Rangers – Ordem dos Arqueiros: Ruínas de Gorlan

>>  quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

FLANAGAN, John. Rangers – Ordem dos Arqueiros: Ruínas de Gorlan. São Paulo: Editora Fundamento, 2010. 240p. (Rangers, V.1). Título original: Ranger’s apprentice: the ruins of Gorlan.

“Will desdobrou a folha de papel e leu o que Halt tinha escrito nela.
O garoto Will tem potencial para ser treinado como arqueiro. Vou aceitá-lo como meu aprendiz.”

Este é um daqueles livros que você termina de ler e fica se perguntando o porquê de não ter lido antes. Série voltada ao público infanto-juvenil, com uma edição fantástica e um enredo muito bem construído, apesar de não estar ainda entre as mais famosas Rangers é uma série imperdível.  E hoje no blog conheçam o primeiro livro da série: Rangers – Ordem dos Arqueiros: Ruínas de Gorlan.

Will sem sobrenome e sem pais conhecidos era um dos protegidos do castelo do barão Arald e foi educado junto com outros órfãos pela generosidade do barão.  E agora que completara 15 anos o Dia da Escolha estava próximo e este era o principal acontecimento na vida dele e de seus amigos.

Todos os anos aqueles que completavam 15 anos podiam se candidatar como aprendizes dos mestres dos diversos ofícios do castelo. Ele e seus amigos já tinham escolhido a carreira dos sonhos e agora era esperar para saber se os mestres os aceitariam. O forte Horace queria entrar para a Escola de Guerra, Jenny queria ser treinada com o mestre cozinheiro e Will sempre sonhou em ser um guerreiro. 

Porém Will é bem pequeno para sua idade, magro e franzino. E os meninos escolhidos para a Escola de Guerra são fortes e musculosos. Mas mesmo temendo o pior ele sonha com todas as suas forças em ser um herói como seu pai, que ele nunca conheceu.

“A sua mãe morreu no parto.
O pai morreu como herói.
Por favor, cuidem dele. Seu nome é Will.”

Mas para a tristeza de Will o Mestre das Armas o recusa por ser muito pequeno e frágil e sua vida toma um rumo completamente diferente. Will é escolhido pelo Mestre dos Arqueiros, uma carreira misteriosa e desconhecida pelo povo. Halt o seu novo Mestre é misterioso e cheio de artimanhas.

Com as principais armas dos arqueiros - o arco, a flecha, uma capa e um pequeno pônei – Will viverá aventuras e descobrirá um mundo novo. E nesta jornada ele irá descobrir o que é ser um Arqueiro e os perigos de sua nova carreira.

Vou parar por aqui sobre a trama, mas posso dizer que a história é fantástica. Cheia de aventuras, fantasias, sonhos e muita emoção. Um daqueles livros fofos que você lê e logo quer a série inteira. A relação dele com os outros órfãos, as brigas com o Horace, gostei muito de todos os personagens.  

Will é um personagem cheio de talentos, mas que sempre sofreu por não ser tão grande, nem tão forte como seus colegas.  E o mais legal é que John Flanagan escreveu a série para seu filho de 12 anos, que era um garoto pequeno e todos seus amigos eram maiores e mais fortes que ele. “John queria mostrar para ele que ler era divertido e que os heróis não eram necessariamente grandes e musculosos”.

O livro é uma lição de coragem, companheirismo, arrependimento, luta e humildade.  É uma historia de aprendizado e de superação. E tudo isso escrita de forma muito divertida, todo adolescente tem que ler esta série! Sério!! E se passarem perto dele na livraria não deixem de dar uma espiada, todas as folhas tem um desenho na borda e a edição ficou muito bonita, parabéns a Editora Fundamento.

Eu estou ansiosa pela continuação e recomendo o livro não só para os meninos de 12 anos, mas para crianças e adultos de todas as idades. Para quem gosta de juvenil a série é imperdível. E não tenham medo do tamanho da série, o primeiro livro é bem independente e não ficou nada no ar.

Série Rangers de John Flanagan
  1. Ruínas de Gorlan (Título original: The Ruins of Gorlan)
  2. Ponte em Chamas (Título original: The burning Bridge)
  3. Terra do Gelo (Título original: The Icebound Land)
  4. Folha de Carvalho (Título original: Oakleaf Bearers)
  5. Feiticeiro do Norte (Título original: The Sorcerer in the North)
  6. Cerco a Macindaw (Título original: The Siege of Macindaw)
  7. Resgate de Erak (Título original: Erak’s Ransom)
  8. Reis de Clonmel (Título original: The Kings of Clonmel) 
  9. Halt em perigo  (Título original: Halt’s Peril)
  10. O imperador de Nihon-Ja (The Emperor of Nihon-Ja)
  11. Histórias perdidas (The lost stories)
  12. Arqueiro do Rei (The royal Ranger)
Avaliação (1 a 5):

Postar um comentário

  © Viagem Literária - Blogger Template by EMPORIUM DIGITAL

TOPO