Angelologia - Danielle Trussoni

>>  segunda-feira, 8 de novembro de 2010



TRUSSONI, Danielle. Angelologia: O conhecimento dos anjos. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, 2010. 456p. Título original: Angelology. 

“E apareceram dois homens à minha frente, muito altos, como eu jamais vira na Terra. Seus rostos brilhavam como o sol, seus olhos eram como lâmpadas e fogo saia de seus lábios. Suas roupas pareciam feitas de penas. Seus pés eram vermelho-escuros, suas asas, mais brilhantes que o ouro, e suas mãos, mais brancas que a neve.” – O livro de Enoque.

Que os anjos estão virando a nova moda literária acho que todo mundo já percebeu, mas depois de A batalha do apocalipse, Sussurro, Fallen, Jonas, Halo, Beijada por um anjo e por aí vai, eu não tinha idéia do que me esperava. Em um livro adulto, onde os anjos são os grandes vilões surpreenda-se com Angelologia da americana Danielle Trussoni.

Este não é um romance baseado na Bíblia, é uma aventura em um mundo imaginário que utiliza anjos e mitos antigos e os entrelaça em um ambiente contemporâneo. Parte da premissa da eterna luta entre o bem e o mal, onde o mal está representado pelos Nefilins - descendentes do cruzamento entre anjos e humanos - e o bem pelos seres humanos. Em uma história de fé, magia, luta e esperança e muitas descobertas.

Evangeline era ainda uma criança quando seu pai a entregou à ordem das Irmãs Franciscanas da Perpétua Adoração que viviam no Convento de Santa Rosa em Nova York. Lá ela cresceu protegida, focada em seus deveres no convento e abraçou sua fé. Hoje a Irmã Evangeline tem 23 anos e por uma coincidência, começa a desvendar seu passado, os segredos e mistérios guardados por sua família e por algumas irmãs do convento.

Uma das suas funções no Convento era ajudar na Biblioteca, responder as  diversas cartas e em uma destas cartas um pesquisador chamado Verlaine menciona uma antiga freira já falecida, uma poderosa milionária e pede autorização para acessar os arquivos do convento. Curiosa sobre o conteúdo da pesquisa, ela começa a desvendar estes mistérios e acaba se deparando com o próprio Verlaine. Eles nem imaginavam a complexidade do que estavam procurando.

A Sociedade Angelológica existe há muitos anos e esteve sempre combatendo a presença dos Nefilins na Terra, seres extremamente atraentes e poderosos, mas que buscavam o poder e a ascensão entre os humanos. Pelas memórias da freira Celestine, Evangeline irá descobrir tudo sobre a Angelologia e a eterna luta para combater estes temíveis seres. Porém, Evangeline está mais ligada a este jogo do que pode imaginar e suas descobertas mudariam toda sua vida. 

Percival Grigori carrega em suas costas o peso da glória que já teve um dia e o desejo de reconquistá-la. Filho de uma poderosa família de Nefilins ele vê nas pesquisas de Verlaine a sua grande chance de achar o que tanto procura. Ele que já foi belo, forte e desejado quer de volta toda a glória do passado. Para isso irá combater todos aqueles que atravessarem seu caminho. 

E a Irmã Evangeline agora buscava por respostas. O que se escondia por trás da morte de sua mãe e do estranho trabalho de seu pai? Que mistérios sua avó escondia e onde ela estaria? O que Verlaine poderia saber sobre isso e porque ele parecia correr tanto perigo? Sem respostas para tantas perguntas vamos acompanhando o passado e o presente e tentando juntar as peças desta história.

“Não pude deixar de notar a paixão em suas palavras... Nossas obrigações estão no mundo em que vivemos e para o qual devemos retornar.”

Angelologia tem um enredo complexo  e difícil de resenhar, mas espero conseguir explicar uma boa parte do conteúdo. O enredo surpreende e a narração é extremamente detalhista, o que neste caso foi bom em alguns momentos e cansativo em outros. Foi bom porque eu pude praticamente visualizar alguns lugares e pessoas, mas por outro lado em alguns momentos deixou a narrativa arrastada e perdeu um pouco do fascínio. 

Os personagens são interessantes e bem descritos. Além de Evangeline, gostei muito da história da freira Celestine, de Gabriella (avó da protagonista) e do estranho Percival Grigori. O livro é narrado em terceira pessoa e se alterna entre alguns personagens, contando sobre fatos do passado e voltando para o presente, a parte que conta o passado de Celestine e Gabriella é incrível.  Já a tentativa de romance entre os protagonistas, ficou só na promessa.

O que eu mais gostei foi da visão diferenciada dos nefilins, que na maioria dos livros são descritos de forma apaixonada e sexy. Aqui eles são os vilões da história, podem matar apenas com o calor de seu corpo, são impiedosos e cruéis. O enredo também surpreende muito, daqueles livros que você chega à metade e ainda não tem idéia do que pode acontecer e o final me deixou frustrada, pelo menos até eu pesquisar e ver que já tem uma continuação, que está sendo escrita e tem previsão para lançamento em 2012.  O título será Angelopolis, quem quiser saber mais confiram a entrevista com a autora no blog Lendo e Comentando.

Demorei um pouco para avaliar este livro no skoob, gostei muito da leitura e me surpreendi em diversos momentos; porém as descrições cansativas, o final abrupto e o desenvolvimento lento da parte de ação não me conquistaram totalmente. Estou na verdade ansiosa para ler outras resenhas sobre ele e saber a opinião de outros leitores, o livro está sendo muito comentado nos EUA e teve os direitos para o cinema vendidos a preço de ouro.

Recomendo para quem gosta do estilo e é fã de narrativas como a de Kate Mosse, por exemplo. Angelologia é uma aula de história e conhecimentos sobre a ciência angelológica, o estudo dos anjos é mostrado de forma fascinante e enriquecedora. E agora é esperar pela continuação.

Série Angelologia de Danielle Trussoni
  1. Angelologia
  2. Angelopolis (Previsto para 2012 nos EUA).
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO