O erro - Joseph Delaney
>> segunda-feira, 26 de janeiro de 2026
DELANEY, Joseph. O erro. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. 352p. (As aventuras do caça-feitiço, v.5). Título original: The spook's mistake.
"Em primeiro lugar, eu confiava em meu mestre. Apesar da relutância, ele achava que era a coisa certa a se fazer. Em segundo lugar, meus instintos estavam de acordo. Eu sentia que havia algo importante aqui. Se eu voltasse para Chipenden perderia o treinamento. E se eu o perdesse, seria pior para mim. Ainda assim, seria difícil e eu certamente não gostava da ideia de passar seis meses com Arkwright." p.115
As aventuras do Caça-feitiço é uma das séries antigas que tenho parada na estante e estou tentando terminar . Confiram o que achei do quinto volume da série com O erro do Joseph Delaney.
Thomas Ward, 13 anos quando a saga se inicia, é o sétimo filho de um sétimo filho, e, portanto, como reza a tradição, se tornou um aprendiz de caça-feitiço. A missão é árdua, o Caça-Feitiço é um homem frio e distante, e muitos aprendizes já fracassaram. De alguma forma, Thomas terá de aprender a exorcizar fantasmas, deter feiticeiras e amansar ogros.
A resenha pode conter spoilers sobre os livros anteriores. A série precisa ser lida na ordem!
Thomas Ward, agora com 14 anos, é enviado pelo seu mestre, o Caça-Feitiço John Gregory para fazer um treinamento de 6 meses com outro Caça-Feitiço. Ele fica triste por se afastar por tanto tempo de Alice, mas segue para o norte do Condado, uma região isolada, lamacenta e repleta de perigos, dominada por uma vasta área pantanosa.
Seu novo mestre é Bill Arkwright, um Caça-Feitiço difícil de desvendar. Bill é agressivo, instável, alcoólatra, mas também competente e brutal no combate às forças do Mal. Arkwright vive sozinho em um moinho antigo, cheio de segredos — alguns deles trágicos e profundamente ligados ao seu passado. Ao contrário de Gregory, Bill prefere eliminar as bruxas ou acorrentá-las em meio a muito sal. A casa parece ter fantasmas e Tom é proibido de explorar o local e orientado a ficar longe de determinados cômodos, o que, é claro, ele logo desobedece.
Durante o treinamento, Tom é forçado a enfrentar decisões difíceis e riscos reais; o método de Arkwright é duro, e muitas vezes cruel. Mas Tom começa a melhorar seu treinamento de combate e seu preparo físico. Bill possui dois cães ferozes, mas muito bem treinados, e Tom logo fica apegado a um deles.
Enquanto isso, Alice descobre um segredo que envolve sua ligação com o Maligno — um segredo que, quando revelado, mudará para sempre sua relação com Tom e com o próprio Gregory.
~~~~~~~~
O Erro é um livro mais maduro do que os volumes anteriores da série, marcando uma mudança na formação de Tom. A leitura teve momentos mais lentos, mas gostei do tom mais sombrio e das aventuras com mais perigo e violência. O final, como sempre, me deixou curiosa para ler o próximo.
A presença de Bill Arkwright como novo mestre de Tom traz uma mudança significativa no treinamento. Arkwright é violento, imprevisível, tem problemas com o alcoolismo e um drama que moldou quem ele é hoje, e quando descobrimos a verdade, entendemos o porquê desse comportamento. Ao mesmo tempo, suas lições são mais práticas e efetivas no combate ao mal. Essa convivência forçada faz Tom amadurecer rapidamente, levando-o a compreender o valor da disciplina e da prudência que Gregory sempre tentou lhe transmitir.
Do livro todo, sinceramente, o que mais gostei foi da cadela Patas! Eu torci muito para ela continuar com Tom rsrs, mas aparentemente, isso não vai acontecer. O final foi bem triste para Alice, espero que tudo dê certo no próximo. E a possível volta da mãe de Tom para uma visita, também me deixou curiosa.
O livro aprofunda a relação entre Tom e Alice, já que eles ultrapassam a linha da amizade, e Tom descobre que é apaixonado pela moça, embora também precise temer seu relacionamento com ela. Alice é sem dúvida um dos personagens mais complexos da série, essa dualidade entre o bem e o mal é bem interessante, e continuamos sem saber se ela se tornará uma feiticeira do mal, ou se vai conseguir evitar a influência das sombras em sua vida.
[ALERTA DE SPOILERS] No final o livro tem uma grande reviravolta, a revelação feita pelo Maligno, de que Alice é filha dele com Lizzie Ossuda, uma feiticeira do mal, e que foi apenas criada por outra pessoa.. O caça-feitiço a manda embora, morri de dó dela, e ela anuncia que irá voltar a viver com as bruxas. Ela tenta contato com Tom através dos espelhos, mas ele ignora as mensagens. Será que ela vai bandiar para o lado do mal? Termina com Tom indo embora dos pântanos e voltando para casa com seu mestre, para aguardar a visita da mãe. [FIM DOS SPOILERS]
Por tudo isso, O Erro se destaca no desenvolvimento e amuderecimento da série, eleva a ameaça sobrenatural e empurra Tom para um estágio mais complexo de sua jornada como Caça-feitiço. Eu curti a leitura e espero terminar a série um dia hehe, quem leu me conte se gostou!
Adicione ao seu Skoob!
Série As aventuras do caça-feitiço do Joseph Delaney
In: http://www.spooksbooks.com
In: http://www.spooksbooks.com
- O aprendiz (Revenge of the witch)
- A maldição (The spook's curse)
- O segredo (Night of the soul stealer)
- A batalha (Attack of the fiend)
- O erro (The spook's mistake)
- O sacrifício (The spook's sacrifice)
- O pesadelo (Rise of the huntress)
- O destino (Rage of the fallen)
- Eu sou Grimalkin (I am Grimalkin)
- O sangue (The spook's blood)
- O conto de Slither (Slither)
- I am Alice (ainda não lançado o Brasil)
- The spook's revenge (ainda não lançado o Brasil).






