado e as ligações com crimes acontecendo no presente. 

Adoro os personagens! Kate e Tristan funcionam muito bem juntos, ela mais velha e que viveu tantos traumas. Ele bem mais novo, assumindo sua homosexualidade e começando a construir uma vida. Jake, o filho de Kate, também tem seus traumas com seu pai (o serial killer que está preso e é o foco do primeiro livro) e sua criação longe da mãe por vários anos. Kate continua frequentando o AA e está longe da bebida há muitos anos. Porém a morte de Myra, sua melhor amiga e madrinha no AA foi bem triste. Achei estranho que o autor só citou isso rapidamente, sem dar destaque a luta de Myra contra o câncer que a levou. Pareceu meio que apenas uma desculpa, para Kate ter o dinheiro necessário para abandonar a carreira de professora e virar detetive em tempo integral.

A construção do caso foi bem interessante, com o desaparecimento de Joanna levando Kate a investigar tudo relacionado ao passado da jornalista e suas investigações em andamento. Ela se depara com o caso de dois jovens rapazes desaparecidos, ambos homossexuais, casos nunca resolvidos. Kate e Tristan desconfiam estar atrás de um serial killer, que matou Joanna após ela ter descoberto sua identidade. O assassino continua ativo e Kate tem vários suspeitos durante a evolução do caso. 

Os finais são sempre corridos, mas achei que o autor desenvolveu bem o desenrolar do caso. Eu matei parte da charada, acertei o "quem matou", e fui surpreendida por um outro desdobramento. [ALERTA DE SPOILERS] No final o assassino era o padrasto de Joanna (o que faz pouco sentido se você pensar que ele que pagou a investigação. Mas depois de tanto tempo ele não acreditava que uma detetive pouco conhecida iria descobrir algo, e só fez isso para apaziguar a mãe da moça). Ele viajava muito a trabalho e eles viveram morando separados por muitos anos, só indo morar juntos há pouco tempo, o homem tinha bastante dinheiro. Só que ele tinha uma vida dupla e ele também era o marido recluso de outro homem envolvido na investigação, o dono de um hotel local, que tinha ligação com um dos rapazes desaparecidos. No final ele é desmascarado quando Kate localiza uma foto desse tal marido, e descobre que é a mesma pessoa. No confronto final ele quase escapou, mas foi preso e confessou. Tristan quase morre nesse momento [FIM DOS SPOILERS]. 

Eu adorei e não vejo a hora de ler o próximo, espero que não demorem a lançar por aqui. Quem leu me conte se curtiu, leiam!

Adicione ao seu Skoob!

Série Kate Marshall 
  1. O canibal de Nine Elms (Nine Elms)
  2. O nevoeiro de Shadow Sands (Shadow Sands) 
  3. Quando a luz se apaga (Darkness Falls)
  4. Devil's Way (os demais ainda não lançados no Brasil)
  5. The Lost Victim.
Avaliação (1 a 5): 

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO